Buscar

ATD2 Biologia celular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATD2 
1 _ “A energia é obtida através da degradação de nutrientes, no caso dos animais, os nutrientes chegam até as células por meio da alimentação”.
Explique como ocorre a produção de energia ATP a partir da glicólise.
 
			Cada vez que ocorre a desmontagem da molécula de glicose, a energia não é simplesmente liberada para o meio. A energia é transferida para outras moléculas (chamadas de ATP - Adenosina Trifosfato), que servirão de reservatórios temporários de energia, “bateriazinhas” que poderão liberar “pílulas” de energia nos locais onde estiverem. A produção de ATP pelo organismo ocorre pelo processo de respiração celular, que utiliza glicose e oxigênio, produzindo água e gás carbônico. Por meio desse processo, a energia contida no alimento é liberada de forma gradual para ser transferida para as moléculas de ATP. A equação geral do processo é: 1C6H12O6 + 6O2 => 6CO2 + 6H2O + energia (glicose + gás oxigênio => gás carbônico + água + energia). A respiração celular ocorre em três etapas: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória (ou fosforilação oxidativa). Na glicólise, que ocorre no citoplasma, cada molécula de glicose é quebrada em duas moléculas de ácido pirúvico, liberando energia para a síntese de duas moléculas de ATP. No ciclo de Krebs, que ocorre na mitocôndria, cada molécula de ácido pirúvico reage com uma molécula de coenzima A, formando acetil coenzima A, que passa por uma série de reações. Aí são liberados elétrons e prótons de hidrogênio. Na cadeia respiratória (também na mitocôndria), os elétrons e prótons produzidos no ciclo de Krebs passam por substâncias aceptoras até encontrarem as moléculas de gás oxigênio provenientes do ar, resultando na formação de moléculas de água. Nesta etapa é liberada energia utilizada na síntese de mais 36 moléculas de ATP. O processo todo resulta em 38 moléculas de ATP para cada molécula de glicose. A energia liberada é utilizada na execução de atividades metabólicas: síntese de diversas substâncias, eliminação de resíduos tóxicos produzidos pelas células, geração de atividade elétrica nas células nervosas, circulação do sangue etc.
	
	
	
	
2 - (Unicamp - adaptado) Os lipídios têm papel importante na estocagem de energia, estrutura de membranas celulares, visão, controle hormonal, entre outros. São exemplos de lipídios: fosfolipídios, esteróides e carotenóides.
Como o organismo humano obtém os carotenóides? Qual sua relação com a visão? 
O organismo humano obtém os carotenóides através da alimentação, desses alimentos, com Cenoura, tomate, mamão entre outros vegetais são ricos em carotenóides. Os carotenóides são pigmentos encontrados nas frutas e vegetais coloridos de cor (amarelo, laranja, Vermelho) que ao ingerir esses alimentos o corpo consegue transformar em vitamina "A". Os carotenóides são poderosos antioxidantes, Os antioxidantes ajudam o corpo a reduzir a ação inflamatória, que podem ajudar a prevenir algumas formas de doenças entre elas (câncer e doença cardíaca), agem para melhorar a resposta imunológica e a infecções. A vitamina “A” contribui para o bom funcionamento dos olhos, é essencial para a síntese dos pigmentos visuais a falta desse nutriente no nosso corpo causar a cegueira.

Outros materiais