Buscar

globalização slides aula 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Globalização
Financeira
Tecnológica 
Cultural
Globalização
 O sistema financeiro global passa por um processo de reorganização. Existe hoje uma acelerada mobilidade geográfica de fundos, significa a criação de um único mercado mundial de dinheiro e crédito. 
Desde modo, o sistema financeiro mundial fugiu do controle coletivo, o que levou ao fortalecimento do capital financeiro. 
Globalização
A globalização econômica e financeira cria:
maior disponibilidade de poupança, condição necessária para a elevação da taxa de crescimento econômico;
Globalização
 maior eficiência nos investimentos, direcionando os recursos existentes para as oportunidades mais produtivas;
Globalização
maior facilidade de financiamento de déficits fiscais, já que os governos deixam de depender apenas dos mercados domésticos.
Globalização
O que causou, além da abertura de mercados o aumento contínuo das transações cambiais e dos fluxos brutos de capitais internacional?
Globalização
TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação), que trouxeram agilidade nas negociações, diminuição de distâncias, e todas as outras oportunidades criadas pelo crescente desenvolvimento tecnológico da dos meios de comunicação e da informação. 
Globalização
Alguns fatores principais impulsionam a globalização financeira: 
a revolução nas telecomunicações possibilitando a criação do mercado de 24 horas; o surgimento de novos atores.
Globalização
como os fundos mútuos de investimentos e a criação de novos instrumentos com a securitização e os derivativos
Globalização
Mas, nada comparado a quebra de barreiras entre os países, o que possibilitou o transito ilimitado de capitais entre os países.
Globalização
Mecanismo internacional de controle sobre o fluxo de capitais (já que o FMI não tem tido competência para tal), para desestimular os movimentos especulativos, pois a velocidade de deslocamento dos investimentos começa a pôr em xeque as autoridades monetárias (os bancos centrais), o que pode acarretar desestabilização a economia de países.
Globalização
A criação da chamada “Aldeia Global”, onde a movimentação de informações entre diferentes partes do mundo acontece instantaneamente, e o fluxo de capitais ganha cada vez mais velocidade.
Globalização
Globalização tecnológica
Alguns autores, como Reinaldo Gonçalves (2003), explicam que a Globalização econômica é sustentada por quatro pilares: Comercial, Produtiva, Tecnológica e Financeira. 
Globalização
A dimensão tecnológica envolve, em grande medida, a transparência de know how ou diretos de propriedade por intermédio de relações contratuais.
Globalização
A esfera tecnológica é uma das principais determinantes da globalização. Nessa nova fase do capital, cada vez que a produção supera a absorção de bens e serviços por parte dos consumidores, a saída escolhida pelos capitalistas é, em geral, norteada pela chamada criação destruidora.
Globalização
Os produtores promovem uma “Nova onda tecnológica”, desta forma, a empresa capitalista sempre teria lucros, e sobreviveria á competitividade da livre concorrência. Tal fenômeno é intitulado “destruição criadora”.
Globalização
Obsolescência programada:
É a decisão do produtor de propositadamente desenvolver, fabricar e distribuir um produto para consumo de forma que se torne obsoleto ou não-funcional especificamente para forçar o consumidor a comprar a nova geração do produto.
Globalização
A obsolescência programada faz parte de um fenômeno industrial e mercadológico surgido nos países capitalistas nas décadas de1930 e 1940 conhecido como "descartalização". 
Globalização
Faz parte de uma estratégia de mercado que visa garantir um consumo constante através da insatisfação, de forma que os produtos que satisfazem as necessidades daqueles que os compram parem de funcionar ou tornem-se obsoletos em um curto espaço de tempo, tendo que ser obrigatoriamente substituídos de tempos em tempos por mais modernos.
Globalização
A obsolescência programada foi criada, na década de 1920, pelo então presidente da General Motors Alfred Sloan. Ele procurou atrair os consumidores a trocar de carro frequentemente, tendo como apelo a mudança anual de modelos e acessórios. 
Globalização
Bill Gates, fundador da Microsoft, também adotou esta estratégia de negócio nas atualizações do Windows
Globalização
Globalização
Globalização
Globalização
Técnica de marketing que surgiu na Revolução Industrial, a obsolescência planejada evoluiu e é uma causa do acúmulo de 500 mil toneladas de lixo eletrônico por ano.
Globalização
Globalização
Globalização cultural
As principais características da Globalização são a homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos, a revolução tecnológica nas comunicações e na eletrônica, a reorganização geopolítica do mundo em blocos comerciais regionais, a hibridização entre culturas populares locais e uma cultura de massa supostamente "universal", entre outros
Globalização
homogeneização dos centros urbanos
Globalização
expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos
Globalização
a revolução tecnológica nas comunicações e na eletrônica
Globalização
reorganização geopolítica do mundo em blocos comerciais regionais
Globalização
a hibridização entre culturas populares locais e uma cultura de massa supostamente "universal“.
Globalização
Como bem coloca ainda Rifkin ter, guardar, acumular, em uma economia onde a mudança em si é a única constante, está fazendo cada vez menos sentido e, em assim sendo, o melhor é o acesso.
Globalização
Como exemplo disso pode-se dizer que o turismo global, parques temáticos, grandes centros de entretenimento, bem-estar, moda e culinária, esportes e jogos profissionais, filmes, música, televisão, além naturalmente da educação, estão se tornando rapidamente o centro de um novo ciclo ou período considerado super capitalista que comercializa o acesso a experiências culturais. 
Globalização
Mais de um quarto da população mundial gasta muito dinheiro neste momento acessando experiências culturais, criando assim um novo mundo em que a própria vida de cada pessoa se torna efetivamente um mercado comercial.
Globalização
Blocos Econômicos e Globalização
Muitos países se juntaram e formaram blocos econômicos, cujo objetivo principal é aumentar as relações comerciais entre os membros. Neste contexto, surgiram a União Européia, o Mercosul a Comecom, o NAFTA, o Pacto Andino e a Apec. 
Globalização
Mercosul
Criado em 1991 com o Tratado de Assunção, é o maior bloco econômico da América do Sul. Formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai. A zona de livre comércio entre os países foi formada em 1995. 
Globalização
Muitos sul-americanos veem o Mercosul como uma arma contra a influência dos Estados Unidos na região, tanto na forma da Área de Livre Comércio das Américas quanto na de tratados bilaterais. Uma prova disso é a criação da Universidade do Mercosul, que vai priorizar a integração regional no modelo de educação. 
Globalização
União Europeia
A união entre os países se iniciou após a Segunda Guerra Mundial. Mas a criação foi efetivada em 1992 com o Tratado de Maastricht. Nele há uma moeda oficial, o euro. 
Globalização
Hoje são cerca de 30 países que fazem parte do bloco. As mais importantes instituições da EU são a Comissão Europeia, o Conselho da União Europeia, o Conselho Europeu, o Tribunal de Justiça da União Europeia e o Banco Central Europeu. O Parlamento Europeu é eleito a cada cinco anos pelos cidadãos da UE.
Globalização
A UE tem desenvolvido um mercado comum através de um sistema padronizado de leis que se aplicam a todos os estados-membros. No Espaço os controles de passaporte foram abolidos. As políticas da UE têm por objetivo assegurar a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais, legislar assuntos comuns na justiça e manter políticas comuns de comércio, agricultura pesca e desenvolvimento
Globalização
A união monetária, a Zona Euro, foi criada em 1999 e é atualmente composta por 17 Estados-membros. 
Globalização
Através da Política Externa e de Segurança Comum, a UE desenvolveu um papel limitado nas relações externas e de defesa. Missões diplomáticas permanentes foram estabelecidas em todo o mundo e a UE é representada nas Nações Unidas, na Organização Mundial do Comércio (OMC), no G8 e no G-20.
Globalização
Com uma população total de mais de 500 milhões de pessoas, o que representa 7,3% da população mundial, a UE gerou um produto interno bruto (PIB) nominal de 16,242 bilhões de dólares em 2010, o que representa cerca de 20% do PIB global.
Globalização
Nafta
Tratado Norte-Americano de Livre Comércio
Com um tratado entre o Canadá, México e EUA em 1991 foi formado este bloco. É considerado bastante desigual, pela grande economia dos Estados Unidos e a emergente do México. Nos últimos tempos a economia do México melhorou.
Globalização
Este acordo foi uma expansão do antigo "Tratado de livre comércio Canadá-EUA", de 1989. Diferentemente da União Européia, a NAFTA não cria um conjunto de corpos governamentais supranacionais, nem cria um corpo de leis que seja superior à lei nacional. A NAFTA é um tratado sob as leis internacionais. Sob as leis dos Estados Unidos ela é classificada melhor como um acordo congressional-executivo do que um tratado, refletindo um sentido peculiar do termo "tratado" na lei constitucional dos Estados Unidos que não é seguida pela lei internacional ou pelas leis de outros estados.
Globalização
Apec
Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico
Originado em 1993 é composto por inúmeros países do Continente asiático, com a participação dos EUA. É o maior bloco econômico do mundo, e tem hoje 21 membros, que são: Austrália, Brunei, Canadá, Chile  China, Hong Kong, Indonésia, Japão Coreia do Sul, Malásia, México, Nova Zelândia Papua-Nova Guiné, Peru, Filipinas, Rússia, Singapura, Taiwan, Tailândia Estados Unidos e Vietname
A Apec não forma ainda uma área de livre-comércio, pois os países-membros impõem muitas barreiras à livre circulação. Esse é um objetivo do longo prazo, e se prevê a instalação plena até 2020. Seu PIB é de US$ 16,5 trilhões.
Globalização
Alca
 Área de Livre Comércio das Américas
Proposto pelo governo estadunidense, foi proposta sua criação em 2005. Tem grande negação da população latino-americana e é motivo de preocupação para países desenvolvidos e subdesenvolvidos. O projeto da ALCA está parado desde novembro de 2005, quando foi realizada a última Cúpula da América. A proposta foi praticamente "engavetada" na Quarta Reunião de Cúpula da América, realizada em novembro de 2005, em Mar del Plata
Globalização
Estes blocos se fortalecem cada vez mais e já se relacionam entre si. Desta forma, cada país, ao fazer parte de um bloco econômico, consegue mais força nas relações comerciais internacionais.
Globalização
Globalização
Globalização

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando