Buscar

O que é: Rocha Encaixante

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Rocha encaixante: Expressão usada na Geologia para se referir a uma rocha mais antiga em relação a um corpo de rochas mais recente que a penetrou (intrudiu).
O termo é normalmente usado quando a rocha é referenciada a intrusões ígneas, como dique, sill, plúton, sotock, lacólito, facólito, aplito, pegmatito. 
Por extensão, alguns geólogos usam o termo para se referir a rochas que foram penetradas por diques de arenito, que é uma estrutura sedimentar primária, e para rochas que foram penetradas por domos salinos, que é uma estrutura pós deposicional, muito comum em algumas bacias sedimentares, como as bacias litorâneas brasileiras.
Na figura da página pegmatito pode se ver um pegmatito (rocha ígnea) que penetrou gnaisse (rocha metamórfica)mais antiga.
Este pegmatito tem idade ao redor de 500 milhões de anos, enquanto o gnaisse tem idade ao redor de 600 milhões de anos. Assim o gnaisse é a rocha encaixante do pegmatito
A rocha encaixante sempre tem idade maior do que a rocha que a penetrou. No caso de termos um corpo rochoso englobado por rocha ígnea mais nova, o termo "rocha encaixante" não é aplicado. Neste caso temos o que em Geologia é chamado de xenólito ou encrave (cf:enclave)
Rocha plutônica
O mesmo que rocha intrusiva: é formada em condições de confinamento, isto é, em regiões profundas da crosta terrestre.
O nome deriva de Pluto, deus do fogo e do interior da Terra, na mitologia greco-romana. 
As rochas plutônicas se cristalizam em profundidade na crosta terrestre, isto é, se resfriam muito lentamente por estarem em ambiente aquecido pelo gradiente geotérmico e por perderem calor muito lentamente. Estas condições permitem o crescimento dos cristais que podem chegar a centímetros de tamanho. Como regra geral as rochas plutônicas se caracterizam por possuírem minerais que podem ser individualizados e reconhecidos olho nu (sem auxílio de aparelhos). 
Exemplos: Granito e Gabro 
Rocha ígnea
Também conhecida como rocha magmática. Rocha formada pelo resfriamento e consolidação do magma. Segundo a profundidade em que se consolidam, as rochas ígneas são divididas em rochas plutônicas e rochas vulcânicas

Continue navegando