Buscar

Aula 1 (Questionário) - Contabilidade Basica Profª Vanilsa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário - Capítulo I
1- Qual o conceito oficial de Contabilidade formulado de acordo com o Primeiro Congresso Brasileiro de Contabilidade? O conceito oficial de Contabilidade enunciado no Primeiro Congresso Brasileiro de Contabilistas, em 1924 é: "Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica."
2- Qual o conceito de Contabilidade elaborado pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (IPECAFI)? O conceito elaborado pelo IPECAFI de contabilidade é: "A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização."
3- Que tipo de ciência é a Contabilidade? Ciência Social.
4- Qual o objeto da Contabilidade? O Patrimônio.
5-Qual o objetivo da Contabilidade? O estudo e o controle do patrimônio e de suas variações visando ao fornecimento de informações que sejam uteis para a tomada de decisões econômicas.
6- Quais são as informações de natureza econômica? Compreendem principalmente, os fluxos de receitas e de despesas, gerando lucros ou prejuízos, e são responsáveis pela variações no patrimônio líquido.
7- Quais são as informações de natureza financeira? São os fluxos de caixa e do capital de giro.
8- Quais são os aspectos do Patrimônio? Qualitativos e Quantitativos
9- O que se refere o aspecto qualitativo do Patrimônio? Se refere à expressão dos componentes patrimoniais segundo a natureza de cada um. Trata do detalhamento desses componentes, segundo a sua espécie.
10- O que se refere o aspecto quantitativo do Patrimônio? Se refere a expressão dos componentes patrimoniais em termos monetários.
11- Quais são as técnicas contábeis? Escrituração, demonstrações contábeis, auditoria, análise de balanços e consolidação de balanços.
12- Qual técnica contábil consiste no registro, em livros próprios? Escrituração.
13- Qual técnica contábil consiste em relatórios? Demonstrações contábeis
14- Quais as Demonstrações contábeis mais conhecidas? Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado.
15- Qual a técnica contábil consiste em examinar minuciosamente os registros dos dados das demonstrações contábeis? Auditoria
16- Qual a técnica contábil que compreende o exame e a interpretação dos dados contábeis? Analise de balanços.
17- Qual a tecnica contábil que visa a unificação das demonstrações contábeis, visando apresentar a situação econômica e financeira de todo o grupo? Consolidação de balanços.
18- Qual a função econômica da contabilidade? Fornecer informações sobre o desempenho da entidade. 
19- Qual a função financeira da contabilidade? Fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira da entidade.
20- Quais são os usuários das informações contábeis? Qualquer pessoa física ou jurídica que, direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliação da situação e do desenvolvimento da entidade.
21- Cite exemplos de usuários das informações contábeis? Sócio ou acionistas, administradores, governo, fornecedores, clientes, investidores, etc.
22- O que são entidades econômico-administrativas? São organizações que reúnem os elementos: Pessoas, patrimônio, titular, capital, ação administrativa e fim determinado. 
23- Quanto ao fim a que se destinam, quais são os tipos de entidades econômico-administrativas? São as Entidades com fins econômicos, fins socioeconômicos e fins sociais.
24- De acordo com a Lei das Sociedades por Ações (Lei 6404/76), alterada pela Lei 11638/07, ao final de cada exercício social as empresas precisam preparar quais demonstrações contábeis? Balanço patrimonial, demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, demonstração do resultado do exercício, demonstração dos fluxos de caixa e (se companhia aberta) demonstração do valor adicionado.
25- A entidade que elaborar a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, estará dispensada da elaboração de qual demonstração? Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)
	
	
	1

Outros materiais