Buscar

estudar para av1 materiais de construção

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estudar para av1 
*Agregado:
-Qual o seu uso na construção civil?
R= contribuindo para o aumento da resistência mecânica e redução de custo na obra
-Qual a classificação dos agregados?
-Qual a classificação do agregado?
R=Graúdo (ficam retidos na peneira de malha 4,5mm) e miúdo (passam pela peneira 4,5mm).
-Como é o ensaio de granulometria, quanto as suas etapas?
R= recomenda-se que o ensaio seja feito em duas amostras(M1 e M2). Para miúdo usa-se M1 = +ou – 0,5kg e M2 = +ou – 0,5kg. No caso do graúdo M1 = + ou – 1,5kg e M2 = +ou – 1,5kg. Deve-se ter como amostras agregados secos e caso necessário utilizar uma estufa (105 -110)0c e esfriá-las à temperatura ambiente. Colocar a amostra sobre a peneira superior do conjunto e promover a agitação mecânica por dois minutos. Ao desmembrar a seção de peneiras, pesar o retido em cada uma e lançar no campo de cada amostra o peso retido em cada peneira, calcula-se o percentual retido de cada amostra aproximado de 0,1%(percentual retido = peso retido/peso total da amostra x 100). Posteriormente, percentual retido médio que é a soma dos percentuais médios de cada amostra /2 co aproximação de 1%. Por fim, o percentual médio acumulado 
-Qual a importância desse ensaio?
R= trabalhabilidade do concreto fresco, padronização e economia.
-Distribuição granulométrica:
R= é a determinação das dimensões das partículas do agregado e de suas respectivas percentagens de ocorrência.
-Percentual de pulverulento:
R= o excesso deste material prejudica a aderência entre a pasta de cimento e a argamassa, aumentar o consumo de aguá devido à alta superfície específica acarretando retração e diminuição de resistência de concreto e argamassa.
-Diâmetro máximo do agregado:
R= Corresponde ao número da peneira da série normal na qual a porcentagem acumulada é inferior ou igual a 5%, desde que essa porcentagem seja superior a 5% na peneira.
-Impurezas presentes:
R= causam interferência no processo de hidratação do cimento e na aderência entre o agregado e pasta de cimento 
-Britagem do agregado graúdo:
R= e´um processo de grande impacto ambiental mas tudo que extrai dali é utilizado. A brita é extraída e alimenta o britador primário que é o equipamento responsável pelo primeiro processo de diminuição da brita e é gerada a bica corrida primária que pode ter aplicações específicas ou ser encaminhada ao britador secundário para dar continuidade ao processo de fabricação de pedras com tamanhos menores.
*Aglomerante:
R= Aglomerante é o material ativo, ligante, em geral pulverulento, cuja principal função é formar uma pasta que promove a união entre os grãos do agregado. São utilizados na obtenção das argamassas e concretos, na forma da própria pasta e também na confecção de natas. Ativo – endurece na presença de água, inativo – não endurece na presença de água, aéreo – não endurece na presença de água e hidráulico – endurece com a presença de água.
-Produção do gesso:
R= extração, calcinação(vai para o forno) e moagem
-Base do gesso:
R= gipsita(ajuda no tempo de pega) 
-Produção da cal:
R= extração do calcário, vai pro forno(sai cal virgem), extinção da cal(colocar água), moída novamente e ensacada. Cal hidráulica – depois de endurecida na presença de água não dissolve com a mesma e cal aérea depois de endurecida na presença de água dissolver com a mesma.
*Cimento:
R= Pulverização de clínquer é um material resultado da calcinação (1450 0 c) da mistura do calcário, da argila e gesso.
-Etapas da produção:
R= extração, britagem, aquecido(si o clínquer), adições, moído e separado (a granel ou ensacado).
-Importância da finura:
R= quanto mais finos tiver o cimento melhor será melhor a sua reação e a resistência mecânica.
-Classificação do cimento:
R=cimento tipo V – alta resistência e indicado para tuneis, tipo IV – possui adição de pozolana que lhe dá alta impermeabilidade indicado para manilhas/esgotos, tipo III – tem baixo calor de hidratação e utilizado para obras grandes, tipo II – recebe adição de materiais de baixo custo e tipo I – basicamente clinquer e indicado para construções que não necessitem de condições especiais.
Ensaio de tempo de pega:
R=início quando a agulha estacionar em + ou – de 4 a 1mm e o final quando ela introduzir apenas 5mm no cimento. Este ensaio tem como importância saber o período da trabalhabilidade do cimento bem como o transporte.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando