Buscar

Resumo vide interpretação das leis

Prévia do material em texto

RESENHA ABOUT INTERPRETEICHON OF LEIS
O estado prima pela harmonia e a pacificifação social entre os homens, é exclusivo dele a resolução nos conflitos de interesse, usa a justiça através de um sistema de normas imperativo-atributivas (IMPERAR** Eu mando nessa porra). 
Desse jeitão cabem aos juízes e aos orãos incubidos de aplicar jurisdição interpretar as normas e leis ao caso concreto em questão. 
Não é tão simples: Logo de cara não vale o "in claris cessat interpretatio" (uma lei clara dispensa interpretação). Dispensa interpretação na cadeia, porra, vai ter interpretação sim...E de uma porrada de maneiras diferentes ainda. Da mais simples a mais rebuscada. 
Por definição morfológica "interpretação" significa: explicar, explanar ou aclarar o sentido de (palavra, texto, lei). 
Antigamente era buscada a intepretação unicamente literal: Que intepretava o que achavam que o legislador queria dizer rigidamente, mas como tudo muda com o tempo perdeu a importância, pois a lei pode se tornar ineficaz com o passar dos anos.
A lei é a fonte principal do direito e é aberta a varias interpretações e sentidos, pois vigoram indefinidamente, o que dá margem a mudanças de contexto com o passar do tempo e precisa ser reconfigurada para que sempre alcancem unicamente o bem comum.
Temos várias escolas que tratam de vários meios de intepretação:
- Interpretação autêntica: O próprio legislador dita no corpo da lei a interpretação ao formular a lei.
- Interpretação judicial: Quando feita por juizes ou tribunais, distingue-se da autentica por não ter caráter obrigatório. 
- Interpretação doutrinária: Tem grande relevancia e é muito usada por aplicadores do direito, sendo feita por escritores, jurosconsultos e estudiosos da matéria. 
 *Quanto a maneira (método, técnica e processo...etc) de interpretação:
- Interpretação gramatical: Ultiliza elementos puramente verbais para analisar a lei, busca na significação exata das palavras e linguagens a apuração para interpretar. 
- Interpretação Lógica ou Científica: Remete a interpretação na história em que foi criada e porque foi criada a lei. Busca o sentido no espirito do legislador.
-Interpretação Sistemática: Analisa a hierarquia das leis, há que se examinar a sua relação com as demais leis que integram o ordenamento jurídico.
- Interpretação histórica: onde a interpretação é feita através da perspectiva histórica da formação da lei, desde seu projeto, justificativa, exposição de motivos, emendas, aprovação e promulgação ou seja analisa-se o contexto social em que foi criada a lei, para que por fim se possa chegar numa juste aplicabilidade da norma.
 
Quanto ao resultado, a interpretação divide-se em declarativa, ampliativa (ou extensiva) e restritiva

Continue navegando