Buscar

Gabarito AD1 MTPT 2017 1

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO a DISTÂNCIA – AD1
Período - 2017/1º
Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisa em Turismo
Docente: Elis Regina Barbosa Angelo
Tutoras: Caroline Brito e Ana Cruz
Nome: ___________________________________________________________________
Data: ____________________________________________________________________
Gabarito
Questão 01: Considere o tema de pesquisa “Megaeventos e a formação da imagem turística internacional do Brasil”. A partir dele, formule:
um problema de pesquisa. (1,5 ponto) 
uma hipótese para o problema proposto. (1,5 ponto) 
Resposta: Nesta questão, o aluno deve utilizar os conhecimentos adquiridos nas aulas para construir um problema de pesquisa relacionado ao tema. Em seguida, deve formular uma hipótese, isto é, uma suposição que responda provisoriamente ao problema levantando. Exemplo: 
Problema: De que maneira o noticiário internacional sobre os megaeventos no Brasil contribui para a construção do imaginário turístico brasileiro?
Hipótese 1: O noticiário exacerba antigos estereótipos ao focalizar o trinômio samba-mulata-futebol aliado às crises políticas e problemas de gestão nas obras de organização dos megaeventos esportivos, reproduzindo assim a ideia de um terceiro mundo em desenvolvimento.
Hipótese 2: Ainda que inúmeros problemas de gestão dos megaeventos tenham sido salientados, e imagens comuns levantadas, o noticiário reformula a imagem do país com a introdução de novos e multifacetados aspectos da realidade brasileira. 
Questão 02: No dia a dia, lidamos com diferentes formas de saber. Escolha uma delas para responder às questões abaixo:
Conceitue a forma de saber escolhida, com suas próprias palavras: (1,5 ponto) 
Exemplifique a forma de saber escolhida, de acordo com suas próprias vivências, pensando em como ela se manifesta na sua vida diária: (1,5 ponto) 
Resposta: Nesta questão, o aluno deve ser capaz de explicar, sem copiar o texto-base (páginas 21 a 30), o conceito de saber da vida, conhecimento mítico, conhecimento teológico, conhecimento filosófico, conhecimento científico, conhecimento técnico, saber das artes, conhecimento sensorial, conhecimento intelectual ou conhecimento intuitivo. Deve ser capaz, ainda, de trazer um exemplo, relacionado à sua vivência pessoal, da forma de saber escolhida. Exemplo: Cortar o cabelo em dia de determinada fase da lua como exemplo de saber da vida.
	
Questão 03: Como podemos diferenciar ciência de senso comum? (2 pontos)
Resposta: A ciência tem método rigoroso para a observação, experimentação e verificação dos fatos, que comprovados seguem um padrão de abordagem. O senso comum pode ser compreendido através das coisas entremeadas pelo saber social. Ele não necessita de parecer científico para comprovar o que foi dito, bastando a crença individual e coletiva, pois seu enfoque advém de fontes a ele confiáveis.
O conhecimento científico busca em si a razão, sendo dela a análise final, enquanto o senso comum é marcado pelo sentimento. A ciência é um modo de conhecimento que busca objetividade. Sempre em busca de critérios e avaliações, busca leis de funcionamento, renova-se e, principalmente, se modifica. O senso comum caracteriza-se pela subjetividade, algo que pode ou não ser, dependendo da perspectiva a ser analisada. 
A ciência sempre desconfia das certezas, da adesão imediata às coisas, da ausência de crítica ou formulação de questionamentos, buscando a “verdade” em todas as coisas por meio de testes e comprovações. O senso comum é um saber acrítico, pois não tem interesse em comprovar o que foi dito. Onde o senso comum vê fatos e acontecimentos, o conhecimento científico vê problemas e obstáculos a serem desvendados por meio de pesquisa.
Questão 04: Explique o que significa uma “mudança de paradigma” na história do pensamento científico? (2 pontos)
Resposta: A mudança de paradigma constitui uma modificação profunda em nossos pontos de referência já cristalizados sobre determinados assuntos, que podem mudar de direção a qualquer momento. Trata-se de uma ruptura com uma linha de pensamento vigente. Na história da construção das áreas da ciência, foram realizadas mudanças que não foram apenas incrementais, mas representaram uma ruptura com o passado e assim se abriu uma nova página na compreensão da natureza, com sua assimilação. Isto exigiu a reconstrução das teorias anteriormente defendidas e uma reelaboração das constatações antes realizadas.

Continue navegando