Buscar

1ª aula - Resumo da história dos computadores

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
Resumo da história dos computadores
UNIG: Informática
Filomena Maria Rates Soares
1ª aula
*
*
*
O que é computador?
Um computador é um dispositivo capaz de executar cálculos e tomar decisões lógicas milhões de vezes mais rápidas do que podem os seres humanos.
*
*
*
Ábaco Chinês
Na medida em que os cálculos foram se complicando e aumentando de tamanho, sentiu-se a necessidade de um instrumento que viesse em auxílio, surgindo assim há cerca de 2.500 anos o ÁBACO. O ábaco chinês possuía conjuntos por fio, contendo 5 contas no conjunto das unidades e 2 contas que representavam 5 unidades.
*
*
*
Soroban: O Ábaco Japonês
A variante do ábaco mais conhecida é o SOROBAN, ábaco japonês simplificado (com 5 contas por fio, agrupadas 4x1). Esse sistema de contas e fios recebeu o nome de “calculi” pelos romanos, dando origem à palavra cálculo.
*
*
*
Pascalina
Em 1642, Pascal cria a primeira máquina de calcular de que se tem notícia. Ela funcionava através de engrenagens mecânicas, e conseguia realizar somente a soma.
• A Pascalina, como ficou
conhecida, foi a primeira
calculadora mecânica do mundo.
• A comercialização de suas calculadoras não foi satisfatória devido a seu funcionamento pouco confiável, apesar de Pascal ter construído cerca de 50 versões.
*
*
*
Nova Calculadora Mecânica
 Em 1694, 52 anos depois, Gottfried Wilhelm von Leibniz aprimora o invento de Pascal, de tal forma que a nova "calculadora" mecânica já era capaz de realizar a multiplicação, além da soma.
*
*
*
Arithmometer
Em 1820, Charles Xavier Thomas
(1785-1870, conhecido como Thomas de Colmar, Paris - FR) projetou e construiu uma máquina
capaz de efetuar as 4 operações aritméticas básicas (soma, subtração, divisão e multiplicação): a Arithmometer.
Esta foi a primeira calculadora realmente comercializada com sucesso. Ela fazia multiplicações com o mesmo princípio de uma outra calculadora criada por Leibnitz e com a assistência do usuário efetuava as divisões.
*
*
*
Charles Babbage
1792-1871
 O início real do desenvolvimento dos computadores como os conhecemos hoje se deve a Charles Babbage, matemático inglês que, em 1812, Segundo observou Babbage: “As operações matemáticas repetitivas poderiam ser desenvolvidas com mais agilidade e confiabilidade pelas máquinas do que pelos homens”
*
*
*
Condessa Ada Lovelace
A Primeira Programadora
Sua companheira, a condessa Ada Lovelace se tornou a primeira programadora de computador do mundo, ao ajudar Babbage no projeto de uma máquina analítica, que permitiria calcular funções matemáticas bem mais complexas que as logarítmicas.
*
*
*
Máquina das Diferenças de
Babbage
 Ada criou os programas para essa máquina, que no entanto nunca funcionou: as centenas de engrenagens, rodas e barras apresentavam problemas, pois a metalurgia na época não tinha tecnologia suficiente para evitar imperfeições nas peças. Apesar disso, a estrutura do equipamento estava correta, e os computadores atuais ainda têm muito a ver com essa máquina (até pelo fato de nem sempre funcionarem como se previa...)
*
*
*
IBM – Para Calcular o Censo
Em 1889, Herman Hollerith, inventor americano, e fundador da empresa quedeu origem à IBM, estava às voltas com um problema norte-americano: estava sendo realizado um censo demográfico no país, mas se temia pela quantidade de tempo necessário para apurar todos os resultados desejados. Para piorar o caso, no censo realizado 10 anos antes, foram necessários sete anos para se chegar aos resultados buscados. Por conta disso, acreditavase que, para este novo censo, seriam necessários 10 anos de análise
*
*
*
Hollerith
No entanto, com a máquina inventada por Hollerith, o resultado do censo foi apurado em apenas seis semanas. Além da agilidade que conferiu ao processo, a máquina deste americano trazia consigo a idéia de cartões perfurados para armazenar dados. Ou seja, os cartões perfurados tinham época uma função parecida com a dos nossos disquetes, guardar informações (guardadas as devidas proporções).
*
*
*
O MARK I
O computador nasceu então com a II Guerra Mundial, nos EUA. Entre 1943 e 1944, A Marinha em conjunto com a Universidade de Harvard e a IBM desenvolveram o ASCC – Americam Automatic Sequence Controlled Calculator (Chamado de Mark I). Howard Aiken, um professor da Universidade de Haward, elabora o primeiro computador eletrônico, através do apoio do então presidente da IBM Thomas Watson. Mark I era um gigante eletromagnético que ocupava 120 m³, com milhares de redes e conseguia multiplicar números de 10 dígitos em 3 segundos.
*
*
*
Colossus
Mais tarde, visto o potencial e o progresso do uso de máquinas mais sofisticadas pelos aliados, os alemães desenvolveram o Z-3.
Pelo lado britânico, foi desenvolvido o Colossus, que, assim como o Z3, também usava válvula. Esse computador foi criado com a finalidade de decifrar os códigos secretos usados pelo exército alemão na II Grande Guerra.
O interesse pela construção do primeiro computador foi grande, seu interesse inicial era militar.
Alemanha e E.U.A disputavam uma acirrada corrida contra o tempo.
*
*
*
O Eniac - Integrador e Computador
Numérico Eletrônico
O Eniac, como se chamava (sigla paraIntegrador e Computador Numérico Eletrônico, em inglês).
Construído em 1946, por John Mauchly e John Eckart Jr., ambos americanos.Tinha um metro e meio de altura e mais de 20 metros de comprimento, pesava trinta toneladas (30.000 Kg).
Não era muito inteligente, errava em várias operações, quebrava muito e raciocinava com lentidão.
Se você pedisse para ele fazer uma conta de multiplicar, ele demorava onze segundos!.
*
*
*
O Eniac – Início do código binário!
Começo da história de zeros e uns (0 e 1), mais conhecida como código
binário!
O Eniac foi criado para ajudar a decifrar códigos secretos, usados na Segunda Guerra.
E ele só fazia isso graças às suas 18 mil válvulas. Cada válvula funcionava como um interruptor de luz, que ligava e desligava, soltando pequenas cargas elétricas.
Se a válvula ligasse, o computador entendia um 0 (zero). Se desligasse, era um 1 (um).
O computador lia esses zeros e uns, e ia formando combinações de números, binários. Ex:: (00111010111001)
*
*
*
EDVAC - Eletronic Discrete Variable
Computer ou "Computador Eletrônico de
Variáveis Discretas
􀂄
Planejado para acelerar o trabalho armazenando tanto dos programas quanto dados em sua expansão de memória interna.
Os dados, então, eram armazenados eletronicamente num meio material composto de um tubo cheio de mercúrio, conhecido “como linha de retardo” , onde os cristais dentro do tubo geravam pulsos eletrônicos que se refletiam para frente e para trás, tão lentamente quanto podiam, de fato a reter a informação,
Outra grande característica do EDVAC era poder codificar as informações em forma binária em vez da forma decimal, reduzindo bastante o número de válvulas
*
*
*
Em 1947, um grupo de Stanford Inventa
o Transistor
Usando elementos semicondutores, os transistores funcionam como chaves. Bem menores e mais rápidos, não esquentam, duram mais e consomem menos energia que as válvulas.
O desaparecimento das válvulas aconteceu logo após a descoberta dos transistores, o que resultou numa diminuição considerável nos tamanho das máquinas,
As primeiras linguagens de programação também apareceram neste período.
Ao decorrer dos tempos uma nova evolução acontecia.
– Aparecendo a multiprogramação,
– Memória através de semicondutores e discos magnéticos,
– E os microprocessadores, que reduziram novamente o tamanho das máquinas.
*
*
*
Em 1949, o EDSAC Eletronic Delay
Storage Automatic Calculator
O EDSAC , ou sigla para "Calculadora Automática com Armazenamento por Retardo Eletrônico", em inglês, marcou o último grande passo na série de avanços decisivos inspirados
pela guerra.
Apartir de então começou a "Era do Computador!” e o então, surgimento dos "sanduíches de silício!".
*
*
*
Em 1951 surge o Univac I
Em 1951 surge o Univac I, o primeiro computador produzido em escala comercial.
As máquinas ainda eram muito grandes e pareciam os tradicionais eletrodomésticos.
*
*
*
Típica Central de Computadores na
Década de 70
Nas décadas de 60 e 70 os computadores ainda apresentavam aparência bastante grande.
Elementos semelhantes a armários caracterizavam os computadores
*
*
*
No Ano 71 Começa a Aplicação dos
Chips.
O primeiro microchip comercial foi lançado pela Intel em 1971 e chamava-se 4004,
O ICLSI – Integratede Circuit Large Scale Integration, ou seja, "Circuito Integrado em Larga Escala de Integração" ou Chip,
Alguns tipos de IC LSI incorporavam até 300.000 componentes em uma única pastilha.
*
*
*
Em 1977 surge o Apple II,
O primeiro computador parecido a esses que a gente tem em casa ou na escola apareceu em 1977.
Era o Apple II, criado por um norte-americano chamado Steven Jobs, dono da empresa Apple (que faz toda a linha de computadores Macintosh)
*
*
*
Em 1981 a IBM lança o PC-5150
Em 1981 a IBM lança o PC-5150, o antecessor de todos os micros existentes atualmente.
Tinha 64 Kbytes de memória e velocidade de 4,77 megahertz.
O sistema operacional era MS-DOS foi o software utilizado pelo PC-5150, desenvolvido pela Microsoft, o que proporcionou uma aliança entre a IBM e a Microsoft.
Então foi lançado o primeiro computador portátil, o Osborne I
*
*
*
Os Computadores de Hoje
*
*
*
Organização de Computadores
Não importando da aparência física, os computadores podem ser divididos em 6 unidades lógicas:
Unidade de entrada;
Unidade de saída;
Unidade de memória;
Unidade de Aritmética e Lógica;
Unidade Central de Processamento;
Unidade de armazenamento secundário.
*
*
*
Unidade de entrada
 •Está é a “seção receptora”, na qual os dados entram no computador através de dispositivos de entrada (teclado, mouse, microfone, scaner, etc) e coloca estas informações à disposição das outras unidades, de forma que as informações possam ser processadas.
*
*
*
Unidade de saída
 •Está é a “seção de expedição”, na qual os dados processados são disponibilizados forado computador através de dispositivos de saída (monitor, impressora, alto-falante, etc).
*
*
*
Unidade de memória
Está é a “seção de armazenamento” de acesso rápido, de capacidade relativamente baixa, do computador. Retém informações que foram fornecidas através da unidade de entrada, saída, ULA, de forma que as informações possam ser tornadas imediatamente disponíveis para processamento quando forem necessárias.
Está memória é frequentemente chamada de memória RAM.
*
*
*
Unidade de Aritmética e Lógica
Está é a “seção industrial” do computador. Ela é responsável por executar cálculos como adição, subtração, multiplicação e divisão. Também realiza comparações e decisões lógicas.
*
*
*
Unidade Central de Processamento
(CPU)
Está é a “seção administrativa” do computador. Ela é responsável por controlar e supervisionar a operação de outras seções.
Por exemplo, A CPU diz a unidade de entrada que deve ler o teclado, escreve a informação na unidade de memória, diz para a UAL realizar cálculos e depois exibe ovalor na unidade de saída.
*
*
*
Unidade de armazenamento
secundário
Está é a “seção de armazenamento” de grande capacidade por longo prazo. Seu custo/velocidade é relativamente baixo quando comparado com a memória primária (RAM).
Exemplos: Hard-Disk, Flop-Disk, CD, Memória Flash, etc.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais