Buscar

_Painel_Reitoria3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Diagnóstico da percepção sobre a coleta seletiva na UNIFEI: Reitoria.
Costa, D.R.T.R.1; Faria, E.1 e Figueiredo, A. P. S.1; e Ferreira, N. M.2; Silva, A.C.G.2
1Docentes do IRN; 2Discentes de Engenharia Ambiental
contato: nikolas2506@msn.com/ anacarolinags@hotmail.com
Introdução
	O atual padrão de consumo proporciona uma produção crescente de resíduos. Dar a destinação correta a estes, portanto, seja reutilizando, reaproveitando ou reciclando, é essencial para minimizar os impactos negativos que eles podem causar no meio ambiente. 
	A fim de conhecer a opinião da comunidade da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) sobre geração de resíduos e a destinação destes no campus de Itajubá/MG, foi realizada uma pesquisas através de entrevistas em locais específicos do campus.
Metodologia
	Os questionários foram elaborados pelos alunos juntamente com a Equipe de Educação Ambiental (NEA). Através deles o objetivo era de coletar resultados que pudessem ser confrontados entre si a fim de descobrir o retrato do membro da comunidade do campus acerca das questões de geração de resíduos, coleta seletiva e reciclagem. Assim, foram interligados os resultados com o local de trabalho dentro do campus, o nível de escolaridade, o conhecimento prévio bem como a opnião.
	No que tange à este grupo, o questionário foi aplicado na reitoria, nos funcionários que lá exercem seu papel, comhorário agendado porém sem uma prévia do assunto, sendo portanto coletadas informações livres de influência.
	Após a aplicação dos questionários, suas respostas foram debatidas por todos os grupos em sala de aula, as informações foram coletadas a fim de melhor compreender os significados dos resultados e de levantar possíveis causas e consequências, bem como oportunidades de melhoria e soluções.
Resultados e Discussão
	Seguem, portanto, os resultados obtidos na Reitoria da UNIFEI:
Figura 1 - Gráfico do conhecimento dos entrevistados sobre coleta seletiva
	
	
	Pode-se perceber pela leitura do gráfico da figura 1 que a grande maioria da comunidade entrevistada provia de conhecimento acerca dos materiais recicláveis e sobre fazer a separação destes no ambiente de trabalho. Todavia, este resultado não pode ser interpretado como uma situação positiva por completo pois houve uma ocorrência grande de pessoas com dúvida sobre a composição e destinação de certos materiais, tanto sobre para qual lixeira estes deveriam seguir e ainda a destinação correta de materiais especiais como os coletados nos PEVs – Pontos de Entrega Voluntários.
	Assim, estes dados recebem o apoio no fundamento de que 100% dos entrevistados se mostraram favoráveis a um programa de educação ambiental no campus. Como tal movimento seria planejado foi alvo de discussão em sala dentre os alunos e o NEA.
Figura 2 – Conhecimento sobre o programa de coleta coleta seletiva da UNIFEI.
	Pela interpretação da Figura 2, é notável que o programa de coleta seletiva da UNIFEI não é claro em seus objetivos para a maioria dos entrevistados. Logo, pelo fato de não o ser, este não é de todo respeitado e sua eficiência fica prejudicada.
	Foi, também, questionado a cada entrevistado sobre a opnião de cada um acerca do programa, e como estaria a situação física, como no caso as lixeiras, bem como a gestão, ou seja, o destino do lixo e os benefícios. Era de pouco conhecimento da comunidade a relação do Programa de Coleta Seletiva da UNIFEI com o meio fora do campus, como as exigências do Governo Federal e a parceria com a ACIMAR. Assim, levar à comunidade acadêmica os reais motivos bem como os benefícios ecológicos, econômicos e sociais, do sucesso do programa não apenas para o meio que este se insere mas para os terceiros envolvidos como no caso a própria ACIMAR promoveria o rendimento do mesmo.
	
Figura 3 – Conhecimento sobre os programas e núcleos relacionados ao assunto.
	A figura 3 vem para confirmar os resultados obtidos em conjunto pela figura 2. É, portanto, cada vez de menor conhecimento da comunidade acadêmica quando o assunto vai convergindo para o Programa da própria UNIFEI.
Conclusão
	Em posse de todo o material produzido e das informações coletadas, pode-se inferir que faz-se nec essário elaborar um plano de ação que vise a implementação eficiente de um programa de coleta seletiva. Para isto, contando com o apoio da comunidade acadêmica através de um programa de educação ambiental por meio da divulgação ampla de informação e treinamento do pessoal, que englobe as relações econômicas, ambientais e sociais ligadas ao programa e aos grupo envolvidos, dentro e for a do campus.
???????? corrigir !

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais