Buscar

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL UNIP QUESTIONÁRIO II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - A Organização das Nações Unidas realizo u três importantes conferências sobre o meio ambiente: na Suécia, em 1972; no Brasil, em 1992; na África do Sul, em 2002. Fazendo-se uma avaliação desses trinta anos, pode-se afirmar que:
c) aumentou a preocupação c om o meio ambiente, mas os países capita listas não se dispõem a diminuir a produção industrial e a modificar os padrões de consumo.
2 - A fábula da "Galinha dos Ovos de Ouro" f ala de um homem que, possuindo uma galinha que todos os dias botava um ovo de ouro maciço, decidiu matá-la para extrair de suas entranhas todos os ovos de um a só vez. (Adaptado de BRANCO, Samuel Murgel. "O meio ambiente em debate". São Paulo, Moderna , 1997. p. 9 2.). No sentido contrário ao da fábula, observa-se hoje, em boa parte da com unidade internacional, um a preocupação crescente com a preservação dos recurso s naturais, que se reflete no seguinte conceito sobre o desenvolvimento dos países:
a) o desenvolvimento deve ser sustentável.
3 - Numa demonstração bastante evidente de que os problemas ambientais despertam enorme preocupação em todo o mundo, vários são os encontros realizados para tratar do tema, tais com o a ECO 92, no Rio de Janeiro, e a Rio+10, em Johanesburgo (África do Sul). Analise as seguintes afirmativas sobre as questões ambientais: I – A chamada “crise ambiental” atinge exclusivamente os países ricos, pois é uma consequência direta da produção industrial, praticam ente inexistente nos países pobres. II – As últimas décadas do s éculo passado conheceram uma série de propostas dos países ricos, de superação dos problemas ambientais a partir de uma modificação da matriz energética, propostas estas que contaram com o apoio unânime do G7. III – O aquecimento global, resultante do chamado “efeito estufa”, é um dos mais preocupantes problemas ambientais da atualidade, afinal ele de verá atingir todo o planeta. Assinale:
c) se apenas a alternativa III for correta.
4 - "Se cada uma das seis bilhões de pessoas da Terra tivesse computador, celular e carro, consumisse a m esma quantidade de água, de cereais e de energia que os americanos, seria preciso quatro planetas para dar conta do recado." (Revista Isto É, n. 1719 , 11 set. 2002. p. 75.). Com base no texto e nos conhecimentos sobre a apropriação de bens de consumo e recursos no mundo atual, é correto afirmar que:
d) o padrão de consumo norte -americano evidencia um a relação socioambiental predatória e insustentável.
5 - O intenso desmatamento que vem ocorrendo atualmente no espaço mundial traz, como consequência:
b) a diminuição das chuvas e a elevação das temperaturas, provocando o agravamento do processo de desertificação.
6 - A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um quadro que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: o desenvolvimento sustentável:
d) propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.
7 - Das assembleias da ONU partem decisões em diferentes níveis e setores. Em uma assembleia realizada em 1972, foi criado o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). Desde então, foram realizadas várias conferências mundiais para discutir a temática ambiental. Dentre elas, pode-se destacar a realizada na cidade:
c) de Kioto, em 1997, onde se discutiram as mudanças climáticas provocadas pelo efeito estufa.
8 - A partir das discussões teóricas e críticas g eradas em torno do conceito de desenvolvimento sustentável, é possível dizer que:
b) trata-se de um conceito multidimensional, que aponta um a alternativa aos modelos tradicionais de desenvolvimento.
9 - O conceito de Desenvolvimento Sustentável parte do princípio de que:
b) o atendimento às necessidades básicas das populações, no presente, não deve comprometer os padrões de vida das gerações futuras.
10 - Leia atentamente os textos abaixo: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.” (CONS T ITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Brasília, DF: Senado, 1988, artigo 225, caput). “Essa evolução culmina, na fase atual, em que a economia se tornou mundializada, e todas as sociedades terminam por adotar, de forma mais ou menos total, de maneira mais ou menos explícita, um modelo técnico único que se sobrepõe à multiplicidade de recursos naturais e humanos.” (SANTOS, Milton. A redescoberta da natureza. Aula inaugural da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 10 mar. 1992). Sobre os textos acima, referentes à questão ambiental, analise as seguintes proposições:
a) I e V.

Outros materiais