Buscar

Tocqueville e a Democracia Americana

Prévia do material em texto

Tocqueville:
-Pensamentos filosóficos do séc XVIII, Jusnaturalismo e Contratualismo. Tocqueville adere a esses pensamentos. Ponto principal está na interpretação sociopolítica , buscando harmonia entre um desenvolvimento igualitário e a manutenção da liberdade.
-Realidades dos EUA e alguns países da Europa (França).
-Identifica igualdade com democracia. Esta democracia, onde igualdade e liberdade não são contraditórias, onde o processo de igualização se dava com a preservação da liberdade. Democracia realizada com liberdade. Para ele, isso estava acontecendo nos EUA, em 1830.
-Democracia e Jusnaturalismo : democracia dada como inevitável, vontade divina, realizando-se na história da humanidade. “Querer parar a democracia era lutar contra Deus”.
-Ação política do povo que define uma democracia como liberal ou tirânica.
-Crítica à democracia americana: Haviam diferenças econômicas, raciais e culturais. No processo democrático de Tocqueville é na igualdade cultural e política que se dá a homogeneidade de um povo. Um grande problema americano era a existência de escravos.
-Para que não se chegue a uma tirania, que leva a perda da liberdade, é necessário apontar e conhecer os desvios de igualdade.
-Perigos: Tirania da maioria (sociedade de massa) e Estado autoritário- despótico (Estado que toma todas as decisões públicas e interfere também nas liberdades fundamentais.). Se por um lado a ação política dos cidadãos ajuda a impedir esses perigos, por outro, a existência de certas instituições podem dificultar bastante o surgimento de um Estado autoritário e mesmo de uma sociedade massificada.
-Fraqueza do exercício da cidadania leva ao aumento do poder do Estado, formando um Estado despótico (comanda um povo massificado apenas preocupado com suas atividades particulares).Contudo, a existência de instituições que desenvolvam a descentralização administrativa ou que levem os cidadãos a se associarem para defender seus direitos obriga a maior participação por parte dos nacionais.
-Constituição e leis que garantam a manutenção das liberdades fundamentais ajuda a convivência da igualdade e liberdade. Ação política do cidadão que garante a real existência da democracia.
-Diferentemente da igualdade, a liberdade é frágil e deve ser constantemente vigiada. A igualdade sem liberdade é insuportável.
-Via a sociedade burguesa como uma sociedade em que a crescente igualdade de condições anulava antigas distinções sociais, mas também levava a massificação, ao individualismo e a apatia política, constituindo assim ambiente propício ao despotismo.
-Separação dos poderes, do federalismo e do autogoverno local, propiciava incentivos à participação política do povo e proteção à liberdade individual dos cidadãos.
-O Judiciário americano constitui o “mais poderoso e único contrapeso da democracia”, por sua capacidade de controlar as leis promulgadas pela maioria política. A magistratura independente era a última barreira às paixões democráticas desenfreadas. O judiciário sendo um corpo anti-republicano ou aristocrático cumprindo as funções de anti-corpo da democracia combatendo prontamente a tirania da maioria. Retirar-lhe a independência seria enfraquecer o sistema imunológico, abrindo espaço aos perigos democráticos.

Continue navegando