Buscar

Atividade 07 - Direito Agrário - Resposta do professor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dos vários conceitos encontrados no artigo 4º do E.T., descreva qual deles busca proporcionar bens e serviços, aliando, ainda, programas educacionais. Encontra-se ele inserido no II PNRA? Justifique.
Aplica-se a questão em tela o conceito de Cooperativismo e Propriedade Familiar.
A Cooperativa Integral de Reforma Agrária (CIRA), prevista no artigo 4º, inciso VIII do Estatuto da Terra (Lei n. 4.504, de 30 de novembro de 1964), são sociedades de pessoas que visam proporcionar bens e serviços aos seus membros, bem como associar tal finalidade com programas educacionais. O cooperativismo encontra-se inserido no II PNRA, que procura colocar à disposição das famílias assentadas e das demais beneficiárias do plano os meios indispensáveis à exploração econômica da terra e para que obtenham renda suficiente para viver com dignidade, tais como: crédito; assistência técnica; apoio à comercialização e à agregação de valor; construção de infraestrutura produtiva, econômica e social, como água, saneamento básico, energia, via de escoamento da produção; além de outras políticas públicas que garantam a universalização do acesso a direitos fundamentais.
Como ocorre a citação do expropriado em um processo de desapropriação?
A citação do expropriando será feita na pessoa do proprietário do bem, ou do seu representante legal. Em se tratando de enfiteuse ou aforamento, serão citados os titulares do domínio útil e do domínio direto, exceto quando for contratante a União.
No caso de espólio, inexistindo inventariante, a citação será feita na pessoa do cônjuge sobrevivente ou na de qualquer herdeiro ou legatário que esteja na posse do imóvel. 
Serão intimados da ação os titulares de direitos reais sobre o imóvel desapropriando.
Serão ainda citados os confrontantes que, na fase administrativa elo procedimento expropriatório, tenham, fundamentadamente, contestado as divisões do imóvel expropriante. 
O autor, além de outras formas previstas na legislação processual civil, poderá requerer que a citação do expropriado seja feita pelo correio, através de carta com aviso de recepção, firmado pelo destinatário ou por seu representante legal.
Em se tratando de renovação de contrato agrário, é obrigatória a observância dos prazos mínimos de duração previstos na legislação agrária?
Os contratos agrários devem obedecer a prazos mínimos, em um sistema normativo tendo em vista amparar, sobretudo os arrendatários e os parceiros-outorgados, que, assim, podem fixar-se na terra por maior espaço de tempo, explorando de modo mais eficiente a agricultura ou a pecuária. O Estatuto da Terra não estatui prazos máximos para os contratos agrários, porém estabelece prazos mínimos, e, sendo observados tais prazos, outros, maiores, poderão ser fixados pelos contratantes. Justifica-se um prazo mínimo, sobretudo para se evitar o mau uso da terra

Continue navegando