Buscar

av2 consolidado fundações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

*Em terrenos coesivos as cavas podem ser abertas sem escoramento, com paredes verticais até profundidade: inferiores ao valor da altura crítica dividido por um certo fator de segurança.
*Quais as principais vantagens e desvantagens das estacas de concreto? Desvantagens: podem sofrer danos durante a cravação, vibração e ruídos em excesso, não podem ser cravadas com diâmetros muito grandes. Vantagens: pode ser recravada se for afetada por inchamento do solo, o procedimento de construção não é afetado pelo lençol freático. Podem ser cravadas com um nega predeterminada, estável em solos compressíveis, por exemplo: argilas moles, siltes e turfas.
*Em fundações por estacas pode ocorrer um fenômeno denominado atrito negativo. Explique do que se trata, mostrando em que tipo de solo e em que circunstancias o atrito negativo pode ocorrer. É possível evita-lo? É o fenômeno que ocorre basicamente em solos adensáveis (argilas saturadas), onde em determinadas circunstâncias, o solo ao invés de contribuir com atrito lateral resistente, gera solicitações na estaca de cima para baixo, aumentando o recalque. Pode ocorrer devido ao acréscimo de sobrecarga na superfície, aterros sobre argilas saturadas, rebaixamento do lençol freático. Pode ser evitado com uso de aterro leve, aterro sobre estacas e geogrelhas ou simplesmente aguardar a estabilização para construir. 
*Os tipos de muro de contenção mais utilizados são os de gravidade e os de flexão. Enumere 3 tipos de muros por gravidade e mostre duas geometrias em forma de croquis para muros de flexão. Quais as verificações necessárias ao equilíbrio do sistema? Gravidade: pedra, concreto ciclópico e gabiões.
Verificações necessárias para garantir a estabilidade: Deslizamento ao longo da base do muro; Tombamento em relação ao pé do muro; Capacidade de suporte do solo de fundação. (Estabilidade local). Ruptura global (Estabilidade global).
*Qual a diferença entre fundação e contenção? Fundação é a obra ou estrutura projetada basicamente para suportar carregamentos verticais como o peso da superestrutura. Contenção é a obra ou estrutura projetada basicamente para suportar carregamentos horizontais como empuxo da terra, pressão da agua, etc.
*As estacas pré-moldadas por si só, isoladas já provocam perturbações no solo devido ao atrito lateral que comprime essa região. Quando em grupo, provocam um efeito ainda maior, comprimindo ainda mais essa região, alterando significativamente o estado do solo. Com isso, há um ganho significativo na capacidade do solo e consequentemente uma redução no recalque.
*Para que serve o ensaio de compressão triaxial? Como é realizado? O ensaio de compressão triaxial é realizado para determinar parâmetros elásticos de solo. Seu ensaio é realizado colocando um corpo de prova dentro de uma câmara preenchida com água onde é aplicado no mesmo, uma tensão de compressão que resultará em dados para se obter tais parâmetros como: módulo de rigidez, coeficiente de Poisson, compressibilidade volumétrica, etc.
*Rankine leva em consideração apenas o ângulo do talude, enquanto Coulumb considera também outro fatores, como a inclinação do empuxo passivo com a normal do muro e ângulo de inclinação do muro. 
*Quais os tipos de contenções mais usadas? Gravidade: pedra, concreto ciclópico e gabiões. Flexão: em forma de L e com contrafortes. 
*Principais fatores que influenciam na estabilidade de talude: -Parâmetros de resistência do solo: coesão e ângulo de atrito; –Influência da água: mudanças das poro pressões, variação do peso especifico do solo quando saturado, desenvolvimento do fluxo gerando erosões internas e externas, produção de forças de percolação no solo, atuando como agente de intemperismo; –Carregamentos externos estáticos; –Carregamentos externos dinâmicos: vibrações, movimentos sísmicos. 
*Existem dois métodos de análise: O probabilístico e o determinístico. Ambos: Equilíbrio Limite (métodos analíticos-equilíbrio de forças). Tensão-deformação, elasto-plástico, plástico (analise limite) – Métodos Numéricos.
*Análise da estabilidade: Forças atuantes (são todas as forças que contribuem para desestabilização da estrutura provocando deslocamentos). Forças resistentes (são todas as forças que contribuem para a estabilidade ou a segurança da estrutura). Momentos atuantes (são todos os momentos gerados pelas forças; que contribuem para o tombamento ou rotação da estrutura, provocando assim a instabilidade da mesma). Momentos resistentes (são todos os momentos que contribuem para que a estrutura não falhe por tombamento ou rotação).
Empuxo de terra – Teoria de Rankine. Hipótese: superfície do terreno horizontal; contato entre o solo e muro vertical; não há atrito entre o solo e muro; não existe nenhum tipo de sobrecarga (concentrada ou distribuída); o solo é homogêneo e contínua. 
Método dos poços de minas: talude vertical, pranchas horizontais, pranchas verticais, estacas pranchas, uso de perfil de aço I.
Empuxo de terra – Teoria de Coulomb. Hipótese: a superfície de ruptura é plana, o plano de ruptura passa pela base do muro, há atrito entre o muro e o solo, considera a inclinação do terreno, considera a inclinação do contato muro-solo, solo isotrópico, homogêneo e não coesivo. O efeito da coesão pode ser considerado isoladamente. 
Diferenças entre as teorias de Rankine e Coulomb: Ranquine não considera atrito solo-muro e a aplicação do Ea e Ep está a 1/3h. Já Coulomb considera o atrito solo muro e nada afirma sobre o ponto de aplicação Z, na pratica 1/3h <=Z<=1/2h.
A solução de Rankine tende a fornecer valores mais elevados de empuxo ativo. É mais utilizada porque as soluções são simples, especialmente quando retroaterro é horizontal, para parâmetros não verticais, o solo pode ser incorporado ao muro. Limitações: a parede não deve interferir na cunha de ruptura.
*Grupo de estacas solidarizadas por um bloco de coroamento é geralmente chamado de estaqueamento, e ao processo de cálculo de transferência de carregamento da superestrutura para cada uma das estacas através do bloco do coroamento é conhecido como calculo de estaqueamento 
Método de Schiel, hipóteses do método: -O bloco de coroamento das estacas é infinitamente rigidio, ou seja, suas deformações podem ser desprezadas diante da grandeza de deformação de estacas; -O material da estaca obedece a lei de Hooke, é dizer tem comportamento elástico; -A carga em estaca é proporcional à projeção do deslocamento no topo da estaca sobre o eixo da mesma.
*O comportamento de um grupo de estacas com bloco rígido e pouco espaçados é diferente de outra com apenas uma estaca isolada e carga equivalente, por causa de chamado “efeito de grupo”, fenômeno que ocorre devido a interação entre as estacas e o solo que as circunda
*O efeito de grupo é analisado geralmente segundo dois enfoques: capacidade de carga e recalques, consiste no processo de interação entre estacas através de solo, localizadas a distancias tais que o estado de tensões gerados por uma estaca influencia no comportamento de outra. 
*A carga admissível ou carga resistente de um grupo de estacas ou tubulações não pode ser superior a de uma hipotética sapata de mesmo contorno que o grupo e assentada a uma profundidade acima da ponta das estacas ou tubulões igual a 1/3 do comprimento de penetração das estacas da camada de suporte.
*Quanto ao recalque deve ser feita uma verificação do recalque, que são mais importantes quando houver uma camada compressível abaixo da camada onde apoia a ponta das estacas.
*No grupo de estacas com bloco de coroamento rígido as estacas periféricas recebem maiores cargas que as centrais.
*O processo de instalação da estaca no solo tem grande influencia no seu comportamento, já que pode: -modificar o estado de tensões do solo ao densificar o material. – induzir o acréscimo de poro-pressão, alterando as condições de drenagem do solo e histórico de tensões. –Muda a estrutura do material, causando reorientação das partículas, quebra de grãos ou amolgamento, entre outros efeitos.

Outros materiais