Buscar

Questionário de revisão para V1 UNIVERSO Direito Tributário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO TRIBUTÁRIO
(V) Ao parcelar um tributo, a suspensão do crédito tributário será pelo prazo de 30 dias.
(F) O imposto de renda de pessoa física descontado pelo Município de seus servidores e prestadores de serviço não será recolhido para a Receita Federal, por se considerar renda do Município. O IR DESCONTADO DOS SERVIDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS CONSTITUEM RENDA DO MUNICÍPIO.
(F) O pedágio não pode impedir o acesso de pessoas e coisas entre Estados e Municípios por ser um direito constitucional de locomoção. O PEDÁGIO PODE SIM IMPEDIR O ACESSO, PODENDO SÓ POR EXEÇÃO A CONSERVAÇÃO DE ESTTRADAS.
(F) Dentro do Direito Tributário, todos os tributos devem entrar em vigor no 1˚ dia de janeiro do ano seguinte, observando um período de 90 dias. A AFIRMATIVA ESTÁ ERRADA, POIS, O TRIBUTO ENTRA EM VIGOR NO 1˚ DIA APÓS A PUBLICAÇÃO.
(F) Uma empresa que pode se beneficiar de uma isenção tributária e não a utiliza pratica uma Renúncia Fiscal. FALSO PORQUE SÓ O ESTADO É QUE PODE FAZER A RENÚNCIA.
(V) Ao não recolher os Tributos devidos, o Curador de uma pessoa interditada estará o comprometendo como proprietário, pois ele será responsável apenas pelos encargos moratórios enquanto que o proprietário responderá civil e criminalmente.
(V) As Contribuições Sociais não estão na competência residual da União e entram em vigor em 90 dias em qualquer época.
(V) Todos os templos religiosos são imunes ao pagamento de imposto sobre a renda, o patrimônio e o serviço.
(V) Quanto ao Imposto sobre Importação, Exportação, Produtos Industrializados e Operações de Crédito, o Poder Executivo Federal pode utilizar-se de um decreto para alterar suas alíquotas, mas não precisará passar pelo crivo do Congresso Nacional. E não será observado o Princípio da Anterioridade.
(F) Uma atividade ilegal (jogo de bicho por exemplo) pode ser multada por não recolher tributo. TRIBUTO É TUDO AQUILO QUE NÃO CONSTITUE ATO ILÍCITO.
(F) A hipótese de incidência cria a obrigação tributária, ou seja, a obrigação de pagar o tributo. QUEM CRIA A OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA É O FATO GERADOR.
(F) As prefeituras podem determinar, por Lei Municipal, isenção total ou parcial dos juros e multas do IPTU atrasado. A ISENÇÃO É PARA O PRINCIPAL, NESSA SITUAÇÃO CARACTERIZA-SE ANISTIA.
(F) Denúncia Espontânea é quando, após ser autuado, a pessoa física ou jurídica procura imediatamente o ente público e faz o pagamento do tributo devido. É QUANDO O PAGAMENTO FOR REALIZADO ANTES DA AUTUAÇÃO.
(F) A capacidade tributária é igual a capacidade civil. O incapaz não tem responsabilidade tributária pelos tributos imputados a ele como contribuinte. A CAPACIDADE TRIBUTÁRIA É TOTAL.
(V) Se for descontada do empregado a contribuição para o INSS e esta não for recolhida pela empresa, o empregado, como contribuinte, é quem tem a obrigação de pagar ou comprovar o desconto, e não a empresa.
(F) De todas as espécies de tributo, apena o IPTU e o IPVA têm destinação específica: ao conserto de estradas, ruas e avenidas. OS IMPOSTOS NÃO TEM DESTINAÇÃO ESPECÍFICA.
(V) A obrigação acessória independe da obrigação principal.
(F) Uma empresa que não se utiliza de um direito que a lei lhe dá para pagar menos tributos está praticando uma renúncia fiscal. SÓ O ESTADO PODE FAZER A RENÚNCIA.
(F) Quando desconta o INSS e o IRFF do funcionário, a empresa passa a ser Responsável Tributária, e como tal, um Sujeito Ativo da obrigação Tributária. O SUJEITO ATIVO SÓ PODE SER O GOVERNO, O PODER PÚBLICO.
(V) 25% do ICMS recolhido em determinado Município constitui renda desse mesmo Município mediante repasse do Governo Estadual.

Outros materiais