Buscar

APOL 5 NOTA 80

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1- A memória sempre foi vista como um recurso escasso e caro, mesmo atualmente, com a redução de custo e consequentemente aumento da capacidade da memória principal, seu gerenciamento é um dos fatores mais importantes no projeto de sistemas operacionais. As funções básicas da gerência de memória são:
I) A gerência de memória deve tentar manter na memória principal o maior número de processos residentes, permitindo maximizar o compartilhamento do processador e demais recursos computacionais.
II) Permitir a execução de programas que sejam maiores que a memória disponível, implementada por meio de técnicas como o overlay e a memória virtual.
III) Evitar que dois ou mais programas sejam carregados na memória para garantir a proteção das aplicações em ambiente multiprogramáveis.
Assinale a alternativa que apresenta o(s) item(ns) correto(s):
	A	
Somente o item I está correto.
	B	
Somente o item II está correto.
	C RESPOSTA CORRETA	
Somente os itens I e II estão corretos.
	D	
Somente os itens II e III estão corretos.
2- Considere um sistema que possua as seguintes áreas livres na memória principal, ordenadas crescentemente: 10kb, 4 kb, 20 kb, 18kb, 7 kb, 9 kb, 12 kb e 15 kb. Assinale a alternativa que apresenta em qual dessas partições livres seria alocado um programa de 12 kb utilizando Worst-Fit.
	A	RESPOSTA CORRETA
Na partição de 12 kb.
	B	
Na partição de 9 kb.
	C	
Na partição de 10 kb.
	D	
Na partição de 20 kb.
3- Mesmo com o aumento da eficiência da multiprogramação e, particularmente, da gerência de memória, muitas vezes um programa não podia ser executado por falta de uma partição livre disponível. A técnica de swapping foi introduzida para contornar o problema da insuficiência da memória principal. Quanto à técnica de swapping, assinale a alternativa correta.
	A RESPOSTA CORRETA	
O sistema escolhe um processo residente, que é transferido da memória principal para a memória secundária (swap out), geralmente em disco. Posteriormente, o processo é carregado de volta da memória secundária para memória principal (swap in) e pode continuar sua execução.
	B	
Na técnica de swapping as partições são criadas sob demanda e os programas utilizam apenas os espaços de que necessitam, eliminando o problema da fragmentação interna.
	C	
Nos primeiros sistemas multiprogramáveis, a memória era dividida em pedaços de tamanho fixo, denominados swapping.
	D	
4- Na alocação particionada dinâmica os programas só podiam ser carregados e executados em apenas uma partição específica, denominada de técnica de swapping.
Para aumentar o nível de compartilhamento e resolver o problema da fragmentação interna foi desenvolvida a alocação particionada dinâmica da memória principal. Assinale a alternativa correta.
	A RESPOSTA CORRETA	
Na alocação particionada dinâmica, as partições são criadas sob demanda e os programas utilizam apenas os espaços de que necessitam, eliminando o problema da fragmentação interna.
	B	
Na alocação particionada dinâmica, não existe uma área reservada para o sistema operacional o que aperfeiçoa a utilização da memória principal.
	C	
Na alocação particionada dinâmica os programas só podiam ser carregados e executados em apenas uma partição específica, mesmo se outras estivessem disponíveis.
	D	
A alocação particionada dinâmica foi implementada pela primeira vez nos sistemas monoprogramáveis.
5- Ao longo do tempo foram sendo desenvolvidas e aperfeiçoadas diferentes técnicas de alocação e divisão da memória principal. Quanto à alocação contigua simples, assinale a alternativa correta.
	A RESPOSTA CERTA	
A alocação contigua simples foi implementada em sistemas monoprogramáveis e consiste na divisão da memória principal em duas áreas, uma para o sistema operacional e outra para o programa do usuário.
	B	
A alocação contigua simples foi implementada em sistemas multitarefas e consiste na divisão da memória principal em duas áreas, uma para o sistema operacional e outra para o programa do usuário.
	C	
A alocação contigua simples foi implementada em sistemas multiprogramáveis e consiste na divisão da memória principal em duas áreas, uma para o sistema operacional e outra para o programa do usuário
	D	
A alocação contigua simples foi implementada em ambiente multiprocessado e consiste na divisão da memória principal em duas áreas, uma para o sistema operacional e outra para o programa do usuário.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando