Buscar

Membana Plasmática

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
MEMBRANA PLASMÁTICA
*
*
*
Membrana Plasmática
Sinônimo: Membrana Celular
Conceito: Estrutura que separa o meio intracelular do extracelular, controla a entrada e saída de susbtâncias da célula.
*
*
*
MEMBRANA PLASMÁTICA
Função
Manter a constância do MIC,
Reconhecer outras células e diversos tipos de moléculas (receptores),
Diferenciar grupos específicos( grupos sanguíneos),
Reconhecimento de células semelhantes (Inibição de contato ≠ tumor)
*
*
*
MEMBRANA PLASMÁTICA
Visível ao ME,
Detecção,
Mediante mo-
dificação do 
volume
celular
A	 B C
*
*
*
MEMBRANA PLASMÁTICA
Constituição
Formada por uma dupla camada de fosfolipídios, bem como por proteínas espaçadas e que podem atravessar de um lado a outro da membrana. Algumas proteínas estão associadas a glicídios, formando as glicoproteínas. 
*
*
*
MEMBRANA PLASMÁTICA
Modelo mais aceito atualmente é o proposto pelos cientistas Singer e Nicholson em 1972 .
MODELO DO MOSAICO FLUIDO
*
*
*
Bicamada Lipídica ( Assimétrica)
A
B
C
D
A- Glicoproteína (Periférica ou Extrínseca)
B- Região hidrofóbica do lipídio
C- Proteína Integral ou Intríseca
D- Região hidrofílica do lipídio
*
*
*
A
B
C
D
*
*
*
Bicamada Lipídica ( Assimétrica)
A
B
C
D
A- Glicoproteína (Periférica ou Extrínseca)
B- Região hidrofóbica do lipídio
C- Proteína Integral ou Intríseca
D- Região hidrofílica do lipídio
*
*
*
ANFIPÁTICA
Região Hidrofílica
Região Hidrofóbica
*
*
*
MEMBRANA PLASMÁTICA
As proteínas apresentam uma mobilidade especial, podendo se deslocar lateralmente ou atravessar a bicamada lipídica, projetando-se nas superfícies interna ou externa da membrana plasmática. Conclui-se, portanto, que a membrana é relativamente fluida, pois as moléculas de proteínas apresentam certa liberdade de movimentação. 
*
*
*
MEMBRANA PLASMÁTICA
Ao ME, a MP apresenta um aspecto trilaminar característico. São duas lâminas laterais mais densas, correspondendo aos pólos hidrofílicos dos lipídios mais as proteínas, e uma lâmina central mais clara, que corresponde aos pólos hidrofóbicos da bicamada lipídica. Este aspecto se repete em todas as membranas da célula, tanto na MP quanto nas membranas das organelas, como mitocôndrias, cloroplastos, retículo endoplasmático e outros. Diante desse fato, o cientista Robertson criou, no final da década de 50, o termo unidade de membrana, referindo-se ao fato de todas as membranas celulares apresentarem uma estrutura similar.
*
*
*
O glicocálice é um envoltório externo de células animais formado por glicolipídios e glicoproteínas. Além da função de adesão, o glicocálice tem uma importante função de reconhecimento do meio. Esta característica permite que as células de um determinado tecido reconheçam-se entre si, limitando o seu crescimento por inibição de contato. As células cancerosas apresentam o seu glicocálice alterado, por isso não param o seu crescimento pelo contato com as células vizinhas, formando então massas celulares que se constituem nos tumores.
*
*
*
TRANSPORTE DE MEMBRANA
Os componentes hidrofóbicos, solúveis nos lipídios, atravessam facilmente a membrana, por ser esta constituída de uma bicamada lipídica , como é o caso dos ácidos graxos, hormônios esteróides e anestésicos. As substâncias hidrófilas, insolúveis nos lipídios, penetram nas células com mais dificuldade, dependendo do tamanho da molécula e também de suas características químicas. A configuração molecular poderá permitir que a substância seja transportada por intermédio de um dos mecanismos especiais desenvolvidos durante a evolução, como o transporte ativo e a difusão facilitada.
*
*
*
 Permeabilidade à H2O– A MC é muito permeável à água quando colocada em uma solução hipotônica, as células aumentam o volume devido à penetração de água (muito acentuado = lise celular). Em meio hipertônico, as células diminuem o volume devido à saída de água. Nas soluções isotônicas, o volume e a forma da célula não se alteram. 
A MP é muito permeável à água e a certas substância hidrofílicas, como uréia e o glicerol, graças às proteínas transmembranas. “Poros funcionais”(íons e moléculas que não conseguem atravessar a barreira lipídica).
OSMOSE: (osmos= empurrar) É um fenômeno de difusão em presença de uma membrana semipermeável. Nele, duas soluções de concentrações diferentes estão separadas por uma membrana que é permeável ao solvente e praticamente insolúvel ao soluto. Há, então, passagem do solvente de onde está em maior quantidade (solução hipotônica) para onde está em menor quantidade (solução hipertônica).
*
*
*
1. – Difusão Passiva
Não há gasto de energia, a favor de 
um gradiente
Baixa velocidade.
2. – Transporte Ativo
* Consumo de energia
A substância pode ser transportada de um local de baixa concentração para outro de alta concentração
3. – Difusão facilitada
Não há gasto de energia, a favor de um
gradiente. Aumento de velocidade 
( Não é proporcional à concentração do 
soluto).Molécula transportadora ou 
permease (localizada na MP).
*
*
*
DIFUSÃO PASSIVA
*
*
*
* SIMPORTE: Co-transportador movimenta íons e moléculas na mesma direção. A proteína transportadora capta tanto a glicose como Na+ no meio extracelular. A liberação do Na+ no citoplasma causa uma modificação na forma da molécula transportadora que perde afinidade para a glicose. Em seguida a glicose por difusão facilitada, pela parte basal, passa para o tecido adjacente, onde cai nos capilares sanguíneos do organismo. 
*
*
*
ANTIPORTE- Ocorre quando o íon fornecedor de energia se movimenta para o citoplasma, a molécula transportada é transferida para fora da célula, vice-versa.
Exemplo: Hidratos de carbono, aa, etc.
*
*
*
4-Transporte em quantidade
Processo pelo qual as células são capazes de transferir para seu interior, quantidade de moléculas (proteínas, polissacanídios polinucleotídeos), e até particulares visíveis ao MO, como bactérias e outros microorganismos.
ENDOCITOSE – Fagocitose e Pinocitose
EXOCITOSE – (Transferência de macromoléculas do citoplasma para o meio extracelular).
*
*
*
FAGOCITOSE
Processo pelo qual a célula engloba partículas sólidas (formação de pseudópodes). A partícula se fixa a receptores específicos. Resposta da qual participa o citoesqueleto.
Nos protozoários – Alimentação
Nos animais – mecanismo de defesa
Células fagocitárias englobam e destroem partículas estranhas e microorganismos invasores/ mamíferos: macrófagos.
ETAPAS
* Formação de um pseudópodes
* Formação de um vacúolo(Fagossoma)
* Fusão com 1 ou 7 lisosomas (digestão)
* Glicocálix, membrana mais interna do fagossoma é modificada (mais permeável à glicose e 100 vezes mais à água)
*
*
*
PINOCITOSE
Captação ativa de macromoléculas em solução.
Ocorre a emissão de delgadas expansões do citoplasma, como membranas ondulantes, que, ao se retraírem, englobam gotículas do meio de até 1 μ de diâmetro. Formam-se vácuolos contendo líquidos, que se tornam cada vez menores à medida que aprofundam no citoplasma. 
- Ocorre invaginação de uma área localizada do MP, formando-se pequenas vesículas que são puxados pelo citoesqueleto e penetram no citoplasma.
- Pinocitose não-seletiva: vesículas englobam todos os solutos que estiverem presentes no fluido extracelular.
- Pinocitose seletiva (maioria das células)
*
*
*
Pinocitose seletiva
2 etapas:
1ª: substância adere a receptores da superfície das células.
2ª : a MP se afunda e o material a ela aderido passa para uma vesícula. Esta se destaca e penetra no citoplasma.
Ex: Células precursoras das hemácias – transferrina (proteína transportadora de ferro que é usado para a síntese de hemoglobina). Essa pinocitose tem a vantagem de possibilitar a incorporação ao citoplasma de grandes quantidades de um tipo de molécula, sem a penetração
concomitante de muita água.
*
*
*
ESPECIALIZAÇÕES DA MEMBRANA PLASMÁTICA
As membranas celulares apresentam também diversos tipos de especializações. 
De acordo com sua localização, podem ser classificadas em: 
Apicais: Microvilosidades, cílios 
Laterais: zônula de adesão, de oclusão, interdigitações, desmossomas 
Basais: pregas basais, hemidesmossomas
*
*
*
ESPECIALIZAÇÕES DA MEMBRANA PLASMÁTICA
 Interdigitações: São saliências e reentrâncias da membrana celular que se encaixam em estruturas complementares das células vizinhas.
Microvilosidades: São especializações apicais da membrana. Elas estão presentes na superfície livre das células do intestino delgado, responsáveis pela absorção de nutrientes. Cada célula intestinal deste tipo possui em média três mil microvilosidades. Em 1 mm2 de superfície intestinal, existem cerca de 200 000 dessas especializações 
*
*
*
Microvilosidade
*
*
*
Cílios
A parede interna (mucosa) do nariz é revestida por cílios microscópicos e por cabelinhos visíveis a olho nu. Ambos, cílios e cabelinhos, têm a função de proteção, uma vez que determinadas partículas (poeira, bactérias, fungos, etc.) ficariam retidas nesta espécie de filtro, reduzindo a contaminação do pulmão.
 
*
*
*
Estereocílios
O epitélio do epidídimo é formado por grupos de células prismáticas altas, dotadas de estereocílios. Essas células colunares altas formam uma superfície contínua. Processos citoplasmáticos dessas células em direção à luz do epidídimo foram denominados estereocíclios (do grego stereos, sólido). Sua principal diferença para os cílios convencionais é que não são constituídos por um arranjo de microtúbulos.
*
*
*
Especializações para garantir 
 a junção celular:
Desmosomas 
Cada desmosomo tem a forma de uma placa arredondada e é constituído pelas membranas de duas células vizinhas. Devido à função de adesão e à sua distribuição descontínua, o desmosomo é também chamado de macula adherens. 
*
*
*
Especializações para garantir 
 a junção celular:
Junções aderentes
Encontrada em diversos tecidos, como os de revestimento. Circunda a parte apical das células como um cinto
*
*
*
Especializações para garantir 
 a vedação celular:
Zônula Oclusiva
É uma faixa contínua em torno da porção apical de certas células epiteliais, que veda total ou parcialmente o trânsito de íons e moléculas por entre as células.
*
*
*
Especializações para garantir 
 a comunicação entre as células:
Junção comunicante, nexos, gap junction.
Encontrada em diversos tecidos, como nas células epitelias de revestimento, ep. glandulares, musculares lisas, cardíacas e nervosas. Conjunto de tubos protéicos paralelos que atravessam as membranas das duas células, podendo passar por distâncias apreciáveis, substâncias naturais diversas(aa, íons, nucleotídeos)
*
*
*
Especializações para garantir 
 a junção celular:
Junções aderentes
Encontrada em diversos tecidos, como os de revestimento. Circunda a parte apical das células como um cinto
*
*
*
Junções Celulares
Especializações da membrana responsáveis pela coesão e comunicação entre as células.
	- Zônula de Oclusão.
	- Zônula de Adesão.
	- Junções Comunicantes.
	- Desmossomos.		
*
*
*
Vedação que impede a passagem de materiais entre as células.
Aderência entre as células vizinhas.
Adesão firme entre as células.
Intercâmbio de moléculas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais