Buscar

Aula_4_-resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

....................................................................................................................................
 2.4.7) Constituição de 1946. 2.4.8) Golpe Militar de 1964. 
2.4.7) Constituição de 1946 – PROMULGADA EM 18/09/1946:
2ª. GUERRA MUNDIAL – 
O BRASIL DECLAROU OFENSIVA CONTRA OS PAÍSES DO “EIXO” (Alemanha, Itália e Japão); entrando no confronto ao lado dos ALIADOS (China, França, Grã-Bretanha, União Soviética e Estados Unidos).
CRIAÇÃO DA FEB –Força Expedicionária Brasileira 
Internamente, fascista; externamente, lutava contra os fascistas – Itália- e nazistas – Alemanha.
ATO ADICIONAL 1945- Vargas assinou convocando eleições presidenciais e marcando a queda do “Estado Novo”. 
 QUEREMISMO - dentre outros manifestos, surge o movimento que significava “Queremos Getúlio”, que levava a crer que Getúlio continuaria no poder.
Os Generais Gaspar Dutra e Góis Monteiro expulsaram então Vargas do poder, sendo ele deposto pelas forças armadas. Getúlio Vargas suicidou-se em 1954, após ter sido eleito por voto direto, sob a égide da Constituição de 1946.	
PODER EXECUTIVO – PRESIDENTE DO STF ASSUME A PRESIDÊNCIA- Ministro José Linhares, governou até 31.01.1946, até assumir, pelo VOTO DIRETO, General Gaspar Dutra como novo presidente da República. 
Importantes feitos, como extinção do Tribunal de Segurança Nacional; revogação do Estado de emergência, extinção do Conselho de Economia Nacional (que tomava decisões junto com o presidente). 
GASPAR DUTRA CONVOCOU NOVA ANC – atribuiu poderes constituintes ao parlamento, para que elaborassem a nova Constituição do Brasil. 
CONSTITUIÇÃO DE 1946 – PROMULGADA - REDEMOCRATIZAÇÃO DO PAÍS 
Inspirada na Constituição de 1891 (liberal) e nas ideias sociais de 1934. Social-liberal.
FORMA DE GOVERNO: REPÚBLICA
FORMA DE ESTADO: FEDERATIVA (prestigiam o Municipalismo).
CAPITAL DA UNIÃO: DISTRITO FEDERAL – Rio de Janeiro, estabelecendo que após 60 dias, o Presidente nomearia uma comissão de técnicos, para fazer o estudo da localização da nova capital, no planalto central, e que o Rio de Janeiro, antiga sede, passaria a ser “Estado da Guanabara”. Ainda estava em estudo, pois somente em 1960 é que Juscelino Kubitschek cumpre o seu “plano de metas” e constrói Brasília, inaugurada em 21/04/1960.
INEXISTÊNCIA DE RELIGIÃO OFICIAL – menciona Deus no preâmbulo, mas o pais continua leigo.
ORGANIZAÇÃO DOS PODERES: 3 poderes – L, E, J.
PODER LEGISLATIVO – CONGRESSO NACIONAL – Câmara dos Deputados (mandato 3 anos) e Senado Federal (mandato 8 anos). (ambos eleitos pelo povo). 
PODER EXECUTIVO – eleito de forma DIRETA – mandato 5 anos.O vice era também Presidente do Senado Federal.
PODER JUDICIÁRIO – STF; Tribunal Federal de Recursos; Juízes e Tribunais Militares; Juízes e Tribunais Eleitorais; Juízes e Tribunais do Trabalho.
DIREITOS FUNDAMENTAIS: MANDADO DE SEGURANÇA e AÇÃO POPULAR. Princípio da inafastabilidade do Poder Judiciário; vedação pena de morte; banimento, confisco e caráter perpétuo. 
Reconheceu direito de greve. 
INSTITUIÇÃO DO PARLAMENTARISMO: perdendo o apoio político, Jânio Quadros renunciou em 1961, encaminhando carta ao Congresso Nacional alegando que foi pressionado por “forças ocultas terríveis”. O vice era João Goulart, que estava na China, e as Forças Armadas tentaram impedir o seu retorno, pois tinham receio de que tivesse ligação com forças comunistas. Assim o Congresso Nacional aprovou o regime parlamentarista. PODER EXECUTIVO – passou a ser exercido pelo PRESIDENTE DA REPÚBLICA e pelo CONSELHO DE MINISTROS, cabendo a estes a responsabilidade política do governo. O Pres. Rep. nomeava o 1º Ministro, que por sua vez, escolhia os demais ministros a serem nomeados pelo Presidente da República. 
REFERENDO- 06/01/1963 - o povo determinou o retorno imediato ao presidencialismo.
GOLPE MILITAR DE 1964 – Jango foi derrubado pelo movimento militar de 31/03/1964, quando os militares tomaram o poder e expediram um Ato Institucional, em que permitia a eles proceder a prisões políticas de todos os que seguiam ou simpatizavam com o presidente deposto (Jango), e muitas restrições à democracia. Expediram então o AI – 5 - ELEIÇÕES INDIRETAS para presidente da República – AI 3 – para governador estadual também. FECHAMENTO DO CONGRESSO NACIONAL – 1966 – reaberto em 1966 para aprovar a Constituição de 1967 – OUTORGADA, embora alguns autores digam que foi votada.

Outros materiais