Buscar

APOL 5 Finanças para Administradores e Contabilidade Gerencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Finanças para Administradores
Sobre o tema orçamento, analise as sentenças e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.   (  ) Não oferece informações que podem ser usadas na tomada de decisão. (  ) É uma forma de planejamento financeiro que permite conhecermos antecipadamente os resultados operacionais da empresa. (  ) Estima os recursos a serem utilizados e atribui as responsabilidades para que os objetivos fixados sejam, atingidos. (  ) É a expressão das receitas e das despesas de um indivíduo ou de uma organização dentro de um período determinado de tempo.
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – V – F
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	V – V – V – V
	
	D
	F – V - V – V
Você acertou!
De acordo com Seleme (2012, p. 213-214), orçamento é considerado uma ferramenta que oferece informações que podem ser usadas na tomada de decisão. É uma forma de planejamento financeiro que permite conhecermos antecipadamente os resultados operacionais da empresa. Estima os recursos a serem utilizados e atribui as responsabilidades para que os objetivos fixados sejam, atingidos. É a expressão das receitas e das despesas de um indivíduo ou de uma organização dentro de um período determinado de tempo.
Questão 2/5 - Finanças para Administradores
Para projetar os resultados da empresa, é necessário analisar as movimentações financeiras e apurar os saldos contábeis e a movimentação de contas. Com estas informações é possível projetar (orçar): o Fluxo de Caixa, o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) e o Balanço Patrimonial.   Sobre a projeção do Balanço Patrimonial, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.  
I - Apura o resultado final das operações da empresa, verificando se haverá lucro ou prejuízo no período.
II - Permite averiguarmos a situação patrimonial da empresa em um período.
III - Permite verificar os saldos e caixa ao longo dos meses e determinar a necessidade de captação de recursos ou a possibilidade de aplicação financeira.
IV - Com essa ferramenta, é possível prover a estrutura dos ativos da empresa
Nota: 20.0Questão anulada!
	
	A
	As afirmativas II e IV estão corretas.
Você acertou!
De acordo com Seleme (2012, p. 225), o orçamento de Balanço Patrimonial permite averiguarmos a situação patrimonial da empresa em um período. Com essa ferramenta é possível prover a estrutura dos ativos da empresa.
	
	B
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	C
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	D
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
Questão 3/5 - Contabilidade Gerencial
Qualquer gestor sempre se questiona sobre qual base usar para nortear as suas decisões, uma questão que sucinta indagação: Custo econômico-técnico ou preço de venda normal? Diante desta indagação, devemos esclarecer que o investimento numa entidade pressupõe a intenção de remuneração do investimento ou do capital. Marque V (VERDADEIRO) para as sentenças corretas ou F (FALSO) para as incorretas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.  (  ) Custo diferencial: é a diferença que existe no custo das escolhas preferenciais ou alternativas. É especialmente útil na decisão que envolve aumento ou redução de unidades do produto acima de uma produção especificada. (    ) Custo desembolsável: é um dos indicadores de desempenho mais usados pela indústria, servindo como indicador padrão para comparabilidades de eficiência de custos no seu segmento de atuação mundial. (   ) Custo de oportunidade: é um conceito econômico que permite fazer referência ao valor da melhor opção não realizada ou ao custo do investimento dos recursos disponíveis em detrimento dos investimentos alternativos disponíveis.
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – V
Você acertou!
Custo diferencial: é a diferença que existe no custo das escolhas preferenciais ou alternativas. É especialmente útil na decisão que envolve aumento ou redução de unidades do produto acima de uma produção especificada. Custo desembolsável: é um dos indicadores de desempenho mais usados pela indústria, servindo como indicador padrão para comparabilidades de eficiência de custos no seu segmento de atuação mundial. Custo de oportunidade: é um conceito econômico que permite fazer referência ao valor da melhor opção não realizada ou ao custo do investimento dos recursos disponíveis em detrimento dos investimentos alternativos disponíveis. (GUIA DIRIGIDO DE ESTUDO - AULA 06 - P. 02 e 03).
	
	B
	F – V – V
	
	C
	F – F – V
	
	D
	F – F – F
Questão 4/5 - Contabilidade Gerencial
Qualquer gestor sempre se questiona sobre qual base usar para nortear as suas decisões, uma questão que sucinta indagação: Custo econômico-técnico ou preço de venda normal? Diante desta indagação, devemos esclarecer que o investimento numa entidade pressupõe a intenção de remuneração do investimento ou do capital. Analise as opções a seguir, referentes ao custo diferencial e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	É a diferença que existe no custo das escolhas preferenciais ou alternativas. É especialmente útil na decisão que envolve aumento ou redução de unidades do produto acima de uma produção especificada.
Você acertou!
Custo diferencial é a diferença que existe no custo das escolhas preferenciais ou alternativas. O custo diferencial é especialmente útil na decisão que envolve aumento ou redução de unidades do produto acima de uma produção especificada. (GUIA DIRIGIDO DE ESTUDO - AULA 06 - P. 02).
	
	B
	É um dos indicadores de desempenho mais usados pela indústria, servindo como indicador padrão para comparabilidades de eficiência de custos no seu segmento de atuação mundial.
	
	C
	É um conceito econômico que permite fazer referência ao valor da melhor opção não realizada ou ao custo do investimento dos recursos disponíveis em detrimento dos investimentos alternativos disponíveis.
	
	D
	É a semelhança que existe no custo das escolhas preferenciais ou alternativas. É especialmente útil na decisão que envolve aumento ou redução de matéria-prima.
Questão 5/5 - Finanças para Administradores
Orçamento é considerado uma ferramenta que oferece informações que podem ser usadas na tomada de decisão. O orçamento geral pode ser dividido em vários tipos de orçamentos específicos. Sobre esse assunto, assinale a alternativa que corresponde, corretamente, à descrição apresentada no enunciado a seguir. “Determina a quantidade e o valor de material a consumir e a comprar.”
Nota: 0.0
	
	A
	Orçamento de vendas.
	
	B
	Orçamento de matéria-prima.
De acordo com Seleme (2012, p. 219), orçamento de matéria-prima determina a quantidade e o valor de matéria-prima a consumir e a comprar.
	
	C
	Orçamento de mão de obra.
	
	D
	Orçamento de produção.

Outros materiais