Buscar

Avaliando o Aprendizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408014492)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre biossegurança, podemos dizer que esse conceito está melhor explícito em:
		
	
	Nenhuma das alternativas acima
	
	Princípios e práticas que podem aumentar os riscos potenciais de exposição ou infecção pessoal e ambiental a organismos, materiais ou agentes biológicos.
	 
	Conjunto de normas que buscam prevenir, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, buscando eficiência sem comprometimento da saúde humana, de populações não-alvo e do equilíbrio do meio ambiente.
	
	Normas que visam proteger os animais e humanos envolvidos em experimentos laboratoriais.
	
	Conjunto de práticas e ações técnicas, com preocupações sociais e ambientais, destinados a conhecer e controlar os riscos que o trabalho científico pode oferecer ao pesquisador, somente.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408014506)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Em pronunciamento, o senador Paulo Paim defendeu a união de esforços de todos os governos do mundo para combater o vírus ebola. Ele ressaltou que a doença representa uma ameaça a todos os continentes, e conclamou os grandes laboratórios farmacêuticos a investir em pesquisa para a produção futura de uma vacina contra o vírus. Paim ressaltou que já existe uma corrente internacional em busca da vacina, com a participação de pesquisadores norte-americanos, cubanos, brasileiros, espanhóis e italianos, entre outros europeus. O senador frisou que o ebola é uma flagelo para a humanidade, e disse que o combate ao vírus deve unir a todos. O senador lembrou que os países atingidos pelo ebola estão entre os mais pobres do mundo, como Serra Leoa, Guiné Bissau e Libéria, no continente africano, o que aponta para uma dimensão econômica e social da doença. A contaminação pelo ebola, disse Paim, é um drama que envolve as famílias de todos os continentes, mas que somente agora provoca a mobilização do mundo desenvolvido, embora casos de contaminação pelo vírus tenham sido registrados desde a década de 1970. - Apenas agora, quando o mundo desenvolvido se vê ameaçado pela epidemia, o grande capital pensa em investir na vacina para combater o ebola, o que já poderia ser feito, se houvesse efetivo compromisso dos governos mundiais com a humanidade ¿ concluiu." Adaptado de Agência Senado (12/11/2014) Sobre o vírus ebola, sabe-se que o ele traz elevado risco individual e para a comunidade, por se tratar de um agente biológico de fácil propagação, altamente patogênicos para o homem, animais e meio ambiente, representando grande risco a quem os manipula, com grande poder de transmissão. Segundo os níveis de biossegurança, o referido vírus se enquadra em:
		
	
	NB-3
	
	NB-2
	
	Nenhuma das alternativas acima
	 
	NB-4
	
	NB-1
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408090445)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A utilização de animais para fins didáticos e científicos acontece em várias instituições ao redor do mundo. Alguns preceitos, conhecidos como ―3 R´s buscam nortear eticamente essa prática. Sobre esses preceitos, é correto afirmar:
		
	
	O ―R de substituir (replace) diz respeito à troca de métodos que causem dor, desconforto e estresse nos animais por outros mais adequados, sempre que possível.
	 
	O ―R de refinar diz respeito ao emprego de métodos adequados de analgesia, sedação e eutanásia, com o propósito de reduzir a dor e o desconforto. que, portanto, não sentem dor, desconforto e estresse.
	
	O ―R de reduzir é referente à diminuição da ração dada aos animais ou a máxima utilização de alimentação possível de cada animal.
	
	O ―R de refinar orienta que os procedimentos empregados devem ser os mais modernos e refinados, de modo a utilizar poucos animais para obter resultados significativos na pesquisa.
	
	O ―R de substituir (replace) orienta a substituição de modelos animais convencionais por organismos menos evoluídos filogeneticamente e
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408014536)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um pesquisador deseja estudar o efeito da capsaicina no aumento do gasto energético de ratas com metabolismo lento. Para tanto, dividiu o grupo de estudo em A e B, sendo que o grupo A era composto de ratas com metabolismo lento que receberam ração contendo a capsaicina e o grupo B de ratas com metabolismo lento que receberam a ração adicionada de um placebo. Observou-se uma discreta aceleração no metabolismo das ratas do grupo A, cuja ração foi suplementada com a capsaicina. Esse tipo de estudo pode ser definido como um estudo experimental do tipo:
		
	
	Cross-over
	
	Transversal
	
	Caso-controle
	 
	Randomizado
	
	Coorte
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408090435)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os componentes que compõem o ambiente do biotério exercem efeito diretos sobre o animal. Com relação a eles é correto afirmar:
		
	
	Mudanças bruscas de temperatura podem causar stress com queda da resistência. Se a temperatura for muito elevada, pode haver problemas respiratórios e se for muito baixa, poderá haver queda na reprodução dos animais.
	
	A Faixa ideal de temperatura do biotério deve ser entre 21°C e 24°C e deve ser controlada através do termômetro.
	 
	A umidade relativa do ar tem sua faixa ideal entre 45% e 55%, de forma que se o ambiente for muito seco, pode haver problemas respiratórios e pele ressacada nos animais.
	
	A luminosidade é sempre controlada e para isso são usados equipamentos para manter ciclo claro/escuro de 12h, porém mudanças nesses horários não afetam a reprodução dos animais.
	
	Ruídos causam estresse aos animais devendo tomar medidas preventivas para controle tais como: separação física dos animais, pisos de porcelanato, carrinhos e sapatos forrados com madeira.

Outros materiais