Buscar

Gabarito da prova cipol 1+2 Ciência da Política + política classica.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gabarito Prova Aulas 1 e 2 ciência da política e política clássica
Questão 1/5 - Introdução à Ciência Política
A Ciência Política entendida como ciência do “Poder” possui uma superioridade metodológica, permitindo verificar as hipóteses jurídicas e sociológicas do Estado, que tem como base fenômenos do Poder Fonte: slides da videoaula 1 (adaptado)
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos de Introdução à Ciência Política, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas abaixo.
A ideia de ciência política como ciência do Poder é a abordagem mais aceita atualmente, graças à efetividade dos (__________________) que utilizam esse viés explicativo para analisar os fenômenos do (__________________).
Nota: 20.0
	
	A
	(partidos políticos) e (conjunto da população)
	
	B
	(arranjos institucionais) e (poder privado)
	
	C
	(métodos de pesquisa) e (Estado)
Você acertou!
A alternativa correta é “(métodos de pesquisa) e (Estado)”. A ideia de ciência política como ciência do Poder é a abordagem mais aceita atualmente, graças à efetividade dos métodos de pesquisa que utilizam esse viés explicativo para analisar os fenômenos do Estado. Fonte: slides da videoaula 1 (adaptado)
	
	D
	(dispositivos de governo) e (sonhos)
	
	E
	(políticos profissionais) e (corpo humano)
Questão 2/5 - Teoria Política Clássica
A classificação dos Estados que nos interessa aqui é a feita com base na forma de governo que designa como o poder do governo se organiza e é exercido nos limites do território. Observe que é considerado esse tipo de classificação que podemos identificar algumas das contribuições do pensamento político de Platão e Aristóteles no que se refere à organização dos Estados”. Fonte: QUADROS, Doacir Gonçalves de. O Estado na Teoria Política Clássica: Platão, Aristóteles, Maquiavel e os Contratualistas. Curitiba: Intersaberes, 2016, capítulo 1.Tendo como base a contextualização acima, e o conteúdo da disciplina “Teoria Política Clássica”, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
I. Esses dois pensadores políticos gregos classificaram as formas de governo até então existentes em suas respectivas épocas de modo descritivo. 
II. Isso porque conheceram diferentes Estados, a partir da visualização empírica de como os governos eram organizados e exercidos nas cidades helênicas, construíram suas respectivas tipologias dos Estados.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas a segunda assertiva está correta
	
	B
	Apenas a primeira assertiva está correta
	
	C
	As duas assertivas estão corretas, mas ambas tratam de assuntos completamente diferentes
	
	D
	As duas assertivas estão incorretas
	
	E
	As duas assertivas estão corretas, e a segunda contém elementos que complementam a primeira
Você acertou!
As duas assertivas estão corretas, e a segunda contém elementos que complementam a primeira. “Ambos (Platão e Aristóteles) reconheceram quais eram as formas de governo possíveis para se exercer e se organizar o poder no interior do Estado. Esses dois pensadores políticos gregos classificaram as formas de governo até então existentes em suas respectivas épocas de modo descritivo, isso porque conheceram diferentes Estados, a partir da visualização empírica de como os governos eram organizados e exercidos nas cidades helênicas, construíram suas respectivas tipologias dos Estados”. Fonte: QUADROS, Doacir Gonçalves de. O Estado na Teoria Política Clássica: Platão, Aristóteles, Maquiavel e os Contratualistas. Curitiba: Intersaberes, 2016, capítulo 1.
Questão 3/5 - Teoria Política Clássica
Também é possível classificar os Estados com base no sistema de governo que rege o relacionamento entre os Poderes Executivo e Legislativo. Há dois sistemas de governo mais utilizados: presidencialismo e parlamentarismo. Fonte: QUADROS, Doacir Gonçalves de. O Estado na Teoria Política Clássica: Platão, Aristóteles, Maquiavel e os Contratualistas. Curitiba: Intersaberes, 2016, capítulo 1.
Tendo como base a contextualização acima, e o conteúdo da disciplina “Teoria Política Clássica”, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
I. No Brasil e nos demais países da América do Sul adota-se o sistema de governo presidencialista;
II. No sistema presidencialista de governo o presidente é eleito pelo voto direto do povo e concentra em si os cargos de chefe de Estado e chefe de governo;
III. No sistema de governo parlamentarista os cargos de chefe de Estado e de chefe de governo são ocupados por pessoas diferentes.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
	
	B
	Apenas as assertivas II e III estão corretas
	
	C
	Todas as assertivas estão corretas
Você acertou!
Todas as assertivas estão corretas. “No Brasil e nos demais países da América do Sul adota-se o sistema de governo presidencialista, em que o presidente é eleito pelo voto direto do povo e concentra em si os cargos de chefe de Estado e chefe de governo, diferentemente do que ocorre no sistema de governo parlamentarista, presente em grande parte dos países europeus. Nesse sistema de governo os cargos de chefe de Estado e de chefe de governo são ocupados por pessoas diferentes”. Fonte: QUADROS, Doacir Gonçalves de. O Estado na Teoria Política Clássica: Platão, Aristóteles, Maquiavel e os Contratualistas. Curitiba: Intersaberes, 2016, capítulo 1.
	
	D
	Apenas as assertivas I e II estão corretas
	
	E
	Apenas a assertiva III está correta
Questão 4/5 - Introdução à Ciência Política
Somente por volta da década de 1890 a Ciência Política se constitui como uma área específica. No século XX ela se desenvolve, aperfeiçoando e diversificando seus métodos. Durante o século XX a área cresce de forma ampla e heterogênea, bastante voltada para os estudos de caso, sem desenvolver uma teoria geral que contemple os diferentes âmbitos da Ciência Política. Fonte: slides da videoaula 1 (adaptado)Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos de Introdução à Ciência Política, assinale a alternativa que descreve corretamente dois objetos tradicionais da Ciência Política.
Nota: 20.0
	
	A
	Estado e Soberania
Você acertou!
A alternativa correta é “Estado e Soberania”. “A primeira motivação para a Ciência Política ser classificada como a ciência do Estado é a noção de soberania que está associada a ele, e para estudar a soberania seria necessária uma ciência específica. A segunda motivação para a Ciência Política ser classificada como a ciência do Estado é uma filiação histórica, já que até o século XIX, filósofos e juristas que estudavam a política tinham como foco a soberania e o Estado”. Fonte: slides da videoaula 1 (adaptado)
	
	B
	Identidade e alter ego
	
	C
	Culturas populares e mitos folclóricos
	
	D
	Representações simbólicas e transmissão de afeto
	
	E
	Gênero e Sexualidade
Questão 5/5 - Introdução à Ciência Política
O primeiro autor que pretendemos citar nesse momento é o grego Aristóteles (385 a.C. – 322 a.C.), nascido em Estagira (no Nordeste da Grécia). Tendo estudado com platão (428 a.C. – 348 a.C.) na academia fundou sua própria escola, o Liceu, no qual desenvolveu extensas pesquisas sobre as mais diferentes áreas do conhecimento: filosofia, física, biologia, política, arte ética, etc. Fonte: LACERDA, Gustavo Biscaia de. Introdução à Sociologia Política. Curitiba: Intersaberes, 2016. capítulo 1, adaptado.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos de Introdução à Ciência Política, assinale a alternativa que descreve corretamente os dois critérios utilizados por Aristóteles para classificar as formas de governo.
Nota: 20.0
	
	A
	Parlamentarismo e presidencialismo
	
	B
	Ditadura e democracia
	
	C
	Quantidade de governantes (um, poucos, muitos) e qualidade do governo (bom ou ruim)
Você acertou!
A alternativa correta é “Quantidade de governantes (um, poucos, muitos) e qualidade do governo (bom ou ruim)”. Como se lê no livrobase da disciplina “Auxiliado por seus discípulos, Aristóteles comparou as constituições (as leis e as organizações) de mais de 150 cidades. Com base nesse enorme trabalho (...) ele chegou, entre outros resultados, à sua famosa classificação de regimes políticos, que relaciona a quantidade governantes (um, poucos ou muitos) com a qualidade do governo (bom ou ruim)”. Fonte: LACERDA, Gustavo Biscaia de. Introdução à Sociologia Política. Curitiba: Intersaberes, 2016. capítulo 1, adaptado.
	
	D
	Império e Monarquia
	
	E
	Principados e Repúblicas

Outros materiais

Outros materiais