Buscar

APOL NOTA 100 Fonetica e Fonologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL – NOTA 100
Disciplina(s):
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa
Questão 1/5 - Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa
Atente para a seguinte definição:
“Fonema [é a] unidade sonora vocálica ou consonantal que se distingue funcionalmente de outras unidades sonoras da língua. Dois sons podem ser classificados como fonemas quando estão em contraste e oposição. Ou seja, são sons diferentes em um mesmo contexto, em palavras com significados diferentes. Por exemplo, os segmentos /f/ e /v/ são fonemas em português e o contraste é demonstrado pelo par mínimo faca e vaca”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, ThaïsCristófaro; colaboradoras GUIMARÃES, Daniela Oliveira Guimarães; CANTONI, Maria Mendes. Dicionário de fonética e fonologia. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2011. p. 109.
Considerando a dada definição de fonema e os conteúdos abordados nas videoaulas e no livro-base Fonética e fonologia da língua portuguesa a propósito do valor contrastivo dos fonemas de um sistema linguístico, analise as asserções a seguir:
I. O fonema, considerando-se a noção atual do termo, é uma unidade abstrata com valor contrastivo em uma dada língua, ou seja, ele só existe por oposição a outra unidade. (p.70) V
II. O fonema tem valor contrastivo, pois somente é caracterizado como fonema se estiver em oposição a outro som. (p.71) V
III. No português no Brasil, a única distinção entre as palavras cata e gata, por exemplo, é o primeiro segmento: [k] e [g]. Portanto, pode-se dizer que /k/ e /g/ são fonemas, pois, ao usarmos um som ou outro, o significado da palavra permanece o mesmo. (p.71) F
Agora, selecione a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s):
	
	A
	Apenas I e III estão corretas.
	
	B
	Apenas II e III estão corretas.
	
	C
	Apenas I e II estão corretas. xx certa
	
	D
	Apenas III está correta.
	
	E
	Apenas I está correta.
Questão 2/5 - Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa
Leia o trecho de texto a seguir:
“As consoantes são os segmentos que se realizam por obstrução total ou parcial da passagem do ar nas cavidades faríngea ou bucal [...]. Na língua portuguesa, caracterizam-se por serem assilábicas, sempre se apresentando em posições periféricas da sílaba, assim como as semivogais, pois o centro da sílaba é sempre ocupado por uma vogal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIAS, Luzia Schalkoski; GOMES, Maria Lúcia de Castro. Estudos Linguísticos: dos Problemas estruturais aos novos campos de pesquisa. Curitiba: IBPEX, 2008. p. 86.
Levando em consideração os conteúdos das videoaulas e do livro-base Fonética e fonologia da língua portuguesa a respeito do modo de articulação das consoantes, relacione cada um dos modos de articulação listados a seguir com seus respectivos exemplos, observando as consoantes destacadas:
(1) Oclusiva nasal: bloqueio total da passagem do ar na cavidade nasal.
(2) Retroflexa: bloqueio parcial da passagem do ar.
(3) Lateral: bloqueio parcial com passagem do ar pela lateral da boca.
(4) Fricativa: bloqueio parcial da passagem do ar, causando fricção.
(5) Oclusiva oral: bloqueio total da passagem do ar na cavidade oral.
( )Sapo, Zona.
( ) Bolo, Pato.
( ) gaNHa, Mala.
( ) poRta, paRto (pronunciadas no dialeto popularmente chamado de “caipira”).
( ) Lã, caLHa. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: (p.27)
	
	A
	3 – 2 – 1 – 4 – 5.
	
	B
	4 – 5 – 1 – 2 – 3. xx certa
	
	C
	4 – 1 – 5 – 2 – 3.
	
	D
	4 – 5 – 3 – 2 – 4.
	
	E
	5 – 4 – 1 – 3 – 2.
Questão 3/5 - Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa
Considere a seguinte citação:
“Fricativo: são os sons produzidos por uma aproximação dos articuladores, estreitando o trato vocal de modo que o ar sai produzindo fricção. Exemplos de sons fricativos são os sons consonantais de fava, sã e chave”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Raquel Santana; SOUZA, Paulo Chagas de. Fonética. In: FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à linguística II: princípios de análise. 4 ed., p. 9-31. São Paulo: Contexto, 2008. p. 21.
Tendo em vista os conteúdos das videoaulas e do livro-base Fonética e fonologia da língua portuguesa sobre as consoantes fricativas do português brasileiro, analise as assertivas que seguem:
I. As consoantes fricativas labiodentais (como em “foca” e “vida”) são produzidas de maneira uniforme nos dialetos do português no Brasil.
II. As consoantes fricativas alveolares (como em “sopa” e “zunido”) e as alveolares palatais (como em “chato” e “jato”) são realizadas uniformemente nos dialetos do português do Brasil, contudo, somente quando estão em início de sílaba.
III. As consoantes fricativas alveolares, quando aparecem no fim da sílaba (como em “rasga” e “pasta”), são produzidas de maneira uniforme no português brasileiro.
IV. A consoante fricativa glotal desvozeada (como em “raça” e “farra”) é produzida pela maioria dos dialetos brasileiros quando a ortografia traz um ou dois “erres”, mas somente em posição de início de sílaba.
V. A letra “r” em português é realizada de uma única maneira, independentemente de sua posição na palavra e do dialeto.
Agora, escolha a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
	
	A
	I, III e V, somente.
	
	B
	II e V, somente.
	
	C
	I, e V, somente.
	
	D
	I, II e IV, somente. xx certa (p.50)
	
	E
	I, II, III e IV, somente.
Questão 4/5 - Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa
Leia o excerto de texto a seguir:
“Africada: Na fase inicial da produção de uma africada os articuladores produzem uma obstrução completa na passagem da corrente de ar através da boca e o véu palatino encontra-se levantado (como nas oclusivas). Na fase final dessa obstrução (quando se dá a soltura da oclusão) ocorre então uma fricção decorrente da passagem central da corrente de ar (como nas fricativas)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, ThaïsCristófaro. Fonética e Fonologia do Português: Roteiro de estudos e guia de exercícios. 7 ed. São Paulo: Contexto, 2003. p. 33.
Levando em consideração os conteúdos das videoaulas e do livro-base Fonética e fonologia da língua portuguesa sobre as consoantes africadas do português brasileiro, coloque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas.
(   ) As consoantes africadas são uma combinação de uma oclusiva com uma vibrante, por isso que o bloqueio da passagem do ar é inicialmente total e depois parcial.
(  ) Nas consoantes africadas, o bloqueio da passagem do ar é total, seguido de parcial, causando fricção.
(  ) São exemplos de consoantes africadas as palavras time e dica, em dialetos em que se pronuncia “tchia” e “djia” para “tia” e “dia”.
(   ) Nas palavras “caro” e “barata”, as consoantes destacadas são africadas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – V – V
	
	B
	F – V – F – F
	
	C
	F – V – V – F xx certa (p. 27-28)
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	F – V – F – V
Questão 5/5 - Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa
Considere a seguinte afirmação:
“Muitas pessoas se perguntam por que tratar a fonética e a fonologia em capítulos separados se ambas estudam os sons usados na fala e, no entanto, muitos linguistas defendem que elas deveriam ser tratadas juntas. Porém, a decisão de separá-las decorre da forma como elas estudam os sons”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA JÚNIOR, Marco Antônio Façanha da. Linguística: Relação entre fonética e fonologia. Link: http://www.webartigos.com/artigos/linguistica-relacao-entre-fonetica-e-fonologia/39127/#ixzz4HVL28KT4. Acesso em 16 ago. 2016.
Tendo em vista os conteúdos das videoaulas e do livro-base Fonética e fonologia da língua portuguesa sobre fonética e fonologia, relacione corretamente essas duas partes da linguísticacom suas respectivas características.
1. Fonética.
2. Fonologia.
(   ) É um sistema fonológico, sendo que cada língua tem o seu. p.8
(  ) Se ocupa da descrição do fone a partir de sua articulação, das suas propriedades físicas e da percepção que temos dele. p.70
(   ) Seu papel é o de descrever a maneira pela qual os segmentos organizam-se em cada língua. p.167
(   ) É a parte da linguística que descreve e explica como os sons da fala são produzidos e percebidos, tornando possível uma das atividades mais importantes que o ser humano desempenha: a comunicação. p.17
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	2 – 1 – 2 – 1 xx certa
	
	B
	2 – 2 – 1 – 1
	
	C
	1 – 1 – 2 – 2
	
	D
	1 – 2 – 2 – 1
	
	E
	1 – 2 – 1 – 2

Outros materiais