Buscar

QUESTIONARIO ORÇAMENTO PÚBLICO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 - O princípio orçamentário da exclusividade significa que: 
R- somente matéria de natureza financeira pode ser incluída na lei orçamentária 
2 - Quando o artigo 167 da Constituição Federal de 1988 afirma que é vedada a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, a que princípio orçamentário ele se refere? 
R- Não-afetação das Receitas 
3 - Enfatizar o objetivo do gasto e não se preocupar com a categoria econômica da despesa, demonstra que se trata de um orçamento: 
R- orçamento-programa 
4 - Podemos conceituar orçamento público de diversas formas e sob diferentes aspectos. A definição: "orçamento é um instrumento que visa a facilitar o controle dos fluxos de receitas e despesas", refere-se ao conceito: 
R- contábil 
5 - Orçamento público possui um fundamento legal. Nesta Lei se: 
R- estima as receitas e fixa as despesas 
6 - As previsões de receitas e fixação das despesas sempre se referem a um período limitado de tempo. Esse enunciado é definido pelo princípio da: 
R- anualidade 
7 - Nos termos da Lei Federal no 4.320/64, a Lei de Orçamento conterá a discriminação da receita e da despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios da: 
R- Unidade, Universalidade e Anualidade 
8 - Um requisito de todas as leis, base dos atos dos governos democráticos é a publicação dessas leis para o conhecimento geral da comunidade. O orçamento público, enquanto uma lei, também se submete a esse requisito. Isto é o que se denomina de Princípio da: 
R- Publicidade. 
9 - No que concerne à Lei Orçamentária Anual, analise: 
I. Conterá reserva de contingência, cuja forma de utilização e montante, definidos com base na receita corrente líquida, serão estabelecidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
II. Compreenderá o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.
III. Estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. 
IV. Incluirá as despesas relativas às fundações instituídas e mantidas pelo poder público.
É verdadeiro anuir que: 
R- estão corretas as assertivas I, II e IV. 
10 - Com relação ao orçamento público no Brasil, é correto afirmar que: 
R- O Congresso Nacional pode efetuar reestimativa da receita para aumentar o valor da proposta encaminhada pelo Poder Executivo, desde que resulte de erro ou omissão de ordem técnica ou legal; 
11 - Em relação à sua composição, A LOA compreenderá: 
R- O orçamento fiscal, O orçamento de investimento e O orçamento de seguridade social; 
12 - Em nível federal, as fases da discussão, votação e aprovação do orçamento são prerrogativas exclusivas: 
R- do Poder Legislativo. 
13 - A concretização dos objetivos e metas estabelecidas no PPA, expressando as políticas desenvolvidas pela entidade pública por meio do cumprimento ano a ano das etapas do PPA, em consonância com o que foi estabelecido na LDO é a finalidade: 
R- da LOA 
14 - o orçamento fiscal referente aos Poderes Executivos, seus Fundos, Órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta, inclusive Fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público faz parte: 
R- da LOA 
15 - A sanção e a promulgação da Lei do Orçamento Anual são prerrogativas exclusivas: 
R- do Chefe do Poder Executivo 
16 - a fixação de objetivos concretos para o período considerado, bem como o cálculo dos recursos humanos, materiais e financeiros, necessários à sua materialização e concretização é feita: 
R- na elaboração do orçamento 
17 - A Constituição Federal instituiu o Plano Plurianual - PPA e a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n. 101/2000) ratificou sua obri gatoriedade para todos os entes da federação. De acordo com a Constituição e os últimos planos aprovados para o governo federal, indique a opção incorreta. 
R- Após a Constituição Federal, não há mais a possibilidade da existência de planos e programas nacionais, regionais e setoriais, devendo ser consolidado em um único instrumento de planejamento que é o PPA. 
18 - Qual o instrumento de planejamento de médio prazo que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes, e para as relativas aos programas de duração continuada. Retrata em visão macro, as intenções do gestor público para um período de quatro anos, podendo ser revisado a cada ano? 
R- PPA 
19 - Durante a fase de elaboração orçamentária, ou seja, o planejamento, as opções e decisões que se têm disponíveis, podem ser classificados segundo o processo decisório. Quando os objetivos são estabelecidos em função das necessidades, sem maior consideração aos meios estamos falando do processo: 
R- descendente 
20 - É considerado como instrumento de planejamento de médio prazo: 
R- O PPA 
21 - O instrumento de planejamento de médio prazo que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada é conhecido como: 
R- PPA 
22 - Não deverá fazer parte do Anexo de Metas Fiscais da LDO 
R- reserva de contingência; 
23 - Qual dos seguintes itens não deve estar contido na LDO? 
R- Demonstração da evolução da dívida consolidada nos últimos três anos 
24 - As metas e prioridades da administração Pública Federal para o exercício financeiro subsequente são estabelecidas: 
R- na Lei de Diretrizes Orçamentárias; 
25 - Em Orçamento Público, o resultado que corresponde à diferença entre todas as receitas arrecadadas e as despesas empenhadas, incluindo pagamentos de parcelas do principal e dos juros da dívida, bem como as receitas financeiras obtidas, é chamado de resultado: 
R- Nominal 
26 - Em Orçamento Público, o resultado que corresponde à diferença entre as receitas arrecadadas e as despesas empenhadas, não considerando o pagamento do principal e dos juros da dívida, tampouco as receitas financeiras, é chamado de resultado: 
R- Primário 
27 - Segundo a assertiva: estabelecerá as metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes. Estamos falando de: 
R- Anexo de Metas Fiscais 
28 - A LRF não trouxe inovações quanto aos prazos para envio das peças orçamentárias. Sendo assim, qual das peças abaixo discriminadas terá necessariamente vigência até o final do exercício seguinte ao de sua aprovação? 
R- Lei de Diretrizes Orçamentárias 
29 - Na Legislação que impacta no Orçamento público, o elo entre o planejamento estratégico (PPA) e o planejamento operacional (LOA) é chamado de: 
R- LDO 
30 - Escolha a opção que contenha as fases do ciclo orçamentário em sua ordem correta. 
R- Elaboração, aprovação, execução, avaliação. 
31 - O Instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concerne para a expansão ou aperfeiçoamento da ação de governo é conhecido como: 
R- projeto 
32 - A despesa pública pode ser classificada quanto a: 
R- natureza - em orçamentária e extra-orçamentária 
33 - Como se processa a extinção da despesa ? 
R- Com o pagamento. 
34 - O ato de autoridade competente que cria para o Estado a obrigação de pagamento de despesa pública independente de implementação é 
R- o Empenho. 
35 - As despesas orçamentárias são aquelas : 
R- Cuja realização depende de autorização legislativa e integra o orçamento. 
36 - De acordo com a Lei 4.320/64, são consideradas despesas correntes : 
R- Despesas de custeio, transferências correntes. 
37 - É ingresso de recursos classificado como receita de capital, de acordo com as normas estatuídas pela Lei no 4.320/64, 
R- o resultado
da alienação de bens móveis e imóveis. 
38 - A entrega ao credor de recursos equivalentes à dívida líquida, mediante ordem bancária, corresponde ao estágio da despesa pública denominado: 
R- Pagamento. 
39 - No orçamento público da entidade executora da despesa, dotações para a manutenção de serviços anteriormente criados, inclusive para atender obras de conservação e adaptação de bens imóveis, classificam-se como: 
R- despesas de custeio. 
40 - As autorizações de despesas públicas são feitas através dos chamados créditos orçamentários, que dão a possibilidade ao poder público de adquirir bens ou serviços. Quando essas autorizações forem insuficientes ou inexistentes, dar-se-á origem aos créditos adicionais, os quais podem ser de três diferentes tipos: 
R- Especiais, Extraordinários e Suplementares. 
41 - O reforço de dotação orçamentária que se tornou insuficiente durante a execução do orçamento será efetuado por meio de Créditos: 
R- Suplementares 
42- Para apuração de superávit financeiro em balanço patrimonial de exercício anterior, visando verificar a disponibilidades de recursos para abertura de créditos suplementares ou especiais nos termos do art. 43 da Lei nº 4.320/64, as contas de ativos e passivos são classificadas em dois grupos: 
R- financeiro e não financeiro. 
43 - Em relação aos créditos adicionais, é correto afirmar: 
R- a vigência restringe-se ao exercício financeiro em que foram autorizados, exceto os créditos especiais e extraordinários, abertos nos últimos quatro meses do exercício financeiro, que poderão ter seus saldos reabertos por instrumento legal apropriado, situação na qual a vigência fica prorrogada até o término do exercício financeiro subsequente. 
44 - Em relação aos créditos especiais e extraordinários, podemos afirmar que: 
R- podem ser reabertos no exercício seguinte, desde que autorizados a partir do mês de setembro. 
45 - A autorização de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei do Orçamento corresponde respectivamente aos créditos adicionais: 
R- especiais e suplementares 
46 - Para apuração de superávit financeiro em balanço patrimonial de exercício anterior, visando verificar a disponibilidade de recursos para abertura de créditos suplementares ou especiais nos termos do art. 43 da Lei nº 4.320/64, as contas de ativos e passivos são classificadas em dois grupos: 
R- financeiro e não financeiro. 
47 - Um prefeito decidiu comprar duas ambulâncias para os hospitais públicos do seu município. Preliminarmente à realização da despesa, o contador verificou que na Lei Orçamentária Anual do exercício não consta dotação específica 
para tal fim. Que tipo de crédito adicional é necessário para viabilizar a aquisição das ambulâncias? 
R- Especial 
48 - As classificações orçamentárias são essenciais para: a programação, a execução, o acompanhamento, o controle e a avaliação da atividade financeira do Estado. Em relação à receita, indique nas alternativas abaixo aquela que representa uma destas classificações para a RECEITA: 
R- segundo sua natureza 
49 - Quanto à sua natureza, as receitas públicas podem ser orçamentárias e extra-orçamentárias. A receita orçamentária subdivide-se em duas outras classificações. Assinale a alternativa correta: 
r- receitas correntes e receitas de capital . 
50 - São consideradas receitas extra-orçamentária, as provenientes de: 
R- caução em dinheiro; 
51 - O estágio da receita denominado RECOLHIMENTO consiste: 
R- na entrega dos valores arrecadados ao Tesouro Público 
52 - O ato através do qual são pagos os tributos ou as diversas receitas aos agentes competentes, denomina-se: 
R- Arrecadação 
53 - Os estágios da receita são etapas consubstanciadas nas ações desenvolvidas e percorridas pelos Órgãos e repartições encarregados de executá-las. O regulamento de contabilidade pública dispõe que a receita percorre três estágios, porém alguns estudiosos discordam considerando 4 estágios para a receita pública. Assinale a alternativa correta que corresponde aos quatro estágios da Receita pública. 
R- previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento. 
54 - Com relação ao estágio de lançamento da receita pública, a modalidade em que a constituição do crédito é feita sem prévio exame da autoridade, cabendo ao contribuinte (sujeito passivo) apurar, informar e pagar a parcela referente à obrigação tributária, denomina-se: 
R- lançamento por homologação 
55 - O estágio da receita pública denominado RECOLHIMENTO consiste: 
R- na entrega dos valores arrecadados ao tesouro público 
56 - Os destaques e as provisões de crédito são feitos através do documento denominado: 
R- Nota de Crédito 
57 - Dentro do processo de descentralização de recursos financeiros da Administração Pública Federal, as solicitações de recursos financeiros são apresentadas e aprovadas em categorias de gasto. Entre as opções a seguir, assinale aquela que apresenta uma dessas categorias de gastos: 
R- Outras Despesas Correntes 
58 - A descentralização de créditos orçamentários tem como objetivo dar maior agilidade e flexibilidade na execução da despesa e pode ser de dois tipos: 
R- descentralização interna e descentralização externa 
59 - Considere as três afirmativas seguir: 
I - O ingresso nos cofres públicos, dos recursos financeiros que o governo arrecada dos contribuintes, nem sempre coincide, no tempo, com as necessidades de realização de desembolso para pagamento das despesas públicas; 
II - A programação financeira do Governo federal é realiza em três níveis: Órgão Central; Órgãos Setoriais de Programação Financeira e Unidades Gestoras Executoras; 
III - O Limite de Saque com Vinculação de Pagamento consiste no processo pelo qual a STN limita e controla os pagamentos com o objetivo de assegurar a vinculação da liberação com a correspondente despesa, segundo os limites previamente autorizados para cada categoria de gasto. Assinale a opção verdadeira: 
R- todas as afirmativas estão corretas . 
60 - A STN recebe as Proposta de Programação Financeira (PPF) dos OSPF e gera uma PPF CONSOLIDADA, com observância de alguns critérios. Entre as opções abaixo, assinale aquela que NÃO representa um critério utilizado pela STN. 
R- Orientação política emanada do Congresso Nacional 
61 - A descentralização de créditos tem como objetivo dar maior agilidade e flexibilidade na execução da despesa e, consequentemente, das ações orçamentárias que integram o programa de trabalho. A descentralização de crédito pode ser de dois tipos: 
R- Interna e externa 
62 - O princípio que estabelece que nos procedimentos de licitaçã o os licitantes e a Administração Pública devem observar as regras estabelecidas nas normas e princípios, em vigor, é o: 
R- Princípio da Legalidade. 
63 - Considere as seguintes afirmativas: 
I - A licitação tem como objetivo selecionar, para a Administração Pública, a proposta de menor preço. 
II - Em obediência aos princípios da transparência e da publicidade, os interessados podem, em qualquer momento, ter conhecimento do processo licitatório. 
III - Segundo o princípio da Vinculação ao Instrumento Convocatório, nada poderá ser criado ou feito sem que haja previsão no instrumento de convocação. Assinale a opção verdadeira: 
R- apenas as afirmativas II e III estão corretas. 
64 - Nos processos licitatórios, os administradores devem observar critérios objetivos, definidos no ato convocatório, para avaliação da documentação e das propostas, afastando a possibilidade do julgador utilizar-se de fatores subjetivos ou de critérios não previstos no instrumento de convocação, ainda que em benefício da própria Administração. Esta afirmativa se refere ao princípio da: 
R- Julgamento 
65 - A modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto, é denominada: 
R- Concorrência 
66 - O artigo 22 da Lei nº
8.666/93, estabelece cinco modalidades de licitação. Além disso, a Lei nº 10.520/02 acrescentou mais uma modalidade, perfazendo um total de seis. Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO representa uma modalidade de licitação: 
R- Chamada pública 
67 - Em casos especiais a licitação pode ser dispensada ou se mostrar inexigível em razão de variados fatores. Entre as opções a seguir, assinale aquela que NÃO representa uma situação que justifique a dispensa ou inexigibilidade de realização da licitação: 
R- quando não houver dotação orçamentária para realizar a licitação.
DISCURSIVAS
1 - O art. 37 da Constituição Federal determina que a Administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá a alguns principio. Indique-os: 
Gabarito: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. 
2 - Conceitue Orçamento Público 
Gabarito: O Orçamento público é um instrumento de planejamento e execução das Finanças públicas. Na atualidade o conceito está intimamente ligado à previsão das Receitas e fixação das Despesas públicas. No Brasil, sua natureza jurídica é considerada como sendo de lei em sentido formal, apenas. Isso guarda relação com o caráter meramente autorizativo das despesas públicas ali previstas. O orçamento contem estimativa das receitas e autorização para realização de despesas da administração pública direta e indireta em um determinado exercício, que, no Brasil, coincide como o ano civil. 
3 - As classificações orçamentárias são essenciais para: a programação, a execução, o acompanhamento, o controle e a avaliação da atividade financeira do Estado. Diferencie a classificação Institucional da funcional em relação às Despesas: 
Gabarito: - Classificação Institucional (Corresponde aos Órgãos e suas respectivas Unidades 
Orçamentárias). - Classificação Funcional (Trata-se de uma classificação independente dos programas. Suas subfunções também podem ser combinadas com funções diferentes daquelas a que estejam vinculadas. 
4 - Toda pessoa física que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre bens e valores públicos da União e das Entidades da Administração Indireta terá de justificar seu bom e regular emprego na conformidade das leis, regulamentos e normas emanadas das Autoridades Administrativas competentes. Pela legislação orçamentária e financeira estão sujeitos ao levantamento de contas na Administração Indireta: 
Gabarito: Na administração Indireta: Administradores ou dirigentes das entidades seguintes: autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista. 
5 - Defina créditos orçamentários. 
Gabarito: São aqueles aprovados pelo Legislativo na lei do orçamento e provêm de recursos do Tesouro e de outras fontes. 
6 - A Constituição Federal trata da fiscalização contábil, financeira e orçamentária na Seção IX do Capítulo 1 do Título IV. Nos termos do art. 70, ¿A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder¿. O CONTROLE EXTERNO É O EXERCIDO NO ÂMBITO DO CONGRESSO NACIONAL, com o auxílio do Tribunal de Contas da União, o qual possui diversas competências. Indique no espaço a seguir 3 destas competências 
Gabarito: O aluno deve indicar 3 destas 9 competências: I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio, que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento; II - julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo poder público federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público; III - apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título, na administração direta e indireta, incluídas as fundações instituídas e mantidas pelo poder público, excetuadas as nomeações para cargo de provimento em comissão, bem como a das concessões de aposentadorias, reformas e pensões, ressalvadas as melhorias posteriores que não alterem o fundamento legal do ato concessório; 
7 - Conceitue Despesa Pública 
Gabarito: Despesa pública é o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos para custear os serviços públicos (despesas correntes) prestados à sociedade ou para a realização de investimentos (despesas de capital). As despesas públicas devem ser autorizadas pelo Poder legislativo, através do ato administrativo chamado orçamento público.
8 – Conceitua sistema de contas
Gabarito: O Plano de Contas Único consiste numa estruturação ordenada e sistematizada das contas utilizáveis em toda a Administração Pública Federal e compõe-se das seguintes partes básicas: 1) relação das contas agrupadas segundo suas funções; 2) descrição das funções das contas; 3) indicação do mecanismo de débito e crédito de cada conta.
9 - Conceitue princípios orçamentários 
Gabarito: Os princípios são premissas e linhas norteadoras de ação a serem observadas na concepção da proposta de orçamento. Sua principal finalidade é disciplinar e orientar a ação dos governantes. 
10 - Conceitue Receita Pública
Gabarito: Receita Pública é a soma de ingressos, impostos, taxas, contribuições e outras fontes
de recursos, arrecadados para atender às despesas públicas. A Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, representa o marco fundamental da Classificação da Receita Pública Orçamentária. No capítulo II da referida Lei, intitulado ¿DA RECEITA¿, o texto legal trata das entidades de Direito Público interno, ou seja, da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e respectivas autarquias, explicitando em seu próprio corpo, no art. 11, § 4º, a discriminação das fontes de receitas pelas duas categorias econômicas básicas, as receitas correntes e as receitas de capital. Ainda no próprio texto, o art. 8º, § 1º, estabelece que os itens da discriminação da receita mencionados no art. 11 serão identificados por números de código decimal, na forma do Anexo III da referida Lei. O conjunto de informações que formam o código é conhecido como classificação por natureza de receita.
11 - Conceitue Balanço Público
Gabarito: O Balanço financeiro público é a demonstração contábil pública que evidencia os totais anuais (ou do período em questão) das receitas e despesas orçamentárias e extra-orçamentárias executadas, bem como os saldos das disponibilidades (caixa e bancos) que foram recebidas do exercício anterior e os que ser ão passados para o exercício seguinte. O modelo oficial é o anexo 13 da Lei 4.320/64, modificado pela Portaria STN n.749 de 15 de dezembro de 2009.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando