Buscar

Brasil imperial aula 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: CEL0517 - HIST. DO BRAS.IMPER. 
	Período Acad.: 2017.1 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		(Ufrrj) Leia os textos a seguir, reflita e responda. Após a Independência política do Brasil, em 1822, era necessário organizar o novo Estado, fazendo leis e regulamentando a administração por meio de uma Constituição. Para tanto, reuniu-se em maio de 1823, uma Assembléia Constituinte composta por 90 deputados pertencentes à aristocracia rural.(...) Na abertura dos trabalhos, o Imperador D. Pedro I revelou sua posição autoritária, comprometendo-se a defender a futura Constituição desde que ela fosse digna do Brasil e dele próprio. VICENTINO, C; DORIGO, G. "História Geral do Brasil." São Paulo: Scipione, 2001. A Independência política do Brasil, em 1822, foi cercada de divergências, entre elas, o desagrado do Imperador com a possibilidade, prevista no projeto constitucional, de o seu poder vir a ser limitado, o que resultou no fechamento da Constituinte em novembro de 1823. Uma comissão, então, foi nomeada por D. Pedro I para elaborar um novo projeto constitucional, outorgado por este imperador, em 25 de março de 1824. Em relação à Constituição Imperial, de 1824, é correto afirmar que nela :
		
	
	
	
	
	foi abolido o padroado, assegurando ampla liberdade religiosa a todos os brasileiros natos, limitando os cultos religiosos aos seus templos.
	
	
	foi consagrada a extinção do tráfico de escravos, devido à pressão da sociedade liberal do Rio de Janeiro.
	
	
	foi introduzido o sufrágio universal, somente para os homens maiores de 18 anos e alfabetizados, mantendo a exigência do voto secreto.
	
	
	o poder executivo seria exercido pelos ministros de Estado, tendo estes total controle sobre o poder moderador.
	
	
	o poder moderador era atribuição exclusiva do Imperador, conferindo a ele, proeminência sobre os demais poderes.
	
	
		2.
		Leia com atenção o trecho a baixo: "Foi para dar um basta às arbitrariedades do imperador e exigir a reintegração do ministério que pessoas de diferentes condições sociais, de várias partes da cidade, ocuparam o campo em que, anos antes, D. Pedro havia sido aclamado." (SOUZA, Adriana Barreto. Duque de Caxias: o homem por trás do monumento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. p. 177) A partir da leitura podemos definir a abdicação de D. Pedro I como:
		
	
	
	
	
	o resultado das hostilidades trocadas entre a corte e as províncias periféricas, que desejavam a transferência do centro administrativo do Brasil..
	
	
	o resultado da política externa desenvolvida por D. João VI, que há muito desejava o retorno do príncipe.
	
	
	o resultado da união instável entre grupos sociais diferentes, que na ocasião se uniram para combater o centralismo administrativo que caracterizou o governo de D. Pedro I.
	
	
	o resultado da pressão vinda dos líderes das Repúblicas vizinhas, que desejavam aniquilar a Monarquia brasileira.
	
	
	o resultado do interesse de D. Pedro I em promulgar uma nova constituição que garantisse as liberdades individuais e implantasse a república.
	
	
		3.
		Sobre o Primeiro Reinado e a problemática no Prata assinale a afirmativa INCORRETA:
		
	
	
	
	
	A Guerra da Cisplatina (1825-1828) acarretou derrota militar, perda financeira e territorial para o Império do Brasil.
	
	
	O Brasil não tinha interesse na livre navegação no Prata.
	
	
	Uma rebelião (1825) proclamou a separação da província da Cisplatina do Brasil e incorporação do futuro Uruguai às Províncias Unidas do Rio da Prata.
	
	
	A região foi sempre alvo de disputas entre Portugal e Espanha no período colonial.
	
	
	Foi herdada dos problemas da ocupação da Banda Oriental.
	
	
		4.
		Qual foi o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil?
		
	
	
	
	
	França
	
	
	Portugal
	
	
	Espanha
	
	
	Inglaterra
	
	
	Estados Unidos
	
	
		5.
		Uma vez formalizada a ruptura definitiva entre Brasil e Portugal, restava muito ainda por se fazer. Qual das respostas abaixo justifica esta afirmação?
		
	
	
	
	
	Era necessário que a comunidade internacional reconhecesse a nova nação e, principalmente, era dispensável a construção de uma estrutura político/jurídico de dominação forte o suficiente para se fazer soberana no território nacional.
	
	
	Era necessário que a comunidade chinesa reconhecesse a nova nação e, principalmente, era indispensável a construção de uma estrutura político/jurídico de dominação forte o suficiente para se fazer soberana no território nacional.
	
	
	Era necessário que a comunidade internacional reconhecesse a nova nação e, principalmente, era indispensável a construção de uma estrutura político/jurídico de dominação forte o suficiente para se fazer soberana no território nacional.
	
	
	Era desnecessário que a comunidade internacional reconhecesse a nova nação e, principalmente, era indispensável a construção de uma estrutura político/jurídico de dominação forte o suficiente para se fazer soberana no território nacional.
	
	
	Era desnecessário que a comunidade internacional reconhecesse a nova nação e, principalmente, era dispensável a construção de uma estrutura político/jurídico de dominação forte o suficiente para se fazer soberana no território nacional.
	
	
		6.
		Assinale a opção na qual podemos ver a ruptura entre Brasil e Portugal como o resultado da conjugação de três ambições.
		
	
	
	
	
	As ambições colonizadoras do movimento conservador espanhol, a ambição de certos grupos da América Latina em manter a autonomia e o estatuto jurídico conseguidos com a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves e a ambição do jovem Pedro, o Príncipe da Beira, em ser protagonista do teatro político do Império Português;
	
	
	As ambições recolonizadoras do movimento revolucionário russo, a ambição de certos grupos da América Espanhola em manter a autonomia e o estatuto jurídico conseguidos com a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves e a ambição do jovem Pedro, o Príncipe da Beira, em ser protagonista do teatro político do Império Português;
	
	
	As ambições recolonizadoras do movimento revolucionário português, a ambição de certos grupos da América Portuguesa em manter a autonomia e o estatuto jurídico conseguidos com a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves e a ambição do jovem Arthur, o Príncipe da Beira, em ser protagonista do teatro político do Império Russo;
	
	
	As ambições recolonizadoras do movimento revolucionário português, a ambição de certos grupos da América Portuguesa em manter a autonomia e o estatuto jurídico conseguidos com a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves e a ambição do jovem Pedro, o Príncipe da Beira, em ser protagonista do teatro político do Império Português.
	
	
	As ambições colonizadoras do movimento conservador português, a falta de ambição de certos grupos da América Portuguesa em manter a autonomia e o estatuto jurídico conseguidos com a elevação de Portugal à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves e a ambição do jovem Pedro, o Príncipe da Beira, em ser protagonista do teatro político do Império Português;
	
	
		7.
		(PUC-PR) A Inglaterra pressionou Portugal para que este reconhecesse a independência do Brasil, o que proporcionariao reconhecimento por outras potências europeias. Para fazê-lo, Portugal exigiu e o Brasil assinou um tratado em que:
		
	
	
	
	
	pagava 2 milhões de libras esterlinas como compensação pelos interesses lusos deixados em sua antiga colônia.
	
	
	se comprometia a abandonar a Província Cisplatina ou Uruguai.
	
	
	estabelecia um tribunal de exceção para julgar os portugueses que se envolvessem em delitos no Brasil.
	
	
	estabelecia que somente os portugueses poderiam futuramente fixar-se no Brasil como imigrantes.
	
	
	o Príncipe D. Miguel ficava reconhecido sucessor de D. Pedro I no trono do Brasil.
	
	
		8.
		Qual acontecimento político do Primeiro Reinado provocou a eclosão de uma revolta no nordeste do país?
		
	
	
	
	
	Tratado de reconhecimento da independência Brasil-Portugal.
	
	
	Confederação do Equador.
	
	
	Guerra da Cisplatina.
	
	
	Tratado comercial Brasil-Inglaterra.
	
	
	Constituição de 1824.

Outros materiais