Buscar

Atividade 01 Direitos Humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
UNIDADE: FACULDADE DE DIREITO.
CURSO: DIREITO.
Acadêmico: Francisco Bertine de Sousa RGM: 012.5988
ATIVIDADE I – 5º SEMESTRE – DIREITOS HUMANOS
Os direitos humanos no século XXI são marcados por estarem previstos nas constituições democráticas. Nessa perspectiva, os direitos antes abstratos passam a ser tratados como obrigações jurídicas. Comente sobre essa afirmação em pelo menos cinco linhas, com base no material de apoio.
resposta: Antes de serem reconhecidos como direitos, e positivados em uma constituição, os Direitos Humanos são considerados uma espécie de moral jurídica universal, são considerados direitos naturais que protegem todos os seres humanos, onde existem direitos de natureza supra estatal. Ao serem aceitos como parte da Constituição de um país, os mesmos se tornam direitos positivados e assumem a condição de direitos fundamentais, apesar de não perderem o seu status universal. Desse modo, confirmo que os direitos abstratos passam a ser tratados como obrigações jurídicas.
“direitos humanos” e “direitos fundamentais são expressões aceitas irrestritamente como sinônimas. Você concorda com essa afirmação? Responda em pelo menos cinco linhas.
resposta: Não. Esse tema é bastante debatido nos dias atuais, mas baseado na leitura do texto, existem vários distinções entre eles. Posso citar por exemplo os seguintes:
Os direitos fundamentais estão relacionados aos direitos humanos positivados na constituição de determinado estado (Por exemplo: A constituição Federal do Brasil de 1988). Enquanto, os Direitos Humanos estão relacionados com os documentos de direito internacional, não estando diretamente ligados a constituição de determinado país, e sim, para todos os povos e tempos.
Os Direitos Humanos estarão sempre ligados aos direitos da pessoa natural, em contrapartida, os Direitos Fundamentais podem ser atribuídos, além da pessoa natural (pessoa física), as pessoas jurídicas ou até mesmo aos animais.
Antes de serem positivados, os Direitos humanos estão ligados apenas a uma moral jurídica universal. Já os Direitos Fundamentais, que se encontram positivados na Constituição, concernem às pessoas como membros de um ente público concreto.
Baseado nessas “diferenças” e outras que aqui não foram abordadas, posso afirmar que Direitos Humanos e Direitos Fundamentais, apesar de estarem interligados, tem significados distintos.

Outros materiais