Buscar

5 - CULTURA ORGANIZACIONAL.pptx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Antonio Virgilio B. Bastos
UFBa
CULTURA 
ORGANIZACIONAL
Algumas Definições de Cultura Organizacional.
 Cultura organizacional é um padrão de assuntos básicos compartilhados que um grupo aprendeu como a maneira de resolver seus problemas de adaptação externa e integração interna e que funciona bem a ponto de ser considerado válido e desejável para ser transmitido aos novos membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação aos seus problemas. 
CULTURA ORGANIZACIONAL
 Cultura organizacional é a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, que são compartidas por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender e acatar para serem aceitos no serviço da organização.
Algumas Definições de Cultura Organizacional.
 Cultura organizacional refere-se a um sistema de significados compartilhados pelos membros e que distinguem a organização das demais organizações. 
 
 
CULTURA ORGANIZACIONAL
A essência da cultura de uma organização provém da maneira como a organização faz negócios, a maneira como ela trata clientes e empregados e o grau de autonomia ou liberdade que existe nos departamentos ou escritórios e o grau de lealdade expressado pelos empregados a respeito da organização.
A estruturação da cultura organizacional
O que a cultura organizacional representa?
 A cultura representa a maneira como a organização visualiza a si própria e seu ambiente. Os elementos principais da cultura organizacional são: 
1. O cotidiano do comportamento observável: como as pessoas interagem, a linguagem e gestos utilizados, os rituais, rotinas e procedimentos comuns. 
2. As normas: ou regras que envolvem os grupos e seus comportamentos, como nos momentos de laser, nas refeições, nos dias informais.  
3. Os valores dominantes: defendidos por uma organização, como a ética, o respeito pelas pessoas, a qualidade de seus produtos ou preços baixos. 
O que a cultura organizacional representa?
4. A filosofia administrativa: que guia e orienta as políticas da organização quanto aos funcionários, clientes e acionistas. 
5. As regras do jogo: como as coisas funcionam, o que um novo funcionário deve aprender para sair-se bem e ser aceito como membro de um grupo. 
6. O clima organizacional: os sentimentos das pessoas e a maneira como elas interagem entre si, com os clientes ou elementos externos. 
Aprendizagem da cultura organizacional
 1. Estórias. Contos e passagens sobre o fundador da companhia, lembranças sobre dificuldades ou eventos especiais, regras de conduta, corte e relocação de funcionários, acertos e erros do passado geralmente ancoram o presente no passado e explicam a legitimação das práticas atuais.
 
Aprendizagem da cultura organizacional
 2 Rituais e cerimônias. São sequências repetitivas de atividades que expressam e reforçam os valores principais da organização. As cerimônias de fim de ano e as comemorações do aniversário da organização são rituais que reúnem e aproximam a totalidade dos funcionários para motivar e reforçar aspectos da cultura da organização, bem como reduzir os conflitos.
Aprendizagem da cultura organizacional
 Símbolos materiais. A arquitetura do edifício, as salas e mesas, o tamanho e arranjo físico dos escritórios constituem símbolos materiais que definem o grau de igualdade ou diferenciação entre as pessoas e o tipo de comportamento (como assumir riscos ou seguir a rotina, autoritarismo ou espírito democrático, estilo participativo ou individualismo, atitude conservadora ou inovadora) desejado pela organização. Os símbolos materiais constituem a comunicação não verbal.
Aprendizagem da cultura organizacional
 4 Linguagem. Muitas organizações e mesmo unidades dentro das organizações utilizam a linguagem como um meio de identificar membros de uma cultura ou subcultura. Ao aprender a linguagem, o membro confirma a aceitação da cultura e ajuda a preservá-la. As organizações desenvolvem termos singulares para descrever equipamentos, escritórios, pessoas chaves, fornecedores, clientes ou produtos. Também a maneira como as pessoas se vestem, os documentos utilizados constituem formas de expressar a cultura organizacional.
SUBCULTURA
Grupos de indivíduos com padrões singulares de valores e filosofia mas que não são incongruentes com a cultura maior
CONTRACULTURA
Grupos com normas e valores que contradizem a cultura dominante. 
 Dissidências: oposição aos valores - à estrutura de poder - aos padrões de interação e intercâmbios
Problemas de integração interna de natureza sócio-emocional dos membros do grupo:
Necessidade de compartilhar um tipo de linguagem;
Necessidade de compartilhar discernimento a respeito dos que fazem e dos que não fazem parte do grupo;
Necessidade de definir critérios a respeito de como recrutar e selecionar novos participantes;
Necessidade de compreensão mútua a respeito do sistema hierárquico e de normas que impera no grupo;
Problemas de integração interna de natureza sócio-emocional dos membros do grupo:
Necessidade das pessoas saberem como se relacionar umas com as outras;
Necessidade de compreender os comportamentos considerados desejáveis e indesejáveis; e
Necessidade de firmar acordo a respeito de significados importantes para lidar com eventos considerados inexplicáveis.
Problemas de adaptação externa e de sobrevivência:
Qual é ou deve ser a missão básica da organização (estratégia)?
Quais metas devem ser atingidas como modo de concretização da missão da organização (metas)?
Quais são os meios (estrutura da organização, sistemas de recompensas, entre outros) considerados condizentes para que as metas possam ser atingidas (definição dos meios)?
Problemas de adaptação externa e de sobrevivência:
Quais devem ser os critérios de desempenho para que o grupo possa avaliar se está atingindo ou não os seus propósitos (medida de desempenho)?
Quais mecanismos de correção devem ser praticados nas situações em que o grupo não está atingindo suas metas (correção)?
CULTURA ORGANIZACIONAL X COMUNICAÇÃO
A comunicação é sempre apontada como importante para disseminar normas, condutas, impedir que falhas aconteçam durante o processo industrial e promover a interação dos funcionários, a fim de propiciar um bom clima organizacional, um clima que estimule o aumento da produção e, conseqüentemente, o lucro.
TIPOS DE CULTURA ORGANIZACIONAL
 
Culturas conservadoras: Se caracterizam pela manutenção de ideias, valores, costumes e tradições que permanecem arraigados e que não mudam ao longo do tempo. São organizações conservadoras que se mantêm inalteradas como se nada tivesse mudado no mundo ao seu redor.
TIPOS DE CULTURA ORGANIZACIONAL
Culturas fortes: Seus valores são compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários e influencia comportamentos e expectativas. Empresas como IBM, 3M, Merk, Sony, Honda, estão entre aquelas que ostentam culturas fortes. 
TIPOS DE CULTURA ORGANIZACIONAL
Culturas fracas: São culturas que mudam com mais facilidade. Como exemplo, seria uma empresa pequena e jovem, como está no início, é mais fácil para a administração comunicar os novos valores, isto explica a dificuldade que as grandes corporações tem para mudar sua cultura. 
 
*
*
*
Aspectos Formais e Abertos
 Aspectos Informais e Ocultos
* Estrutura Organizacional
* Títulos e descrições de cargos 
* Objetivos e estratégias 
* Tecnologia e práticas operacionais
* Políticas e diretrizes de pessoal 
* Métodos e procedimentos
* Medidas de produtividade física e financeira
* Padrões de influenciação e de poder
* Percepções e atitudes das pessoas
* Sentimentos e normas de grupos
* Valores e expectativas
* Padrões de interações informais
* Normas grupais
* Relações afetivas
Componentes
 visíveis e 
 publicamente
 observáveis, 
 orientados 
para aspectos
 operacionais 
 e de tarefas
Componentes
 invisíveis e
 cobertos,
 afetivos e 
 emocionais, 
 orientados
para aspectos
 sociais
e
 psicológicos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando