Buscar

Portfólio Antropologia e Ética e Cultura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Portfólio Antropologia e Ética e Cultura 
Firmino Erika do Santo Pombo RA: 8026478 Cursos: Educação Física Bacharel
Professora: Maria Cecília De Oliveira Adão
Conforme estudado na Unidade 4 do material. O Homem como um ser psíquico, orgânico e espiritual .
Dessa forma, Filósofos e Teólogos definem o homem como resultado da inversão do corpo-alma. A maioria defende a idéia de que o Homem é um ser único e sujeito único ,a partir dessas características ontológica o homem é uma pessoa espiritual Dualismo.
O Dualismo é uma concepção que os filósofos pensavam que a alma era imortal vinha do céu e caia na terra. O ser humano sujeito diante do mundo,para alguns pensadores uma realidade substancial de corpo e alma,constituído numa unidade e totalidade.Tudo no homem está sujeito a condições ontológica ,sendo um horizonte entre o corporal e espiritual .
 Homem um ser biológico, psicológico ou espiritual. Alma,espírito que dá vida que vivifica, existindo ainda no homem algo diverso que ultrapasse os estágios essências até agora abordado algo específico ao cotidiano,destacando-se algumas pessoas que ficaram marcadas na história ,atos humanos ex:O médico Brasileiro Osvaldo Cruz.
Ele foi convidado pelo Dr. Roux, para permanecer no instituto Pauster, para erradicar a febre amarela, peste bubônica e a varíola. Sem contemplados políticos Osvaldo Cruz assumiu pessoalmente a liderança da equipe sanitária iniciando um rigoroso combate a essas doenças .No entanto ocorreram algumas manifestações populares contra as medidas adotadas por Osvaldo Cruz ,principalmente em relação obrigatoriamente a vacinação,mexendo com os aspectos espirituais biológicos e psíquicos do Osvaldo Cruz ,pois ele estava numa luta sozinho .Com isso contribuir para erradicar o surto das doenças até os dias atuais.Pois o mosquito que transporta o vírus da dengue é o mesmo da febre amarela,que lutamos até hoje.O trecho a seguir resume uma frase famosa de Osvaldo Cruz “O saber contra a ignorância,a saúde contra a doença,a vida contra a morte…Mil reflexos da batalha permanente em que estamos todos envolvidos…”
Atualmente graças à conscientização do povo e com a luta de Osvaldo Cruz que ele não desistiu,o surto melhorou,lutando juntos com a vigilância sanitária, fazendo nossa parte, o sonho de Osvaldo Cruz nunca irá morrer contra essa luta ‼!
 
 Referencias bibliográficas: Caderno de Referencia Claretiano batatais, 2013 unidade 4
WWW.g1.globo.com/politica/noticia/2016
WWW.10emtudo.com.br/artigo/biografia-osvaldo-cruz/

Outros materiais