Buscar

ANALISE CRITICA - LIBERALISMO E REPUBLICANISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Direito
José Pedro dos S. de Queiroz 
 ANALISE CRITICA - republicanismo e o liberalismo
O republicanismo e o liberalismo tem interpretações diferentes. As duas correntes tem componentes diferentes e isso é perceptível em alguns conceitos citados pelos autores.
O que confunde na interpretação das correntes – republicanismo e liberalismo - são os conceitos parecidos em relação a concepção de liberdade, concepção de Estado e a de relação entre o indivíduo e a sociedade. Pois isso não fica explicito.
Percebemos no texto que republicanismo e o liberalismo tem uma relação entre si, ambos mostram que os indivíduos têm a liberdade, mas de formas diferentes. Como esclarecido no texto, o republicanismo demonstra uma liberdade mais restrita ao indivíduo, dando a ele liberdade com limites dentro de uma determinada sociedade. Já o liberalismo dá ao indivíduo uma forma mais liberal.
O liberalismo surgiu depois do republicanismo e lutou para ganhar espaço nas sociedades. 
É notável que na maioria das sociedades a corrente do republicanismo é mais respeitada por ser mais “rigorosa”, pois acreditam que é preciso mais leis para manter a ordem em uma sociedade.
É importante notar que mesmo que na maioria das sociedades prevaleça o republicanismo, em algumas o liberalismo “comanda”, pois a sociedade é diferente, eles tem uma cultura que necessita de menos limites, então mesmo que não tenham tantas leis para manter a organização, eles ainda são organizados, pois seus costumes e princípios são diferentes daquelas sociedades em que é preciso leis mais duras. É interessante citar que o liberalismo na atualidade funciona em algumas sociedades como a Holanda, Uruguai e etc.
Mas a corrente ideal seria o republicanismo, que forma as leis de acordo com os interesses de uma sociedade, só que a teoria na pratica não funciona.

Outros materiais