Buscar

Lista de Exercicios Tranformador Parte 1 urgente

Prévia do material em texto

Quantas espiras têm o enrolamento secundário cuja tensão é de 40 V se o enrolamento primário de um trafo de 5 espiras por volt e é especificado para operar a partir de uma fonte de 120 V em 60 Hz?
Por que a transmissão de potência é realizada em níveis de tensão tão elevados quanto possível?
Quando um trafo abaixa a tensão, ele eleva ou abaixa a corrente?
Um trafo possui tensão nominal de 2400 V no lado de alta tensão e 120 V no lado de baixa tensão. Se existe 1500 espiras no lado da alta, qual é o nº de espiras do lado da baixa?
Um trafo está sendo projetado para ser conectado a uma fonte de 14 V. O secundário possui 20 espiras e fornece tensão de 6,3 V, quantas espiras serão necessárias no lado primário?
Um projetista calculou que o primário de um trafo terá 2,6 espiras por volt e 120 V. Quantas espiras serão necessárias para o secundário de 400 V?
A bobina de baixa tensão de um trafo tem 400 espiras e a da alta tem 1600 espiras. Quando operado como trafo abaixador, é aplicada uma tensão de 2400 V. Qual é a tensão no secundário?
Um trafo de 7620 V / 240 V absorve, em carga, uma corrente do lado da baixa de 104 A. Se existem 500 espiras do lado da alta, qual é a corrente do lado da alta?
Um trafo de 460 V / 115 V tem potência, a plena carga, de 5 kVA. Considerando-se o trafo como ideal, determine as	 correntes nominais em cada enrolamento.
Deseja-se conectar uma carga com impedância ZL = 0,65 Ω e tensão igual a 230 V a uma rede primária de tensão igual a 22 kV, através de um trafo abaixador. Determine: a- As tensões primárias e secundárias; b - As correntes primárias e secundárias; c - A potência, em VA, no lado primário e secundário; 
Uma carga de 10 Ω solicita uma corrente de 20 A no lado de AT de um trafo cujo α = 1 / 8. Determine: a - A tensão secundária; b - A tensão primária; c - A corrente primária; d - A potência aparente primária; e - A relação de transformação quando o trafo for utilizado como abaixador. 
Queimou-se o enrolamento secundário de um transformador de 220/180 V. Pretende-se calcular o número de espiras a bobinar, com a inclusão de um enrolamento auxiliar com 20 espiras. Ao aplicar 220 V no primário mediu-se, num enrolamento auxiliar com 20 espiras, uma tensão de 60 V. Qual o número de espiras do enrolamento secundário?
Um transformador monofásico fornece, num dado instante, a uma carga indutiva (cos φ=0,7) uma intensidade de 5 A, sob uma tensão de 130 V. A tensão no primário é de 220 V.
a) Calcule as potências aparente, ativa e reativa no secundário.
b) Calcule a impedância da carga.
c) Calcule a intensidade da corrente no primário.
d) Calcule o fator de potência no primário.
Um transformador tem no primário e no secundário, respectivamente, 4000 espiras e 700 espiras. A tensão no primário é de 1500 V. A carga nominal Zcn é de 30 W com um fator de potência de 0,6. Calcule:
a) A relação de transformação.
b) A tensão no secundário.
c) As intensidades das correntes no secundário e no primário.
d) A potência nominal do transformador.
e) A potência ativa consumida.

Continue navegando