Buscar

anatomia cardíaca

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O coração
LECAR – LIGA DE ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA, 2017.
O QUE É ? 
O coração é um orgão ímpar, predominantemente muscular, com cavidades e válvulas em seu interior 
LOCALIZAÇÃO
Situado no mediastino médio: 
FUNÇÕES
A principal função do coração é movimentar o sangue mediante mecanismos de aspiração e propulsão semelhantes a uma bomba hidráulica.
Outra funcão é a endócrina, pela produção do hormonio atrial natriurético (ANP), particularmente por células do átrio direito.
DIMENSÕES
5g por Kg na pessoa adulta;
Largura entre 9 e 10 cm;
Altura entre 13 e 15 cm;
Espessura em torno de 6cm;
ANATOMIA DAS PAREDES 
PERICÁRDIO: FIBROSO E SEROSO
PERICÁRDIO FIBROSSEROSO
O pericárdio atua-se como superfície de deslizamento diminuindo a resistência provocada pelo atrito, dá ao coração a contenção fibro-elástica necessária para impedir a distensão excessiva da fibra miocárdica e consequente lesão, protege contra traumas e choques por súbita diminuição da velocidade e impede a deformação do coração que os movimentos do diafragma ou que a aspiração torácica pela pressão negativa poderiam provocar (FERREIRA, 1999).
ANATOMIA DAS PAREDES 
MIOCÁRDIO
O miocárdio é o tecido muscular cardíaco, forma aproximadamente 95% do coração, sendo responsável por sua ação de bombeamento. Embora estriado como o musculo esquelético, o músculo cardíaco é involuntário como o musculo liso.
ANATOMIA DAS PAREDES 
ENDOCÁRDIO
O endocárdio, mais interno, é uma camada fina de endotélio sobreposto a uma camada fina de tecido conjuntivo, que proporciona um revestimento liso para as câmaras do coração e recobre as valvas cardíacas.
DESCRIÇÃO EXTERNA
FACES
Esternocostal ou anterior; 
Pulmonar ou esquerda; 
Diafragmática ou inferior;
SULCOS
Sulco interventricular anterior 
Sulco interventricular posterior 
Sulco coronário 
Sulco interatrial
BASE: Compreende: a parte inicial da aorta e do tronco pulmonar, as terminaçoes das veias cavas superior e cava inferior, das veias pulmonares direitas superior e inferior e esquerdas superior e inferior.
ÁPICE: É predominantemente constituído pela parede do ventrículo esquerdo separado da pequena porção do ventrículo direito por um sulco chamado incisura do ápice.
MARGEM: Formada pelo encontro das faces esternocostal e diafragmática é constituída unicamente pela parede do ventrículo direito que, por ser pouco espessa, não chegou a formar uma face como aconteceu no lado esquerdo
DESCRIÇÃO INTERNA
SEPTOS
Septo interatrial; Septo atrioventricular; Septo interventricular
 
ÓSTIOS
São passagens arredondadas existentes entre átrios e ventrículos correspondentes
ATRIOS 
 Aurículas
VENTRÍCULOS
Suas paredes saõ mais espessas do que as do ventrículo direito, sua cavidade tende mais para forma oval
ELEMENTOS COMUNS AOS VENTRÍCULOS
TRABÉCULAS CÁRNEAS
APARELHO VALVAR (valvas semilunares (pulmonar e aórtica) , valvas atrioventriculares (bicúspide e tricúspide)
ARTÉRIAS DO CORAÇÃO
As artérias do coração procedem das artérias coronárias que em geral são duas: artéria coronária direita e artéria coronária esquerda.
VEIAS DO CORAÇÃO
A drenagem venosa do coração é efetuada de três formas:
Através do seio coronário, através das veias cardíacas anteriores e através das veias cardíacas mínimas
SISTEMA LINFÁTICO DO CORAÇÃO
Os vasos linfáticos do coração podem ser encontrados sob o endocárdio, e sob o pericárdio os quais convergem para formar os troncos direito e esquedo. O tronco esquerdo encontra-se no sulco coronário une-se ao tronco da face diafragmática e terminam em linfonodos traqueobronquiais, o tronco direito converfge para um dos linfonodos mediasrtinais anteriores
SISTEMA CONDUTOR DO CORAÇÃO
É o conjunto de estruturas responsáveis pela origem e pela condução do estímulo necessário para o desempenho da função cardíaca: Nó sinoatrial, nó atrioventricular, feixe atrioventricular (His) e ramos subendocárdicos (fibras de Purkinje) 
Os nervos para o coração precedem do sistema nervoso procedem do sistema nervoso autônomo através das vias eferentes simpática e parassimpática; em sua maioria os nervos se originam no pescoço por causa da primitiva posição do coração 
REFERÊNCIAS
FERREIRA, C; PÓVOA, R. O coração normal. In: ______ Cardiologia para o clínico geral. São Paulo, ed. Atheneu, 1999, cap.2, p.7-22. 
 
TORTORA, G; DERRICKSON, B. Osistema circulatório: O coração. In: ______Princípios da anatomia e fisiologia. Rio de Janeiro, 12 ed. Guanabara Koogan, 2010, cap. 20, p. 709 – 714.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais