Buscar

PSICOLOGIA GERAL I Aula 2 Exercicio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA GERAL I
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201607329047)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 6)       Saiba  (1)
	
	Paulo sempre interpreta de maneira errada ou distorce as ações das outras pessoas, no seu dia a dia,demonstrando desconfiança sistemática e excessiva. O comportamento é generalizado. Guarda rancor, não perdoa injúrias ou ofensas. Neste caso, podemos dizer que ele apresenta o transtorno de personalidade conhecido como:
		
	
	Dependente
	 
	Paranóide
	
	Ansiosa
	
	Emocionalmente estável
	
	Esquizóide
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607787353)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 6)       Saiba  (1 de 1)
	
	Entende-se como indivíduo "mentalmente saudável" aquele que: I ¿ Apresenta algum tipo de conflito social, mas sem comprometimento do seu funcionamento e enfrenta esses desafios, compreendendo que não pode ser tudo para todos. II ¿ Enfrenta desafios e mudanças da vida cotidiana, compreendendo que não é perfeito e vivencia uma vasta game de emoções ficando triste às vezes. III - Atividades da vida diária, rotineiras, usualmente necessárias, sofrem comprometimento em algum grau, mas o indivíduo procura ajuda para lidar com seus problemas. Considerando as sentenças I, II e III, marque a alternativa correta:
		
	 
	Apenas as sentenças II e III são verdadeiras
	
	Apenas as sentenças II e I são falsas
	 
	Apenas a sentença III é falsa
	
	Apenas a sentença III é verdadeira
	
	Apenas as sentenças III e II são falsas
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607787390)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba  (1)
	
	Diversas classificações não científicas de personalidade, do senso-comum, procuraram relacionar as características físicas com o comportamento típico do indivíduo (gordo preguiçoso; magro - vigoroso etc). Como a psicologia se posiciona a este respeito?
		
	
	Esta ideia do senso-comum possui correlação com o conceito de persona, ou seja, aquilo que pode ser visto pelo outro.
	
	A psicologia demonstra que a interação social fica facilitada quando reconhecemos a personalidade de uma pessoa a partir de suas características físicas.
	
	Esta ideia do senso-comum possui correlação com o conceito de psicofísica, ou seja, como o físico correlaciona-se ao psicológico
	 
	A Psicologia tem a convicção de que a personalidade é uma totalidade sincrética, resultante da ação dos fatores genéticos e dos paratípicos ou ambientais.
	
	A psicologia demonstra que essas interações compõem alguns dos fatores que constroem a personalidade do indivíduo.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607632211)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (1)
	
	Sobre a promoção da saúde mental, identifique, entre as características abaixo, aquela que se refere ao modelo preventivista de tratamento:
		
	
	Uso do hospício como espaço de tratamento
	
	Tem como agente de tratamento o doente mental
	
	Tem como objeto a doença mental.
	
	Objetivo terapêutico da doença mental.
	 
	Uso de equipes comunitárias como agente profissional
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607634197)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (1)
	
	Os profissionais de Saúde realizam diariamente, por meio de intervenções e ações próprias do processo de trabalho das equipes, atitudes que possibilitam suporte emocional aos pacientes em situação de sofrimento. Neste caso a saúde mental poderia ter o caráter de promover novas possibilidades de modificar e qualificar as condições e modos de vida, através das:
		
	
	atitudes de simplesmente desabafar e de escutar, sendo que o desabafo é comum no dia a dia de muitas pessoas, independentemente de elas exercerem um ofício profissional relacionado à saúde.
	
	ações e dos exercícios de narrar seus sofrimentos, ter a possibilidade de escutar a si mesmo enquanto narra, além de ser ouvido por um profissional de saúde atento.
	 
	ações de simples atendimento realizado nas unidades de saúde como sendo apenas um dispositivo para a formação de vínculo e a prática de cuidado.
	
	intervenções de saúde para que não se transformem em regras rígidas, sob a consequência de que estas ações estejam apenas baseadas na remissão dos sintomas, descontextualizadas da vida do usuário e do território em que ele vive.
	 
	intervenções precoces, segundo a psiquiatria preventiva, que evitam o surgimento ou desenvolvimento de doenças mentais.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201607634215)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 6)       Saiba  (1)
	
	Roberta é uma adolescente que se caracteriza pela tendência a ser dramática, buscar as atenções para si mesmo, ser uma eterna "carente afetivo", comportamento sedutor e manipulador, exibicionista, fútil, exigente e lábil (que muda facilmente de atitude e de emoções).No meio social busca frequentemente elogios, aprovações e reafirmações dos outros em relação ao que faz ou pensa, além de comportamento e aparência sedutores sexualmente, de forma inadequada.Roberta pode ter como diagnóstico o chamado:
		
	
	Transtorno de Personalidade Dependente
	
	Transtorno de Personalidade Obsessiva
	
	Transtorno de Personalidade Esquizóide
	 
	Transtorno de Personalidade Histriônica
	
	Transtorno de Personalidade Ansiosa
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201607634241)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 6)       Saiba  (1 de 1)
	
	Muitas são as causas que podem ocasionar problemas mentais, dentre eles traumas psicológicos do passado, situações de forte desequilíbrio emocional e também outras causas de cunho genético. Todos nós estamos passivos a ter comprometimentos mentais, assim como podemos adotar comportamentos preventivos para nos manter saudáveis, tanto no aspecto mental como emocional. Neste caso, identificamos que:
		
	 
	a saúde mental consiste numa relação equilibrada entre as emoções (sentimentos), atitudes (pensamentos) e ações (comportamentos).
	
	saúde emocional é a mesma coisa que saúde mental, e ambas estão relacionadas, afinal, uma pessoa mentalmente doente pode estar emocionalmente saudável.
	
	saúde mental seria a capacidade funcional adequada que permite à pessoa realizar suas obrigações e responsabilidades, ou em termos de certa qualidade de vida.
	
	saúde mental refere-se às condições da vida de um indivíduo,que englobam a saúde física, mental e espiritual, educação, poder de compra, além de equilíbrio entre o lado pessoal e profissional.
	
	saúde mental, têm como propósito a identificação e tratamento do problema, doenças físicas e psicológicas, desordem de conduta, problemas na escola, dentre outros fatores psicopatológicos e de vulnerabilidade
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201607787358)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (1 de 1)
	
	Birman & Costa (1994) apresentam uma hipótese que a psiquiatria clássica vem desenvolvendo uma crise teórica e prática devido a uma radical mudança quanto ao seu objeto que deixa de ser o tratamento da doença mental e passa a ser a promoção de saúde mental. Considerando-se o modelo da psiquiatria basagliana entendemos que:
		
	
	Extensão da psiquiatria ao espaço público com o objetivo de prevenir e promover a saúde mental.
	
	Caracterizada como um processo de adaptação social. Ou seja, a terapêutica deixa de ser individual e passa a ser coletiva; deixa de ser assistencial e passa a ser preventiva.
	 
	Houve uma ruptura baseada num olhar crítico para o saber e práticas psiquiátricas instituídas. Buscam realizar uma desconstrução na Psiquiatria e defendem o direito e a cidadania dospacientes.
	
	Crença de que o manicômio é uma ¿instituição de cura¿. Urge resgatar esse lado positivo da instituição através de uma reforma interna da organização psiquiátrica.
	
	Crença de que o manicômio é uma instituição única e adequada para o acolhimento terapêutico.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado

Continue navegando