Buscar

Revolução Farroupilha

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Revolução
Farroupilha
Onde ocorreu
Ocorreu no Rio Grande do Sul durante 10 anos desde 1835 a 1845, nos pampas.
Apesar do nome, os farrapos não eram esfarrapados. Farroupilhas era o apelido dos liberais exaltados do Rio Grande do Sul.
	Causas
 -Descontentamento político com o governo imperial brasileiro;
 -Busca por parte dos liberais por maior autonomia para as províncias;
 -Revolta com os altos impostos cobrados no comércio de couro e charque, importantes produtos da economia do Rio Grande do Sul naquela época;
 -Os farroupilhas eram contrários a entrada (concorrência) do charque e couro de outros países, com preços baratos, que dificultada o comércio destes produtos por parte dos comerciantes sulistas.
Principais envolvidos
Giuseppe Garibaldi : Político e militar revolucionário italiano exilado em Marselha, de lá partiu para o Rio de Janeiro, chegou em 1836, para o Rio Grande do Sul, lutou ao lado dos Farroupilhas.
Bento Manoel :  Uma das figuras mais polêmicas da Revolução Farroupilha, poderia ser considerado o protótipo do vira-casaca. Começou apoiando Revolução, no fim da revolução começou a apoiar os imperialistas.
Bento Gonçalves : foi um militar e revolucionário brasileiro, um dos líderes da Revolução Farroupilha, que buscava a independência da província do Rio Grande do Sul do Império do Brasil. Foi preso e enviado para uma Fortaleza, fugiu nadando e foi resgatado por um barquinho. 
Fim do movimento 
- Em 1842, o governo imperial nomeou Duque de Caxias para comandar uma ação com objetivo de finalizar o conflito separatista no sul do Brasil.
- Em 1845, após vários conflitos militares, enfraquecidos, os farroupilhas aceitaram o acordo proposto por Duque de Caxias e a Guerra dos Farrapos terminou.  A República Rio-Grandense foi reintegrada ao Império brasileiro.
Curiosidades
A banda do exército dos imperialistas foram presos e tiveram que compor uma música para o movimento dos Farroupilhas.
Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=0bePYgNRy_w&feature=related

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais