Buscar

AV 2017 HISTÓRIA MODERNA: DA FORMAÇÃO DO SIST. INTERNAC.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação: CEL0486_AV_201507434448 » HISTÓRIA MODERNA: DA FORMAÇÃO DO SIST. INTERNAC.
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:
	Professor:
	ADRIANA DE SOUZA CARVALHO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 21/03/2017 16:24:46
	
	 Questão número 1.1a Questão (Ref.: 201507665388)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Discuta o papel do Oriente no imaginário moderno:
	
	
	
Resposta: O Oriente sempre foi visto como algo distante e longe da realidade, terra de guerreiros e "atrasados" em relação ao Ocidente. Vale destacar que esta era uma visão eurocêntrica.
	
Gabarito: O aluno deve falar os relatos que chegam, como o de Marco Polo, em um crescimento social Europeu buscaram o diálogo com o mundo.
	
	
	 Questão número 2.2a Questão (Ref.: 201507715968)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"A Revolução assinala a elevação da sociedade burguesa e capitalista na história da França. Sua característica essencial é ter realizado a unidade nacional do país por meio da destruição do regime senhorial e das ordens feudais privilegiadas: porque segundo Tocqueville em L'Ancien Régime et la Revolution, seu "objetivo particular era abolir em toda parte o resto das instituições da Idade Média". SOBOUL, Albert. A Revolução Francesa. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989, pp. 7) Segundo o historiador francês Albert Soboul, a Revolução Francesa assinala a emergência de uma sociedade organizada segundo o modelo burguês. Assim sendo, aponte as principais características da sociedade francesa do Antigo Regime e indique duas mudanças sociais implantadas pela revolução.
	
	
	
Resposta: A Revolução Francesa foi fundamental para o surgimento do que se convencionou chamar de Iluminismo, ou era da Luz, em oposição à época de trevas, como foi erronea e preconceituosamente chamada a Idade Média.Assim, além do iluminismo, a revolução francesa também inspirou movimentos de libertação do chamado Antigo Regime e o seu pacto colonial. Pode ser o marco sobre o final do chamado mercantilismo e a relação entre as colônias e metrópoles. Serviu de inspiração, por exemplo, para a independência dos Estados Unidos. A busca da felicidade era um regulador da vida. Ao mesmo tempo, defendia os interesses da burguesia como parâmetros de um contínuo progresso social e individual.
	
Gabarito: O aluno deve caracterizar a sociedade estamental do Antigo Regime, dividida em 3 estados, hierarquicamente organizada e baseada em privilégios. Como transformações devem ser apontadas a igualdade jurídica e o direito ao voto censitário.
	
	
	 Questão número 3.3a Questão (Ref.: 201507573684)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Luís XIV, o "rei-sol" O Estado sou eu". Esta frase atribuída ao soberano francês Luís XIV durante o seu governo pessoal (1661-1715) expressa a organização política do Estado Nacional Moderno, que começou a se formar em fins da Idade Média e teve na França o exemplo clássico. As afirmativas que evidenciam a significância desse processo histórico são: 
I - A centralização do poder político funcionou como uma "tábua de salvação" para a nobreza que precisou abrir mão de seu poder local em favor de um Estado centralizado, embora não sem conflitos e resistências, a fim de que os privilégios honoríficos e fiscais fossem resguardados na nova ordem político-institucional. 
II - A unificação territorial e política de algumas regiões do ocidente europeu, superando o fracionamento do poder até então vigente, foi um processo de lutas e guerras no qual vários obstáculos precisaram ser removidos, quais sejam: os particularismos locais, tanto da nobreza feudal, quanto das comunas urbanas, o universalismo do papado e as disputas entre reis. 
III - Os camponeses e os trabalhadores urbanos, embora oprimidos pela ação do Estado, que detinha o uso da força para garantir a ordem social, não pagavam tributos ao Estado; os camponeses podiam usufruir da terra, mesmo sem possuir a propriedade, enquanto os trabalhadores urbanos viviam em condições precárias, garantindo mão-de-obra barata para as manufaturas que cresciam. 
IV - A progressiva centralização do poder e a concentração de territórios resultaram, desde a grande crise do século XIV, no surgimento dos Estados Nacionais Modernos no Ocidente Europeu, que deve ser entendido como uma resposta à crise e ao desmoronamento da ordem medieval feudo-católica, especialmente quanto à necessidade de reprimir os conflitos sócio-políticos para construir uma nação na qual os súditos reconhecessem a autoridade absoluta do rei. 
V - A burguesia em formação, diante dos efeitos da crise do feudalismo, precisava do apoio do Estado Nacional Monárquico para compensar o declínio de sua renda pelo exercício de funções burocráticas; obter garantias expressas em direitos de monopólio; assegurar a isenção de impostos e manter as propriedades no campo. 
Está (ão) correta (s):
	
	
	Opção Marcada Opção Certa
	I, II e IV
	Opção Não Respondida
	III, IV e V
	Opção Não Respondida
	II, IV e V
	Opção Não Respondida
	I, III e V
	Opção Não Respondida
	II, III e IV
	
	
	 Questão número 4.4a Questão (Ref.: 201507657171)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O poder da Igreja Católica no início da Era Moderna era muito forte e isso está presente na questão do Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494, no qual o papa serviu como intermediário dos interesses de duas grandes potências da época. Esse tratado tinha como propósito:
	
	
	Opção Não Respondida
	Encerrar a guerra dos 30 anos, que então estava no seu auge
	Opção Marcada Opção Certa
	Dividir entre Portugal e Espanha as terras recém descobertas no Novo Mundo
	Opção Não Respondida
	Delimitar claramente a função do papado na Era Moderna como uma liderança acima de qualquer outro interesse e não como mero intermediário
	Opção Não Respondida
	Consolidar o papel do catolicismo no mundo moderno.
	Opção Não Respondida
	Fortalecer a imagem do papa como conciliador, evitando uma guerra que estava anunciada entre franceses e ingleses
	
	
	 Questão número 5.5a Questão (Ref.: 201508047520)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(Superpro) Os Tratados de Westfália (Münster e Osnabruch), que puseram fim à Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), tiveram ampla repercussão, tendo em vista que:
	
	
	Opção Marcada Opção Certa
	acabaram com a política de hegemonia dos Habsburgos e impediram, provisoriamente, a ideia de uma unidade imperial da Europa.
	Opção Não Respondida
	romperam com o estatuto que definia a estabilidade política e religiosa das nações europeias.
	Opção Não Respondida
	atraíram a participação da Inglaterra para a solução dos problemas continentais advindos da evolução econômica.
	Opção Não Respondida
	consagraram os princípios de uma ideologia católica, absolutista e autoritária, que foram impostos pela França.
	Opção Não Respondida
	permitiram à Espanha, então governada por Filipe IV, obter bases marítimas nos Países Baixos e nas Províncias Unidas.
	
	
	 Questão número 6.6a Questão (Ref.: 201507499482)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Podemos apontar como resultados da Revolução Inglesa, exceto:
	
	
	Opção Não Respondida Opção Certa
	No plano econômico, não houve nenhuma mudança na estrutura agrária, com a manutenção das terras que pertenciam a nobreza e seus privilégios, que foram marca significativa após o término do processo revolucionário.
	Opção Não Respondida
	A reconstituição da hierarquia anglicana é uma vitória dos presbiterianos contra o movimento anárquico das seitas radicais. Mas o clero fica submetido ao Parlamento, como funcionário do Estado.
	Opção Marcada Opção Errada
	O desenvolvimento econômico levou à antiga nobreza feudal a produzir para o mercado, um mercado sensivelmente ampliado no plano interno pela incorporação definitiva da Escócia e da Irlanda.
	Opção Não Respondida
	No plano religioso, o antigo clero anglicano,
importante para a sustentação do absolutismo, teve seus bens confiscados e foi privado de sua autonomia.
	Opção Não Respondida
	A Revolução Inglesa eliminou a autonomia financeira do poder real, confiscou-lhe as propriedades, transformando o conceito de propriedade, surgindo o conceito de propriedade individual e absoluta.
	
	
	 Questão número 7.7a Questão (Ref.: 201507665391)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em meados do século XVII, os manchus, que habitavam a região da Manchúria, no Nordeste chinês, invadiram a China e tomaram o poder, inaugurando uma nova dinastia, a última que a China conheceria, a Dinastia Qing, governando do século XVII até o século XX, quando o império foi derrubado e a república estabelecida. Sobre esta dinastia podemos afirmar que:
	
	
	Opção Não Respondida
	Sua adminstração era Republicana e a monarquia era eletiva.
	Opção Marcada Opção Certa
	Seu poder remete ao dos reis absolutos europeus, tendo o poder decisório definitivo nas questões políticas e religiosas.
	Opção Não Respondida
	Sua principal relação é pela vitória sobre os russos que expandiam em relação a China.
	Opção Não Respondida
	O sistema feudal chinês era a principal característica do governo.
	Opção Não Respondida
	Sua conversão ao islamismo a transformou na maior religião na China.
	
	
	 Questão número 8.8a Questão (Ref.: 201507488069)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação ao século XVIII, na Europa, assinale a única resposta falsa.
	
	
	Opção Marcada Opção Certa
	As idéias iluministas circulavam entre um grupo muito restrito de intelectuais e não alcançavam o campo artístico, como a música e a literatura.
	Opção Não Respondida
	A crítica ao Antigo Regime permitiu a formulação de variadas propostas de reorganização política da sociedade, mantendo-se, porém, a busca da felicidade como princípio regulador da vida em comum;
	Opção Não Respondida
	Ao defenderem valores da burguesia como parâmetros de um contínuo progresso individual e social, os pensadores iluministas apropriaram-se de formulações renascentistas, como o antropocentrismo e o individualismo;
	Opção Não Respondida
	O pensamento iluminista apesar de negar o teocentrismo, manteve a crença em Deus, defendendo sua presença na natureza e a possibilidade de encontrá-lo pela investigação racional;
	Opção Não Respondida
	A difusão dos ideais iluministas favoreceu a emancipação do campesinato em várias regiões européias. Na Áustria, foi abolida a servidão e foram concedidos direitos iguais a todos perante a lei;
	
	
	 Questão número 9.9a Questão (Ref.: 201507499521)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A autonomia e independência dos poderes é um fator muito presente nas sociedades contemporâneas mas sua criação remonta á Idade Moderna e ao pensamento iluminista. Essa independência foi pensada para reduzir a concentração de poderes e, assim, gestar uma sociedade mais justa e democrática. Sua origem está nas ideias propostas por qual dos pensadores abaixo:
	
	
	Opção Não Respondida
	John Locke
	Opção Não Respondida Opção Certa
	Charles de Montesquieu
	Opção Não Respondida
	Stuart Mill
	Opção Não Respondida
	Jean Jacques Rousseau
	Opção Marcada Opção Errada
	Nicolau Maquiavel
	
	
	 Questão número 10.10a Questão (Ref.: 201507729134)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Compõe o cenário em que se desenrolou a Revolução Francesa:
	
	
	Opção Marcada Opção Certa
	o esgotamento da capacidade de ação da monarquia francesa frente às transformações vividas pelo país, assim como diante dos anseios políticos burgueses.
	Opção Não Respondida
	o apoio da monarquia francesa à Inglaterra por ocasião da guerra da independência americana, com o conseqüente desgaste interno do Estado.
	Opção Não Respondida
	o cercamento das terras públicas pelo Estado com a conseqüente expulsão dos camponeses para o trabalho na indústria.
	Opção Não Respondida
	o enfraquecimento da monarquia após a revolta de escravos no Haiti.
	Opção Não Respondida
	a defesa jacobina da manutenção dos monopólios coloniais com a impotência do Estado monárquico francês em atendê-los.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando