Buscar

Modo de Produção Feudal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Modo de produção Feudal
O Feudalismo aconteceu durante o século V até meados do século X, quando as invasoes na Europa erao constantes, assim, a insegurança e o medo fizeram que as pessoas procurassem abrigo no interior, começando um processo de ruralizaçao. 
Os camponeses e pessoas com menos recursos procuravam proteçao nos campos, onde os nobres e senhores estavam erguendo vilas forticadas e castelo com muitas muralhas. Mas os nobres ofereciam proteçao sob a condiçao de servidao. 
Os camponeses que procuravam proteçao, tornavam-se servos dos senhores e constituiam o sistema de produçao feudal, da época. 
O sistema funcionava da seguinte forma; 
Os Senhores, que eram os donos das terras, junto com proteçao, ofereciam terras para os servos trabalharem. 
A produçao feudal era fechada, sem mercados externos. Era uma produçao de subsistencia, ou seja, destinada ao proprio consumo.
A produçao agricola e pastoris tinha como principal unidade produtora o Senhorio; Uma extensao de terra que pertencia aos senhores. Tinha em media o tamanho de 200 a 250 hectares cada um tinha uma variedade de produçao de cereais, carnes, leite, roupas e utensilios domesticos. 
Esses senhorios eram dividos em três grandes areas; 
Campos abertos: Bosques e pastos abertos que os servos recolhiam madeira, coletavam frutos e soltavam os animais. Mas eles nao podiam caçar. 
Mansos Servis: Terras utilizadas pelos servos para tirar o proprio sustento e recursos para cumprir as obrigaçoes que deviam aos senhores. 
Reservas Senhoriais: Eram terras que pertenciam ao senhor feudal, eram cultivadas alguns dias por semana por alguns servos. Tudo o que era produzida nas terras, pertenciam ao senhor. 
As principais obrigações devidas pelos trabalhadores eram: 
Corvéia: era o trabalho obrigatório e gratuito realizado pelo servo, no mínimo três vezes por semana, para o senhor feudal, no manso senhorial (território exclusivo do senhor feudal). 
Talha: o servo era obrigado a entregar metade da produção realizada em suas terras (manso servil), e essa contribuição era usada nas despesas da segurança do feudo.

Outros materiais