Buscar

sintese aula 2 E 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nesta aula, você aprendeu:
A importância da aplicação de métricas orientadas à função, ou seja, que oferecem medidas indiretas à funcionalidade do software e não a leitura de linhas de código. Tais métricas destacam a valorização das funções executadas pelos programas.
A importância da aplicação de métricas orientadas às pessoas, as quais dão indicações sobre a forma como as pessoas desenvolvem os programas de computador. Quando não há a definição de métricas, ou quando os objetivos para o desenvolvimento de software não são claros, as pessoas tendem a criar produtos dentro das suas próprias visões, levando a projetos inadequados para a função de negócio a ser atendida.
Sobre a organização das métricas da qualidade, que permitem indicar o nível de resposta do software às exigências explícitas e implícitas do cliente. As pessoas são sensíveis aos estímulos externos e por meio de tais estímulos são influenciadas suas atitudes e pensamentos.
A garantia de qualidade de software consiste nas funções gerenciais de auditar e relatar. O objetivo é fornecer à gerência os dados necessários para que fique informada sobre a qualidade do produto, a fim de obter compreensão e confiança de que a qualidade do produto está satisfazendo as metas.
Revisões, embora tenham eficácia duvidosa, são simples e, se bem realizada, têm mostrado bons resultados.
As revisões visam promover a simplicidade da prática de técnicas para descoberta de erros e inconsistências. Promovem eficácia apesar de informais e tendem a encontrar o número significativo de defeitos. Se feitas por pessoas treinadas em aspectos formais podem ser muito mais eficazes.
O custo da revisão é amplamente compensado pela redução do retrabalho inútil e além do mais, é baixo a partir da remoção de problemas potenciais, defeitos e inconsistências. Porém, a qualidade das revisões depende excessivamente da habilidade de revisores quanto à proficiência, confiabilidade quanto ao rigor adotado pelo revisor em suas opiniões e diretrizes.
A importância de treinar e capacitar efetivamente os revisores nas práticas das revisões técnicas formais para amenizar os problemas decorrentes da informalidade.
É fato a dificuldade de se determinar com precisão a eficácia da revisão quanto à existência de defeitos desconhecidos e a gravidade e impacto destes nos produtos de software.
SINTESE AULA 3
Nesta aula, você aprendeu:
Para conduzir adequadamente a garantia da qualidade de software, dados sobre o processo de desenvolvimento de software devem ser coletados, avaliados e disseminados.
SQA estatística ajuda a aperfeiçoar a qualidade do produto e o próprio processo de software.
Modelos de confiabilidade de software ampliam as medições, permitindo que dados de defeitos coletados sejam extrapolados para taxas projetadas de falha e previsões de confiabilidade.
A certificação ISO 9000 surge como uma alternativa à melhoria do processo produtivo, gerando produtos e serviços de alta qualidade para o cliente.
Atualmente, a certificação ISO 9000 é considerada como estratégia competitiva nas organizações empresariais para alcançar a diferenciação e galgar novas oportunidades em um mercado global cada vez mais competitivo.

Outros materiais