Buscar

Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância e inclusão

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SEMINÁRIOS INTEGRADOS
AULA 5
Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância e inclusão
NA ORIGEM, a ideia ou conceito de sociodiversidade foi elaborado pela Antropologia. 
NO SENTIDO SOCIOLÓGICO, pode-se estudar ou compreender a abrangência da ideia ou conceito de sociodiversidade além das questões étnicas e raciais. 
Sociodiversidade é a posse de recursos sociais próprios, de modelos diferentes de autoridade política, de acesso a terra ou de padrão habitacional, de hierarquias próprias de valores ou prestígio.
Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância e inclusão
Sociodiversidade é a convivência pacífica de diversas sociedades distintas, como o Brasil que é uma grande mistura de etnias, raças, religiões e etc.
SOCIODIVERSIDADE É RIQUEZA CULTURAL. Quanto mais sociodiversificada for uma sociedade mais ela será rica culturalmente. Ao invés de querermos o mesmo, o homogêneo como padrão, pode-se ganhar muito mais se incluirmos e tolerarmos o diferente, seja ele indio, estrangeiro, negro, homossexual ou portador de necessidades especiais. 
Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância e inclusão 
AS SOCIEDADES DIVERSIFICADAS, mesmo estando organizadas para a realização do bem comum, não estão isentas de conflitos. Os casos de intolerância ou rejeição do outro não são tão raros assim: aqui e ali podem aparecer casos de xenofobia, discriminação ou preconceito. Isto porque a inexistência de conflitos é uma utopia. 
Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância e inclusão
Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância e inclusão
O multiculturalismo é a convivência pacífica de várias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno social diretamente relacionado com a globalização e as sociedades pós-modernas.
 A ideia de um grupo multicultural pressupõe que os grupos culturais estariam cada vez mais interligados, em função do crescente contato que as culturas têm entre si e a quase inexistência de grupos isolados. 
Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância e inclusão
Crítica ao Multiculturalismo: forma moderna de luta político-econômica que fomenta a miscigenação. Visando a massificação dos indivíduos, retirando-lhes todas as suas referências e ligações culturais, este recente movimento filosófico abre a porta à globalização quer econômica, defendida pelos liberais moderados, quer cultural, defendida pelos revolucionários. Uns e outros, por motivos diferentes, veem interesses no desenraizamento humano.
Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância e inclusão
Crítica ao Multiculturalismo:
Contudo a experiência do multiculturalismo não é positiva, pois os confrontos entre os diferentes grupos étnicos são frequentes. Como consequência aumenta o desespero, a infelicidade, a depressão e a criminalidade. 
O multiculturalismo mata a diferença e provocará a extinção da riqueza tradicional como os costumes e os povos menos adaptados às mudanças antinaturais.
Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância e inclusão
INCLUSÃO - Tal movimento teve início a partir da década de 80, mais precisamente em 1981, quando a Organização das Nações Unidas – ONU, realizou o Ano Internacional das Pessoas Deficientes.
O conceito de inclusão se expande à medida que não somente defende grupos de pessoas com deficiência, mas também reivindica igualdade de direitos para todos os cidadãos que, por um motivo qualquer, estejam excluídos de um ambiente social e dos serviços oferecidos pela sociedade.
Caminha, portanto, no sentido de uma “sociedade para todos” e do reconhecimento de que a sociedade deve ser plural e aberta às diferenças.
Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância e exclusão
Tolerância:
Vem do latim tolerare (sustentar, suportar), é um termo que define o grau de aceitação diante de um elemento contrário a uma regra moral ou cultural. É definido como a capacidade de uma pessoa ou grupo social de aceitar outra pessoa ou grupo social.
VIOLÊNCIA
Violência urbana é a expressão que designa o fenômeno social de comportamento deliberadamente transgressor e agressivo ocorrido em função do convívio urbano. 
A violência urbana tem algumas qualidades que a diferencia de outros tipos de violência.
Se desencadeia em consequência das condições de vida e do convívio no espaço urbano. Sua manifestação mais evidente é o alto índice de criminalidade.
A violência urbana mais constante é a infração dos códigos elementares de conduta civilizada.
CODÍGO DE ÉTICA DOS PSICÓLOGOS
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando