Buscar

AVALIANDO 4 CIVIL II

Prévia do material em texto

1.
		As obrigações solidárias passivas caracterizam-se por:
	
	
	
	
	 
	Sua indivisibilidade e possibilidade de exigência conjunta ou individualmente, total ou parcialmente, de qualquer dos devedores
	
	
	Sua indivisibilidade
	
	
	Serem exigíveis total ou parcialmente de apenas um dos devedores
	
	
	Serem exigíveis totalmente, apenas, de um dos devedores
	
	
	
		2.
		Considere as seguintes assertivas a respeito da obrigação de dar coisa certa e da obrigação de dar coisa incerta:
I. Até a tradição pertence ao devedor a coisa, com os seus melhoramentos e acrescidos, pelos quais po- derá exigir aumento no preço. Os frutos percebidos são do devedor, cabendo ao credor os pendentes.
II. Em regra, a obrigação de dar coisa certa abrange os acessórios dela embora não mencionados.
III. Antes da escolha, não poderá o devedor alegar perda ou deterioração da coisa, ainda que por força maior ou caso fortuito.
IV. A coisa incerta será indicada, ao menos, pelo gênero. Nas coisas determinadas pelo gênero, em regra, a escolha pertence ao credor.
De acordo com o Código Civil brasileiro está correto o que se afirma APENAS em
	
	
	
	
	
	II e IV.
	
	 
	I, II e III
	
	
	I e III.
	
	
	II, III e IV.
	
	
	I, II e IV.
	
	
	
		3.
		Nas obrigações de dar coisa
	
	
	
	
	 
	incerta, antes da escolha, não poderá o devedor alegar perda ou deterioração da coisa, ainda que por força maior ou caso fortuito.
	
	
	incerta, nas coisas determinadas pelo gênero e pela quantidade, a escolha pertence ao credor, se o contrário não resultar do título da obrigação.
	
	
	certa, deteriorada a coisa, não sendo o devedor culpado, o credor deverá aceitar a coisa, abatido de seu preço o valor que perdeu, não podendo resolver a obrigação.
	
	
	certa, os acessórios dela não mencionados não estão abrangidos pela obrigação, salvo se o contrário resultar do título ou das circunstâncias do caso.
	
	
	certa, até a tradição pertence ao devedor a coisa, com os seus melhoramentos e acrescidos, pelos quais não poderá exigir aumento no preço.
	
	
	
		4.
		A respeito da obrigação de dar coisa certa, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	
	
	a obrigação de dar coisa certa abrange os acessórios dela embora não mencionados, salvo se o contrário resultar do título ou das circunstâncias do caso;
	
	
	se a coisa se perder, sem culpa do devedor, antes da tradição, ou pendente a condição suspensiva, fica resolvida a obrigação para ambas as partes
	
	 
	se deteriorada a coisa, sendo culpado o devedor, poderá o credor exigir o equivalente, ou aceitar a coisa no estado em que se acha, porém, neste último caso sem direito de exigir indenização das perdas e danos.
	
	
	se deteriorada a coisa, não sendo o devedor culpado, poderá o credor resolver a obrigação, ou aceitar a coisa, abatido de seu preço o valor que perdeu;
	
	
	se a coisa se perder por culpa do devedor, responderá este pelo equivalente e mais perdas e danos;
	
	
	
		5.
		(39º EXAME DE ORDEM/CESPE/UNB) No que se refere às modalidades de obrigações, assinale a opção correta.
	
	
	
	
	 
	A obrigação de dar coisa certa confere ao credor simples direito pessoal, e não real, havendo, contudo, no âmbito do direito, medidas destinadas a persuadir o devedor a cumprir a obrigação.
	
	
	O compromisso de compra e venda configura obrigação de dar quando o promitente vendedor se obriga a emitir declaração de vontade para a celebração do contrato definitivo, outorgando a escritura pública ao compromissário comprador, depois de pagas todas as prestações.
	
	 
	Nas obrigações solidárias passivas, se a prestação se perder, convertendo-se em perdas e danos, o credor perderá o direito de exigir de um só devedor o pagamento da totalidade das perdas e danos.
	
	
	Caracteriza obrigação de meio o ato de o advogado assumir defender os interesses dos clientes, empregando seus conhecimentos para obtenção de determinado resultado; nesse tipo de obrigação, o advogado não fará jus aos honorários advocatícios quando não vencer a causa.
	
	
	
		6.
		Na obrigação de dar coisa incerta o bem deve ser:
	
	
	
	
	
	Totalmente indeterminado.
	
	 
	Indicado ao menos pelo gênero e pela quantidade.
	
	
	Necessariamente individualizado.
	
	
	Indicado ao menos pela qualidade.
	
	
	Indicado pelo gênero.
	
	
	
		7.
		( 42º EXAME DE ORDEM/ FGV)
João prometeu transferir a propriedade de uma coisa certa, mas antes disso, sem culpa sua, o bem foi deteriorado. Segundo o Código Civil, ao caso de João aplica-se o seguinte regime jurídico:
	
	
	
	
	 
	a obrigação poderá ser resolvida, com a devolução de valores eventualmente pagos, ou subsistir, com a entrega da coisa no estado em que se encontra e abatimento no preço proporcional à deterioração, cabendo ao credor a escolha de uma dentre as duas soluções.
	
	
	a obrigação subsiste, com a entrega da coisa no estado em que se encontra.
	
	
	a obrigação subsiste, com a entrega da coisa no estado em que se encontra e abatimento no preço proporcional à deterioração.
	
	
	a obrigação fica resolvida, com a devolução de valores eventualmente pagos.
	
	
	
		8.
		Devedor de coisa indicada apenas pelo gênero e quantidade
	
	
	
	
	
	nenhuma das anteriores é correta.
	
	 
	não pode alegar sua perda ou deterioração, ainda que por fortuito ou força maior.
	
	
	tem a obrigação de escolher a coisa oferecida ao credor, não se admitindo disposição contrária entre as partes.
	
	
	fica liberado da obrigação se provar que a coisa se perdeu sem culpa sua.

Continue navegando