Ética e Administração Pública Exercício de Fixação Modulo III
10 pág.

Ética e Administração Pública Exercício de Fixação Modulo III

Disciplina:Direito Administrativo I7.148 materiais492.447 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Iniciado em
	terça, 7 Mar 2017, 17:11

	Estado
	Finalizada

	Concluída em
	terça, 7 Mar 2017, 19:48

	Tempo empregado
	2 horas 37 minutos

	Avaliar
	100,00 de um máximo de 100,00

Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
A Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, muito conhecida por servidores públicos e advogados, trata do regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Retirados desta Lei, estão exemplificados abaixo alguns deveres e proibições do servidor público, que se relacionam explícita ou implicitamente com os princípios da Administração Pública estudados. Considere o item verdadeiro quando a atividade descrita corresponder corretamente ao princípio citado e falso para quando a correspondência não for verídica. Assinale o(s) verdadeiro(s):
Escolha uma ou mais:
a. Levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo. - Cumpre com a Publicidade.
b. Manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil. - Viola a Impessoalidade. 
c. Promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição. - Viola a Moralidade. 
d. Cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais. - Cumpre com a Legalidade. 
e. Utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares. - Viola a Eficiência.
Feedback
Resposta: As letras "b", "c" e "d" estão corretas. (Ver os quadros de Deveres e Responsabilidades em "O servidor público e as práticas éticas", Módulo III, Unidade 2)
Questão 2
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Vimos em nosso curso que a Ética é algo universal, entretanto, é relevante a especificação “Ética no Legislativo”. Acerca dessa caracterização, julgue os itens que se seguem:
I – É correto dizer que existem princípios específicos, que podem também ser chamados de éticos, para categorias específicas de pessoas. Podemos citar a profissão como uma dessas categorias, havendo, portanto, imperativos éticos específicos dentro de determinadas profissões.
II – Senadores, deputados e vereadores, em sua função de representantes de milhares ou milhões de pessoas, precisam considerar em suas atividades diárias as opiniões e pensamentos daquelas pessoas que eles representam. Por isso, é necessário colocar em prática as questões éticas.
III – Não é necessária essa especificação, uma vez que não há especificidades éticas para diferentes categorias de pessoas.
IV – Considerando que o Poder Legislativo tem uma função representativa, pode-se afirmar que os pressupostos éticos estão presentes desde o nascimento da atividade do parlamentar.
Escolha uma:
a. Apenas I e II estão corretas.
b. Apenas I, II e IV estão corretas. 
c. Apenas III e IV estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
Feedback
Resposta: A letra “b” é a correta. “Da mesma forma que analisamos a Ética do ponto de vista da mídia ou do ponto de vista sob o qual a coloca um ou outro grupo social, existem princípios específicos, que podemos também chamar de éticos, para categorias específicas de pessoas. Uma dessas categorias é a da profissão. De início, é fundamental lembrarmos: o Poder Legislativo, tal como concebido no Brasil, tem uma função REPRESENTATIVA. Neste sentido, os imperativos éticos estão presentes desde o nascimento da atividade do parlamentar. Ora, como posso ser o representante de milhares ou milhões de pessoas sem considerar suas opiniões e pensamento em cada atividade rotineira que exerço? Para ficarmos apenas no Legislativo, isto vale para senador, deputados federal, estadual e distrital e também para vereador, em todo o território brasileiro.” (Módulo III, Unidade 3)
Questão 3
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Vimos em nosso curso que a Administração Pública é composta em sua grande maioria pelos agentes administrativos e que estes, por sua vez, possuem suas próprias divisões. A respeito de tais subdivisões, julgue os itens que se seguem e marque a(s) correta(s):
Escolha uma ou mais:
a. São denominados Servidores públicos os que ocupam cargos públicos pertencentes à Administração direta, às autarquias ou às fundações públicas. 
b. Militares são aqueles pertencentes aos quadros das Forças Armadas. 
c. Dá-se o nome de Agentes Temporários àqueles contratados por período limitado de tempo. 
d. Aqueles contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) denominam-se Empregados públicos. 
Feedback
Resposta: Todas as alternativas estão corretas. “Vamos nos deter um pouco mais sobre os agentes administrativos, que compõem a grande maioria da Administração Pública brasileira. Os agentes administrativos dividem-se em: Agentes Temporários: contratados por período limitado de tempo; Empregados públicos: contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT); Militares: os pertencentes aos quadros das Forças Armadas; Servidores públicos: contratados pelo regime estatuário ocupam cargos públicos pertencentes à Administração direta, às autarquias ou às fundações públicas.” (Módulo III, Unidade 1)
Questão 4
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Caracteriza-se pelas funções próprias do Estado e a prática necessária para o cumprimento dessas funções. Assim, é executora das atividades visando ao bem comum. Estamos falando de:
Escolha uma:
a. Governo.
b. Política.
c. Estado.
d. Administração Pública. 
Feedback
Resposta: A letra “d” é a correta. “(...) Administração Pública caracteriza-se pelas funções próprias do Estado e a prática necessária para o cumprimento dessas funções. Assim, é a Administração Pública a executora das atividades visando ao bem comum.” (Módulo III, Unidade 1)
Questão 5
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Considere os princípios citados a seguir:
I – Moralidade
II – Legalidade
III – Publicidade
IV – Veracidade
V – Impessoalidade
VI – Impunidade
VII – Eficiência
São corretos Princípios da Administração Pública:
Escolha uma:
a. Apenas I, II, III, V e VII. 
b. Apenas II, III, IV, VI e VII.
c. Apenas I, II, V, VI e VII.
d. Apenas III, IV, VI e VII.
e. Apenas I, II, III, IV e V.
Feedback
Resposta: A letra “a” está correta. (Ver “Princípios da Administração Pública”, Módulo III, Unidade 2)
Questão 6
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Acerca dos Princípios da Administração Pública, analise as definições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que corresponde aos princípios em questão.
I – Assegura que os atos administrativos são de responsabilidade da Administração Pública e não de um servidor público específico.
II – Estipula que não basta os atos públicos serem legais, impessoais, de acordo com a moral e amplamente divulgados: eles devem também buscar o atendimento real dos objetivos a que se propõem, sempre em nome da sociedade, da população, que os financia.
III – Assegura que a Administração Pública só pode agir em nome da lei e respaldada por ela.
IV – Popularmente conhecido como transparência; significa que deve ser dada ampla divulgação aos atos administrativos, pelo seu caráter público, de modo que os cidadãos possam acompanhar e avaliar tais atividades.
As definições correspondem, respectivamente, aos princípios da:
Escolha uma:
a. Eficiência; Moralidade; Impessoalidade; Publicidade.
b. Impessoalidade; Eficiência; Legalidade; Publicidade. 
c. Impessoalidade; Moralidade; Eficiência; Legalidade; Publicidade.
d. Impessoalidade; Eficiência; Legalidade; Moralidade.
Feedback
Resposta: A letra “b” é a correta. (Ver “Princípios da Administração Pública”, Módulo III, Unidade 2)
Questão 7
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Vimos, no Módulo III deste curso, que existe uma série de críticas comumente dirigidas aos parlamentares