Buscar

QUÍMICA DOS MATERIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201513788727)
	
	Os materiais formados por duas fases (uma matriz e uma dispersa), podendo ser uma combinação de materiais diferentes ou não, aliando as propriedades de ambos são classificados como:
		
	
	Materiais avançados.
	
	Cerâmicas
	
	Metais
	
	Polímeros
	
	Compósitos;
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513788779)
	
	Ao longo da história, o homem vem utilizando os materiais que o cercam na tarefa de sobreviver diante das vicissitudes da realidade ou simplesmente para tornar a vida mais confortável, e a escolha do que utilizar é principalmente uma função das propriedades que o material deve ter para conferir ao projeto eficiência e eficácia. Atualmente, a Ciência dos Materiais considera grupos de materiais separados em função de suas propriedades, composição, formas de obtenção e diversos outros critérios, para que possamos didaticamente resumir a vasta e complexa realidade dos mesmos. Considerando a classificação citada anteriormente, assinale a opção que NÂO está correta.
		
	
	Materiais Poliméricos: Os polímeros são baseados nos átomos de carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, flúor e em outros elementos não metálicos.
	
	Materiais Metálicos: apresentam um grande número de elétrons livres, isto é, elétrons que não estão presos a um único átomo.
	
	Materiais Cerâmicos: os materiais cerâmicos são normalmente combinações de elementos que na tabela periódica são identificados como metais.
	
	Materiais Poliméricos: os plásticos e borrachas são exemplos de polímeros sintéticos, enquanto o couro, a seda, o chifre, o algodão, a lã, a madeira e a borracha natural são constituídos de macromoléculas orgânicas naturais.
	
	Materiais Cerâmicos: os principais tipos são óxidos, nitretos e carbonetos. A esse grupo de materiais também pertencem os argilo-minerais, o cimento e os vidros.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201513788692)
	
	Se o raio atômico do magnésio é 0,160 nm, calcule o volume de sua célula unitária na estrutura CCC e CFC.
		
	
	0,369 nm e 0,452 nm.
	
	0,136 nm e 0,666 nm.
	
	0,452 nm e 0,369 nm.
	
	0,093 nm e 0,050 nm.
	
	0,050 nm e 0,093 nm.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513788673)
	
	A ordenação dos átomos nos sólidos cristalinos indica que pequenos grupos de átomos formam um padrão repetitivo. Desta forma, ao descrever estruturas cristalinas, se torna conveniente subdividir a estrutura em pequena entidades repatitivas, chamadas de:
		
	
	células unitárias
	
	células secundárias
	
	células cúbicas
	
	unidades unitárias
	
	unidades secundárias
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513788986)
	
	Ocorre quando peças estão sujeitas a esforços repetidos e acabam rompendo a tensões inferiores àquelas obtidas em ensaios estáticos. Deve-se levar em conta esta propriedade principalmente em dimensionamento de peças sob o efeito dinâmico, como pontes, torres de transmissão, etc:
		
	
	Flexão
	
	Compressão
	
	Cisalhamento
	
	Fadiga
	
	Fluência
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201513788987)
	
	No ensaio de tração, traciona-se um corpo de prova cilíndrico até que sofra fratura em uma máquina de tração com velocidade constante. Neste ensaio, muitas propriedades mecânicas podem ser determinadas. A seguir são citadas três propriedades mecânicas: I - Limite de escoamento II - Limite de ruptura; III - Dureza superficial São propriedades determinadas a partir do ensaio de tração:
		
	
	Apenas I e II
	
	Apenas a I
	
	Apenas a II
	
	Todas
	
	Apenas II e III
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201513789191)
	
	Com uma temperatura diminuindo continuamente, temos núcleos que crescem e novos núcleos são formados. O crescimento de cada núcleo individualmente gera partículas sólidas chamadas de:
		
	
	Gelo
	
	Moléculas
	
	Grãos
	
	Átomos
	
	Solvente
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201513788801)
	
	Ao sofrer deformação mecânica, o aço tem sua microstrutura alterada, podendo originar grãos alongados a partir de grãos com simetria equiaxial Isto ocorre quando um aço, por exemplo, é submetido aos processos de fabricação de laminação e forjamento a frio. Com relação aos processos de deformação mecânica dos materiais, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	Forjamento é o processo de deformação plástica de metais por prensagem ou martelamento.
	
	Uma vez a estrutura encruada, só podemos recuperá-la a partir da fundição do material novamente.
	
	A ductilidade diminui com o aumento do grau de encruamento do material.
	
	Laminação é o processo de deformação plástica no qual o metal tem sua forma alterada ao passar entre rolos e rotação.
	
	limite de resistência do metal aumenta com o grau de encruamento do material.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201513788758)
	
	Qual a diferença entre tensão de escoamento e tensão limite de resistência a tração em materiais metálicos?
		
	
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação plástica para elástica. A tensão limite de resistência a tração é a máxima tensão a que um material é submetido em um ensaio de tração.
	
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação elástica para plástica. A tensão limite de resistência a tração é a máxima tensão a que um material é submetido em um ensaio de tração.
	
	A tensão de escoamento a máxima tensão a que um material é submetido em um ensaio de tração. A tensão limite de resistência a tração é aquela onde ocorre uma transição da deformação elástica para plástica.
	
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação plástica para elástica. A tensão limite de resistência a tração é aquela onde o material sofre fratura em um ensaio de tração.
	
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação elástica para plástica. A tensão limite de resistência a tração é aquela onde o material sofre fratura.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201513788715)
	
	Qual a diferença entre deformação elástica e deformação plástica?
		
	
	A deformação elástica não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica é uma deformação permanente. Ambas não seguem a lei de Hooke.
	
	A deformação elástica não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica é uma deformação permanente. Ambas seguem a lei de Hooke.
	
	A deformação elástica segue a lei de Hooke e não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica não segue a lei de Hooke e é uma deformação permanente.
	
	A deformação plástica segue a lei de Hooke e não é uma deformação permanente, enquanto a deformação elástica não segue a lei de Hooke e é uma deformação permanente.
	
	A deformação elástica não segue a lei de Hooke e não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica segue a lei de Hooke e é uma deformação permanente.

Outros materiais