Buscar

3 O QUE É CARSTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“O termo carste (Karst) é oriundo da região do Carso (em esloveno, Kars), localizada no sudoeste da Eslovênia até o nordeste da Itália, formada de rochas carbonáticas. Entre os critérios para definir a presença de relevo cárstico, pode-se considerar: (a) o transporte de massa, no qual a dissolução é o processo mais importante (White,1988), ou (b) a morfologia, caracterizada por formas de relevo típicas dos processos de dissolução (Piló, 2000).
Assim, a Geomorfologia Cárstica pode ser definida, em um sentido amplo, como uma assembléia de formas distintas desenvolvidas sobre rochas solúveis. O conjunto de processos que formam as paisagens cársticas é denominadocarstificação. As rochas carbonáticas constituem o principal material de origem, em razão de sua natureza para desenvolver feições de dissolução e de sua grande expressão em área. Entre as rochas carbonáticas, as de origem sedimentar são mais abundantes e apresentam maior extensão, mas feições cársticas ocorrem também em carbonatitos de origem ígnea.
A definição inclui formas de relevo em rochas não carbonáticas, e que são morfologicamente similares aos terrenos carbonáticos, também denominadaspseudocársticas, como:
evaporitos: rochas formadas por sais com elevada solubilidade;
quartzitos e arenitos quartzosos: tradicionalmente consideradas rochas de solubilidade muito baixa, apresentam, em regiões tropicais, formas tipicamente de dissolução;
rochas basálticas e graníticas nas quais se desenvolvem cavernas com espeleotemas, com estalactites e estalagmites de opala;
lateritos ferruginosos e bauxíticos.”
Referência
FLORENZANO, T. G. Geomorfologia: conceitos e tecnologias atuais. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. 319 p., p. 185-186.

Outros materiais