Buscar

A ação dos agentes agressores

Prévia do material em texto

A ação dos agentes agressores, independente da sua origem, ocorre a partir de dois mecanismos básicos: a)__________, a partir de modificações moleculares que se traduzem em modificações estruturais; b) __________, a partir de processos de adaptação que quando ativados acarretam a neutralização ou a eliminação da agressão, viabilizam modificações em nível molecular que ocasionam alterações estruturais. A opção que corretamente completa as lacunas em (a) e (b) são respectivamente:
		
	
	
	
	 
	Ação direta e Ação indireta
	
	
	Ação estrutural e Ação molecular
	
	
	Ação indireta e Ação direta
	
	
	Ação horizontal e Ação Vertical
	
	
	Ação molecular e Ação estrutural
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		As lesões celulares são consideradas em dois grupos: lesões (x) e (y) As incógnitas X e Y podem ser substituídas por:
		
	
	
	
	
	Horizontais e Verticais
	
	 
	Letais e Não-Letais
	
	
	Completas e Incompletas
	
	
	Inteiras e Fragmentadas
	
	
	Conhecidas e Desconhecidas
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Saúde e normalidade  não apresentam  o mesmo significado. A palavra saúde é empregada relacionada ao indivíduo, enquanto o termo normalidade é aplicado à:
		
	
	
	
	
	parâmetros de parte apenas estrutural, estabelecido a partir da média de várias observações de um determinado parâmetro, utilizando-se para o seu cálculo métodos estatísticos.
	
	
	parâmetros de parte apenas morfológica, estabelecido a partir da média de várias observações de um determinado parâmetro, utilizando-se para o seu cálculo métodos estatísticos.
	
	
	parâmetros de parte apenas fisiológica, estabelecido a partir da média de várias observações de um determinado parâmetro, utilizando-se para o seu cálculo métodos estatísticos.
	
	 
	parâmetros de parte estrutural ou funcional, estabelecido a partir da média de várias observações de um determinado parâmetro, utilizando-se para o seu cálculo métodos estatísticos.
	
	
	parâmetros de parte apenas funcional, estabelecido a partir da média de várias observações de um determinado parâmetro, utilizando-se para o seu cálculo métodos estatísticos.
	
	
	
		4.
		Com relação aos métodos citopatológicos e histopatológicos é correto afirmar que:
		
	
	
	
	
	O método histopatológico é menos invasivo e mais barato que o método citopatológico.
	
	
	Em casos de neoplasias o método citopatológico gera um diagnóstico conclusivo mesmo sem complementação com outros método de estudo.
	
	
	Todas as afirmativas antriores estão erradas.
	
	
	Os métodos citopatológicos são pouco invasivos e mais dispendiosos que os métodos histopatológicos porém seu resultado é conclusivo em casos de neoplasias
	
	 
	Os métodos histopatológicos são invasivos e mais caros que os métodos citopatológicos e em casos de neoplasias seus resultados são melhores.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		São agentes etiológicos FÍSICOS de lesões, EXCETO:
		
	
	
	
	
	Choque Elétrico
	
	
	Queimaduras
	
	 
	Envenenamento
	
	
	Entorses
	
	
	Barotrauma
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		A doença é um estado de carência de adaptação ao ambiente físico, psíquico ou social no qual o indivíduo sente-se mal, exibindo sintomas, e apresentam, alterações orgânicas evidenciáveis denominadas de:
		
	
	
	
	
	Febre.
	
	 
	Sinais.
	
	
	Mal estar.
	
	
	Edema.
	
	
	Infecção.
	
	
	
		7.
		As lesões (x) são aquelas relacionadas com a recuperação do estado de normalidade após finalizada a agressão; a letalidade  ou não está frequentemente associadas à qualidade, à intensidade e à duração da agressão, bem como ao estado funcional ou tipo de célula afetada.
		
	
	
	
	
	Brandas
	
	
	Completas
	
	 
	Não-letais
	
	
	Não complexas
	
	
	Letais
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		As agressões podem alterar o metabolismo celular, acarretando o acúmulo de substâncias intracelulares, ou podem modificar os processos os quais regulam o (x) e a (y) celular. As incógnitas x e y podem ser substituídas corretamente por:
		
	
	
	
	
	Pigmento e Estrutura
	
	 
	Citoesqueleto e Estrutura
	
	 
	Crescimento e Diferenciação
	
	
	Citoesqueleto e Fisiologia
	
	
	Citoesqueleto e Patologia

Continue navegando