Buscar

Ética na saúde aula10

Prévia do material em texto

Ética na saúde-aula10
	
	
		1.
		Marcos é um profissional de saúde preocupado com a humanização da unidade hospitalar em que atua. Para ele um trabalho bem sucedido depende tanto da qualidade técnica do profissional quanto da qualidade interacional entre profissional e paciente. Marcos está:
	
	
	
	
	
	Correto, pois sua intenção é positiva, embora os dois aspectos apresentados por ele para um trabalho bem sucedido não tem qualquer fundamento para a humanização hospitalar.
	
	 
	Correto, pois estes dois aspectos são essenciais na humanização em saúde.
	
	
	Errado, pois os dois aspectos valorizados por ele não tem qualquer relação com a humanização em saúde.
	
	
	Errado, pois na humanização em saúde somente importa o aspecto da qualidade técnica do profissional.
	
	
	Errado, pois na humanização em saúde somente importa o aspecto da qualidade interacional entre profissional e paciente.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Mateus é aluno da disciplina ética na saúde e questionou ao professor quais os aspectos importantes para um trabalho de saúde bem sucedido e humanizado. O professor respondeu:
	
	
	
	
	
	Quantidade de procedimentos realizados e qualidade de relatórios preenchidos.
	
	
	Visão dualista e cartesiana a respeito do ser humano e Abordagem Científica.
	
	
	Abordagem técnica e científica das doenças com ênfase em relatórios.
	
	 
	Qualidade técnica do profissional e qualidade interacional entre profissional e paciente.
	
	
	Abordagem científica e corporal das doenças e Visão holística do ser humano.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Há uma significativa melhora no desempenho dos profissionais de saúde quando estes são capazes de compreender aspectos emocionais de seus pacientes. Visando a humanização do ambiente hospitalar, é fundamental:
	
	
	
	
	
	Que o profissional de saúde aprimore seus conhecimentos não se importando com os aspectos interpessoais da tarefa assistencial.
	
	 
	Que o profissional de saúde aprimore seus conhecimentos técnicos para que ofereça uma assistência mais eficaz e integrada.
	
	
	Que o profissional de saúde mantenha o foco nos aspectos emocionais do paciente.
	
	
	Que o profissional de saúde aprimore seu conhecimento das patologias e conheça estratégias profissionais para lidar com situações adversas.
	
	 
	Que o profissional de saúde aprimore seus conhecimentos dos aspectos interpessoais da tarefa assistencial e conheça estratégias profissionais para lidar com situações adversas.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Hoje valoriza-se muito os direitos humanos e o respeito ao próximo, repugnando-se todas as formas de violência. Nesse sentido, pode-se afirmar que um ato violento:
	
	
	
	
	
	Tem como única característica a negligência.
	
	
	É uma das bases da ética, pois humaniza a pessoa.
	
	
	É somente aquele que acarreta em dano psicológico.
	
	
	Oferece dignidade e condição de igualdade.
	
	 
	É um comportamento que se opõe à ética.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Os profissionais de saúde submetem-se em sua atividade a tensões psicológicas provenientes do contato permanente com a dor alheia, tensões relativas ao seu desempenho que pode representar a diferença entre a vida e a morte de pessoas, além das pressões que muitos trabalhadores vivenciam, independente de suas áreas de atuação, como as condições salariais e de trabalho. Diante do exposto, é correto afirmar que:
	
	
	
	
	
	Todo o processo de humanização em saúde deve passar exclusivamente pelo treinamento e capacitação das atendentes que recebem os pacientes no hospital.
	
	
	Esses profissionais aprendem sozinhos a criar mecanismos de defesa e não precisam de cuidados ou atenção.
	
	
	O gestor de unidades de saúde deve investir somente em um aspecto da atenção em humanização da saúde: o relacionamento do médico com o paciente.
	
	 
	Cuidar destes profissionais e humanizar suas relações de trabalho é o passo inicial de qualquer processo de atenção.
	
	
	O hospital deve ter como foco principal o estudo de doenças e o avanço tecnológico, não devendo investir em relações humanas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		A respeito do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) leia as afirmativas a seguir e marque a resposta correta: I - O ECA define a prática de maus-tratos como sendo toda ação ou omissão que prejudique o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de dignidade e de liberdade. II - A violência doméstica, por sua vez, é concebida como aquela praticada por ato ou omissão dos pais, parentes ou responsáveis, contra a criança ou adolescente que possa vir a promover dano físico, sexual ou psicológico à vítima. III - O Estatuto da Criança e do Adolescente não prevê nenhum tipo de sanção aos pais agressores e não visa proteger a criança de maus-tratos. Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
	
	I e III
	
	
	III
	
	 
	I e II
	
	
	II e III
	
	
	I, II e III
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		A partir do desenvolvimento da ciência, o hospital deixa de ser um local de morte e passa a ser visto como uma instituição de recuperação, mas em detrimento da nova abordagem científica:
	
	
	
	
	
	Condutas associadas aos meios de diagnóstico e tratamento foram esquecidas.
	
	 
	Condutas associadas ao assistencialismo e humanização receberam valorização.
	
	
	Condutas associadas ao conforto espiritual foram altamente valorizadas.
	
	
	Condutas associadas ao psiquismo humano ficaram supervalorizadas.
	
	 
	Condutas associadas ao conforto espiritual ou ao assistencialismo ficaram esquecidas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Em um hospital da rede pública de saúde, um psicólogo em atuação, presencia um ato de violência verbal contra um idoso por parte de um membro da equipe atuante em determinada enfermaria. Não sendo a primeira vez que presencia o ocorrido. Ao questionar, recebe como argumento que a atitude tomada, foi em função de muito estresse. Informa ainda que o paciente é muito teimoso e não colabora. Considerando tal descrição, marque dentre as alternativas abaixo, aquela que expressa qual atitude o psicólogo deve tomar frente ao caso.
	
	
	
	
	
	Os profissionais de saúde, no exercício de suas funções, devem se preocupar com o seu campo de atuação. Não é de responsabilidade do psicólogo, assuntos não relacionados à sua pratica profissional como o manejo de um paciente na enfermaria.
	
	 
	Por força de lei, alguns profissionais, em função de sua atuação social, são considerados como responsáveis específicos por este tipo de notificação. Não precisam investigar os responsáveis pelos maus tratos ou descobrir qualquer motivação, cabendo a eles, exclusivamente o ato de comunicar o fato à autoridade legal e desenvolver as ações de sua especialidade para o tratamento e recuperação da vítima.
	
	
	Por força de lei, alguns profissionais, em função de sua atuação social, são considerados como responsáveis específicos por este tipo de notificação. O psicólogo deve investigar os responsáveis pelos maus tratos e principalmente descobrir as motivações para informar à autoridade legal o maior número de detalhes possíveis para intervenção.
	
	 
	Os profissionais de saúde, no exercício de suas funções, estão expostos a presenciar situações diversas e precisam pautar suas condutas e respostas a estas situações em padrões profissionais que os levem a pensar criticamente a ética profissional equilibrando as normas existentes e a realidade que se apresenta. O psicólogo deve conversar com o colega de equipe.
	
	
	Os profissionais de saúde,no exercício de suas funções, estão expostos a presenciar situações diversas e precisam pautar suas condutas e respostas a estas situações em padrões profissionais que os levem a pensar criticamente a ética profissional. Devido às más condições do serviço público de saúde o psicólogo deve ser empático e reconhecer o estresse diário pelo qual passam as equipes de saúde. O psicólogo deve conversar com o colega de equipe.
	
	
		1.
		Uma criança de 5 anos é constantemente deixada sozinha em casa pelos pais, que não cuidam bem dela, não avaliam as necessidades básicas da criança, como fome, sede, sono e higiene. De acordo com ECA:
	
	
	
	
	
	O não cuidado com os filhos e a omissão não caracteriza negligência e não é descrito pelo ECA.
	
	
	A criança pode ficar sozinha desde que tenha outra criança da mesma idade para acompanha-la.
	
	
	Os pais têm o direito de deixar a criança sozinha e não precisam suprir as necessidades da mesma.
	
	 
	A omissão ou negligência dos pais também é considerada maus-tratos.
	
	
	Uma criança de cinco anos já pode ficar sozinha, o que não caracteriza abandono de incapaz.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Maria trabalha em um hospital público e estava responsável pelo setor de emergência quando uma senhora de 80 anos deu entrada muito machucada relatando que havia sido agredida pelo neto. Maria deve ter a seguinte atitude:
	
	
	
	
	
	investigar o caso, fazendo uma visita à casa da paciente para conversar com seu neto
	
	
	ligar para o agressor e ameaçá-lo
	
	
	levantar a ficha do agressor para averiguar possível passagem pela polícia
	
	 
	denunciar o fato às autoridades competentes
	
	
	explicar para a idosa agredida que como o agressor é um membro da família nada pode ser feito
	
	
	
		3.
		A concepção de que presenciar maus-tratos, abusos ou comportamentos degradantes e não os denunciar ou evitar transforma o profissional de saúde em cúmplice de crime contra o outro é:
	
	
	
	
	
	Um equívoco, uma vez que o profissional de saúde não tem poder de polícia.
	
	 
	Um princípio definido pela Resolução 37/194 da ONU.
	
	
	Uma conduta ética desejável, mas que não pode ser exigida obrigatoriamente do profissional.
	
	
	Uma orientação do Ministério da Saúde para os profissionais que atuam em hospitais públicos.
	
	 
	Uma jurisprudência que vem sendo contestada pelo Supremo Tributal Federal.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Um pai é muito exigente com seu filho de 14 anos e quando o adolescente faz algo que o pai considera errado, para não deixar marcas no menino, o pai o agride fisicamente com uma toalha molhada. Isso ocorre com frequência e o adolescente sente muitas dores. Relacionando o caso com o que o ECA dispõe, pode-se afirmar que:
	
	
	
	
	
	O pai está correto em agredir o filho com a toalha molhada, pois assim não deixa marcas.
	
	
	A melhor forma de corrigir um filho é com castigos cruéis e degradantes.
	
	
	Este tipo de agressão não se qualifica como violência doméstica.
	
	
	Essa é a melhor forma de educar um filho, agredindo fisicamente.
	
	 
	O adolescente sofre um dano físico mesmo que a violência não deixe marcas visíveis.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Os profissionais de saúde, no exercício de suas funções, também presenciam situações de violência. Com relação a isso, é correto afirmar:
	
	
	
	
	
	Os profissionais devem interferir nessas situações, somente quando julgarem a situação como injusta.
	
	
	Os profissionais não devem interferir nessas situações, limitando-se a chamar a polícia caso a situação se agrave.
	
	
	Os profissionais precisam pautar suas condutas e respostas a essas situações em preceitos morais que os impeçam de compactuar com qualquer espécie de covardia ou abuso.
	
	 
	Os profissionais precisam pautar suas condutas e respostas a essas situações em padrões éticos que os impeçam de compactuar com qualquer espécie de covardia ou abuso.
	
	
	Os profissionais não devem interferir nessas situações, agindo de modo imparcial.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		A valorização da ciência, a partir essencialmente do século XVIII, produziu muitas mudanças na vida e na rotina das pessoas, independente destas serem ou não diretamente interessadas em ciência. Antes do apogeu positivista da ciência, os hospitais eram locais de:
	
	
	
	
	
	Inserção Cultural
	
	 
	Exclusão social
	
	
	Inclusão Social
	
	
	Benefícios sociais variados
	
	
	Humanização
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		A OMS (Organização Mundial de Saúde) em seu Relatório Mundial sobre Violência e Saúde, um extenso documento publicado em Outubro de 2002, define violência como:
	
	
	
	
	
	A ação que praticada contra outros produza danos econômicos, morais, físicos ou psicológicos, desde que esta não tenha sido autorizada ou estimulada pelo outro.
	
	
	Ações contra um grupo ou comunidade que venham a evidenciar preconceito ou ações contra indivíduos que possam produzir lesão ou prejuízo monetário.
	
	 
	O uso intencional de força física ou poder, real ou em forma de ameaça, contra si próprio, contra o outro, ou contra um grupo ou comunidade, que resulte ou tenha probabilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação.
	
	
	O uso intencional ou não de força física sobre terceiros que possa vir a produzir algum tipo de dano físico ou ações direcionadas para obter benefício próprio em detrimento do prejuízo ou dano de alguém.
	
	
	Qualquer tipo de ação, física ou ideológica, que resulte na extinção da condição de saúde de pessoas ou comunidades.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		A abordagem contemporânea em saúde altera a postura positivista que se instalou nas instituições de saúde a partir da valorização da ciência ao final do século XVIII. Dentro desta nova concepção de saúde é correto afirmar que:
	
	
	
	
	
	Não há a preocupação em buscar o equilíbrio entre novas tecnologias e medicamentos de última geração com o relacionamento entre as pessoas.
	
	
	Nomes passaram a ser substituídos por diagnósticos e a maioria dos profissionais de saúde passa a ignorar cuidados básicos de atenção à pessoa do paciente em detrimento de um profundo rigor na percepção do traçado eletrocardiográfico e da pressão venosa.
	
	 
	Houve um retorno à postura assistencialista do período pré-científico onde o conforto espiritual e a atenção pessoal são considerados prioritários em relação aos aspectos técnicos das terapêuticas.
	
	 
	Possui uma perspectiva mais holística, entendendo que as patologias não podem ser interpretadas exclusivamente através dos órgãos nos quais os distúrbios se exibem, mas precisam ser analisadas sob uma concepção mais global do ser humano.
	
	
	As instituições de saúde passam a ter uma abordagem mais mercantilista do que propriamente científica e deixam de efetuar pesquisas nas áreas de saúde para se concentrar em modelos de gestão e crescimento orçamentário.

Continue navegando