Buscar

Direitos Humanos e suas Características

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201503050229)
	 Fórum de Dúvidas (20)       Saiba  (1)
	
	Os Direitos Humanos, tecnicamente considerados como direitos humanos fundamentais, ditos de primeira geração, investidos do caráter internacional, encontram-se elencados na ¿Declaração Universal dos Direitos Humanos¿ e gozam de destacada posição na hierarquia do ordenamento jurídico, apresentando características que elevam seu poder e seu âmbito de atuação. Porque podemos afirma que os direitos humanos são inalienáveis?
		
	
	por não serem absolutos, sofrendo restrições nos momentos constitucionais de crise (Estado de Sítio) e também frente a interesses ou direitos que, acaso confrontados, sejam mais importantes (Princípio da Ponderação).
	
	por  apresentarem natureza histórica, advindo do Cristianismo, superando diversas revoluções até chegarem aos dias atuais;
	 
	por não existe possibilidade de transferência, a qualquer título, desses direitos;
	 
	por alcançarem a todos os seres humanos indistintamente; nesse sentido fala-se em ¿Sistema Global de Proteção de Direitos Humanos¿;
	
	porque a Administração Pública deve criar mecanismos coercitivos aptos a efetivação dos direitos fundamentais;
	
	 2a Questão (Ref.: 201502572145)
	 Fórum de Dúvidas (20)       Saiba  (1)
	
	A ideia de pacto de submissão que rejeita o conceito de direito de resistência e legitima o modelo de Estado absoluto deve ser associado à:
		
	 
	Hobbes
	
	Aristóteles
	
	Locke
	 
	Rousseau
	
	Montesquieu
	
	 3a Questão (Ref.: 201502665566)
	 Fórum de Dúvidas (20)       Saiba  (1)
	
	Os Direitos Humanos, tecnicamente considerados como direitos humanos fundamentais, ditos de primeira geração, investidos do caráter internacional, encontram-se elencados na ¿Declaração Universal dos Direitos Humanos¿ e gozam de destacada posição na hierarquia do ordenamento jurídico, apresentando características que elevam seu poder e seu âmbito de atuação. Qual das assertivas abaixo melhor define a imprescritibilidade como característica dos Direitos Humanos?
		
	 
	Em razão da imprescritibilidade os Direitos Humanos são sempre exercíveis e exercidos, não há intercorrência temporal de não exercício que fundamente a perda da exigibilidade por decurso temporal.
	 
	Com a imprescritibilidade os Direitos Humanos tornam-se intransferíveis, inegociáveis, porque não são de conteúdo econômico-patrimonial. Se a ordem constitucional os confere a todos, deles não se pode desfazer, porque são indisponíveis.
	
	Em razão da imprescritibilidade alguns dos Direitos Humanos podem até não ser exercidos, pode-se deixar de exercê-los, mas não se admite sejam renunciados.
	
	Em razão da imprescritibilidade os Direitos Humanos nascem, modificam-se e desaparecem. Eles apareceram com a revolução burguesa e evoluem, ampliam-se, com o correr dos tempos.
	
	Com a imprescritibilidade os Direitos Humanos tornam-se universais, inegociáveis porque a ordem constitucional os confere a todos os indivíduos.
	
	 4a Questão (Ref.: 201502575577)
	 Fórum de Dúvidas (20)       Saiba  (1)
	
	Com relação ao conceito de direitos humanos, é correto afirmar que:
		
	
	São direitos que são positivados em documentos normativos infraconstitucionais de um estado nacional específico
	 
	São direitos reconhecidos e positivados em documentos internacionais
	
	São direitos não positivados nem na esfera constitucional e nem na esfera internacional
	
	As expressões direitos naturais e direitos fundamentais são sinônimas da expressão direitos humanos
	
	São direitos reconhecidos por um determinado Estado nacional em sua própria Constituição
	
	 5a Questão (Ref.: 201502572147)
	 Fórum de Dúvidas (20)       Saiba  (1)
	
	Com relação às características dos direitos fundamentais, assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	Todos os direitos fundamentais são absolutos e não admitem relativização
	
	O conjunto de direitos fundamentais é fixo e não admite a incorporação de novos direitos provenientes dos tratados internacionais
	 
	O direito à vida é um direito relativo, pois é a própria Constituição de 1988 que admite, em caso de guerra declarada, a pena de morte
	
	A Constituição Federal assegura um direito de greve absoluto ou irrestrito
	
	Os direitos fundamentais são negociáveis, isto é, podem ser transferidos porque são direitos econômico-patrimoniais
	
	 6a Questão (Ref.: 201503067251)
	 Fórum de Dúvidas (20)       Saiba  (1)
	
	Podemos dizer que a ideia dos direitos do homem está muito ligada a corrente do pensamento
		
	
	Fundamentalista
	
	Neopositivista
	
	Juspositivista.
	 
	Jusnaturalista.
	 
	Juscontratualista.
	
	 7a Questão (Ref.: 201503067282)
	 Fórum de Dúvidas (20)       Saiba  (1)
	
	A Constituição Federal de 1988, trouxe em seu Título II, os Direitos e Garantias Fundamentais, subdivididos em cinco capítulos. Assinale a opção correta:
		
	
	Direitos individuais e coletivos: são referentes à educação, saúde, trabalho, previdência social, lazer, segurança, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados. Sua finalidade é a melhoria das condições de vida dos menos favorecidos, concretizando assim, a igualdade social.
	
	Direito à nacionalidade: vincula juridicamente o indivíduo ao Município.
	 
	Direitos políticos: permitem ao indivíduo exercer restritamente sua cidadania, participando de forma ativa dos negócios políticos do Estado.
	 
	Direitos sociais: são referentes à educação, saúde, trabalho, previdência social, lazer, segurança, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados. Sua finalidade é a melhoria das condições de vida dos menos favorecidos, concretizando assim, a igualdade social.
	
	Direitos individuais e coletivos: São os direitos ligados ao conceito de pessoa humana e à sua personalidade, tais como à vida, à igualdade, à dignidade, à segurança, à honra, à liberdade e à propriedade.
	
	 8a Questão (Ref.: 201503049743)
	 Fórum de Dúvidas (20)       Saiba  (1)
	
	        A civilização humana, desde os seus primórdios, até o período atual, passou por inúmeras fases, cada uma com suas peculiaridades, com seus pontos negativos e positivos, de modo que as evoluções científicas, tecnológicas, políticas, econômicas, sociais e jurídicas são muitas vezes lentas e graduais. A evolução histórica dos direitos inerentes à pessoa humana também é lenta e gradual. Não são reconhecidos ou construídos todos de uma vez, mas sim conforme a própria experiência da vida humana em sociedade, por isto é de extrema importância, para entender seu significado atual compreender como eles foram observados em eras passadas para eliminar os erros e aperfeiçoar os acertos.
Discute-se na doutrina a respeito da terminologia correta para designar os direitos essenciais a pessoa humana. A doutrina tem utilizado inúmeras expressões para identificar, nomear os direitos essenciais à pessoa humana. Dos significados abaixo, qual o que melhor traduz os ¿direitos do homem¿:
		
	
	    Direitos que surgem com a intenção de delimitar os direitos considerados essenciais à pessoa humana dentro de um marco positivista,  estando presa ao conceito de Estado Liberal atuando como um limite ao poder político, mas não nas relações entre particulares não conseguindo abranger, portanto, grande parte das situações em que é necessário reivindicar tais direitos;
	 
	          Direitos intimamente ligados aos ¿direitos dos povos¿ e designam aqueles direitos que os povos têm de determinar seu destino, no campo político, social, cultural, econômico, o direito de se relacionar com outros Estados, direito a paz, não abrangendo, entretanto os direitos da pessoas como individuais, concretas, insubstituíveis;
	 
	            São os direitos humanos como a conjunção
dos direitos naturais, que correspondem ao Homem pelo mero fato de existir, e dos direitos civis, vale dizer, aquele conjunto de direitos que correspondem ao Homem pelo fato de ser membro da sociedade.
	
	           Direitos que surgem ligados à ¿liberdades públicas¿ compreendendo aqui não apenas aquelas ligadas ao Estado, mas também, com relação aos particulares, sendo públicas porque estão protegidas pelo Direito, entretanto, esta expressão não consegue abranger os direitos sociais e econômicos, por isso entende-se não ser adequado o seu uso, assim como, ¿liberdades fundamentais¿, outro termo utilizado pelos franceses não consegue abranger tais direitos;
	
	        Direitos cuja nomenclatura ¿direitos morais¿ possui uma conotação jusnaturalista, estando presa a uma ideia de Estado Liberal dificultando os direitos de participação política, assim como os direitos sociais, culturais e econômicos;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais