Buscar

Estaca raiz

Prévia do material em texto

Estaca Raiz
A Estaca Raiz é uma estaca argamassada "in loco" e de elevada tensão de trabalho do fuste. Caracteriza-se principalmente por ser uma estaca executada com o emprego de revestimento, que permite atingir grandes comprimentos, em rocha ou em solo. 
Indicada para qualquer tipo de terreno, a técnica de estaca raiz é especialmente empregada em solos rochosos e em canteiros que apresentam dificuldade de acesso a equipamentos de maior porte, como bate-estacas e perfuratrizes para hélice contínua. O processo executivo desta estaca não causa vibrações, o que permite empregá-la em qualquer situação de obra industrial. Quando há necessidade de atravessar matacões, blocos de concreto ou embuti-las em rocha, a perfuração é complementada com uso de martelo hidráulico, até atingir a profundidade desejada.
Sua instalação é realizada em etapas, que incluem a perfuração do solo com o auxílio de circulação de água, a instalação da armadura, o preenchimento desta com argamassa e a remoção de revestimento com a utilização de gás comprimido. 
A estaca raiz pode ser executava verticalmente ou de forma inclinada, sendo um produto bastante versátil e de extrema eficiência. Essa estaca é indicada também para a realização de fundações em áreas pequena, e pode ser instalada com equipamentos de médio e pequeno porte. 
O diâmetro das estacas varia entre 10 cm e 50 cm e, quanto maior a medida, maior a carga usual de trabalho à compressão que elas suportam. Com a modernização dos equipamentos de execução, é possível projetar estacas com capacidade de carga à compressão de até 200 Tf, dependendo do diâmetro final delas. Esse tipo de sistema pode ser executado na vertical ou em posição inclinada e permite alcançar profundidades de até 60 m.
Execução
A execução desse tipo de estaca compreende a seguinte sequência: perfuração auxiliada por circulação de água, instalação da armadura, preenchimento do furo com argamassa, e remoção do revestimento e aplicação de golpes de ar comprimido. 
A perfuração, executada na vertical ou inclinada por equipamentos perfuratrizes, é realizada por rotação de tubos rosqueados à medida que a perfuração avança, sendo a tubulação posteriormente recuperada. Para possibilitar a perfuração dos mais diversos materiais (alvenaria, concreto ou rocha), utilizam-se martelos de fundo acionados por ar comprimido. Um cuidado importante nessa etapa é verificar o material que sai pelo tubo para conferir se é o mesmo tipo de solo indicado nas sondagens SPT.
Após a perfuração atingir a cota de projeto, instala-se a armadura com o auxílio do guincho auxiliar da perfuratriz. A armadura pode ser constituída de uma ou mais barras montadas em feixe ou gaiolas conforme especificado pelo projeto estrutural da estaca.
Uma vez instalada a armadura, é introduzido o tubo de injeção até o final da perfuração para proceder à injeção, de baixo para cima, até que a argamassa extravase pela boca do tubo de revestimento, garantindo-se assim que a água ou a lama de perfuração seja substituída pela argamassa. Esta é confeccionada em misturador de alta turbulência, geralmente acionado por moto bomba, para garantir a homogeneidade da mistura.
Completado o preenchimento da argamassa, é rosqueado na extremidade superior do revestimento um tampão metálico ligado a um compressor para permitir aplicar golpes de ar comprimido durante a extração do revestimento. À medida que os tubos vão sendo extraídos, o nível da argamassa vai abaixando, necessitando ser completado antes da aplicação de novo golpe de ar comprimido.
Vantagens
As estacas raiz suportam grandes cargas de compressão e de tração, ela pode atingir grandes profundidades, pode ser executada tanto em solo quanto em rocha e não provoca ruídos e vibrações, pode ser executada com maiores inclinações (0º a 90º), pode ser um reforço para as fundações já executadas, chega a lugares de difícil acesso e pode ser executada em obras de pequeno porte.
Desvantagens
O custo da estaca raiz é elevado, alto custo da mão de obra especializada, baixa produtividade por ser um equipamento compacto para entrar em locais de difícil acesso, tem um alto consumo de cimento e ferragens, causa impactos ambientais, e tem um desperdício de água elevado.

Continue navegando