Buscar

AV2 FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLOGICOS DA SAUDE

Prévia do material em texto

A Conferência Internacional sobre os cuidados Primários da Saúde, realizada em Alma-Ata, no Cazaquistão, discute as questões na área da saúde. O que foi tratado em Alma-Ata?
		
	
Resposta: Foi discutido nesta conferência o direcionamento das acões de saúde em nivéis de atenção divididos em primario, secundário e terceária, uma vez que o modelo de ações na saúde se resumia ao modelo curativo em hospitais focando somente na doença já instalada nos pacientes. Neste novo direcionamento nas acões de saúde o profissionais na área de saúde atentaria desde a prevenção com com campanhas educativas e acões de vacinação no que tange a atenção primaria, atendimento simples em postos de saúde para atendimento de casos simples acompanhamento e orientação de pacientes, na atenção secundária, é por fim atendimentos especializados e de alta complexidade dispostos a nível de atenção terceária. Estabelencendo assim uma equipe multidisciplinar que atuaria em todos os níveis de atenção a saúde formada por médico, enfermeiros, técnicos, e agentes de saúde.
	
Gabarito: Gabarito:Em 1978, como resultado da Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, realizada em Alma-Ata, no Cazaquistão, a Declaração de Alma-Ata expressa as necessidades dos governos e das organizações que trabalham no campo da saúde que centrem seus esforços no sentido de promoção da saúde para todos os povos do mundo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 161006)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No dia 7 de novembro de 2012 uma mulher procurou atendimento em um estabelecimento de saúde em Salvador, estado da Bahia, para buscar ajuda para emagrecer. O médico que a atendeu receitou um "remédio" chamado "cadialina". Indagado onde encontraria o medicamento citado, o médico instruiu que ela procurasse um ferreiro e adquirisse seis cadeados: "Um para a sua boca, outro para a geladeira, outro para o armário, outro para o freezer, outro para o congelador e outro para o cofre de casa". Segundo a paciente, o médico ainda disse que se o método dos cadeados não fosse utilizado, outra opção seria fazer um jejum em quatro dias da semana. Nos outros três, ela deveria beber somente água.
Discuta a notícia acima a partir da compreensão da relação profissional de saúde-cliente.
		
	
Resposta: O profissional de saúde nesta ocasião, agil de maneira desreipeitosa, debochada anti-ética diante do problema relatado pela paciente. Uma vez que todo profissional de saúde deve zelar pelo bem- estar tanto físico quanto mental de seu paciente
	
Gabarito: Como no exemplo apresentado por Boltanski e discutido no fórum, o profissional desconsidera a particularidade de seu paciente e o constrange, utilizando-se de uma estratégia para didicularizá-lo. Ao não valorizar e não acolher a demanda do usuário, não estabelece adequada relação de comunicação, compromentendo a atenção em saúde. As ações em saúde devem estar pautadas em atitudes moralmente valorizadas e humanizadas, considerando-se o repertório sociocultural dos usuúarios.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 117510)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Um sujeito brasileiro estava em um cemitério colocando flores no túmulo de um parente quando vê outro homem, chinês, colocando um prato de arroz na lápide ao lado. Ele dirige-se ao chinês e pergunta: - Desculpe-me, mas o senhor acha mesmo que o seu defunto virá comer o arroz? E o chinês responde: - Sim, geralmente na mesma hora que o seu vem admirar e cheirar as flores!"
Assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	A atitude do brasileiro é relativista porque considerou apenas seu ponto de vista.
	
	A atitude do chinês é etnocêntrica porque desconsidera a cultura do brasileiro.
	
	O comportamento dos dois homens revela uma atitude religiosa e, portanto, não pode ser discutida.
	
	A atitude dos dois homens é evolucionista porque admite vida após a morte.
	 
	A ideia de relativismo cultural permitirá compreender a relação dos dois homens com seu parente falecido.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 117590)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pela Organização Mundial da Saúde - OMS - saúde é definida como:
		
	
	Direito de todos e um dever do Estado.
	
	Ausência de enfermidade.
	
	Um estado de bem-estar físico e harmonia espiritual.
	 
	Um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas ausência de enfermidade ou doença.
	
	Um estado oposto à doença.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 144295)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A organização do Sistema Único de Saúde (SUS) concebe a saúde como um direito de cidadania. Partindo dessa concepção, o Estado tem o dever de prestar atendimento a toda população brasileira e garantir o acesso e atendimento nos serviços do SUS, independentemente de contribuição à previdência. Essa obrigação do Estado corresponde a qual dos princípios do SUS?
		
	
	Princípio da equidade.
	
	Princípio da eficiência.
	
	Princípio da solidariedade.
	
	Princípio da integralidade.
	 
	Princípio da universalidade.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 119541)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Observe o artigo transcrito da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988; Art. 215.
O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.
§ 1º O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.
Com base no exposto acima, é correto afirmar que no artigo transcrito à Constituição Federal Brasileira:
		
	
	Impõe restrições para o exercício da multiculturalidade.
	
	Orienta o processo de homogeneização e padronização cultural.
	
	Estimula o investimento estatal que visa evitar a mestiçagem cultural.
	 
	Reconhece a existência da diversidade cultural e da pluralidade étnica no país.
	
	Propõe um modelo restrito para a apresentação de projetos culturais.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 194842)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A que fenômeno a imagem abaixo estabelece uma crítica?
  
		
	
	Cidadania.
	
	Falta de moradia.
	
	Globalização.
	
	Racismo.
	 
	Desigualdade social.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 704886)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A busca pela conquista do corpo belo e saudável está presente em várias sociedades. O que varia são as estratégias e os parâmetros para definir saúde e beleza ao longo do tempo e conforme as realidades sociais. Podemos dizer que...
		
	
	a questão da imagem corporal é de natureza meramente psicológica.
	
	os usos físicos do corpo independem do conjunto de sistemas simbólicos.
	 
	as expectativas do indivíduo recaem sobre o grupo.
	
	o corpo e a saúde não estão submetidos a nenhuma realidade física e social
	 
	a busca exagerada pelo físico perfeito é radicalizada pelo contexto social e cultural.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 573051)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O convívio com outras pessoas e os padrões sociais estabelecidos moldam a imagem corporal na mente das pessoas. A imagem corporal idealizada pelos pais, pela mídia, pelos grupos sociais e pelas próprias pessoas desencadeia comporta mentos esteriotipados que podem comprometer a saúde. A busca pela imagem corporal perfeita tem levado muitas pessoas a procurar alternativas ilegais e até mesmo nocivas à saúde. Revista Corpoconsciência. FEFISA, v. 10, nº 2, Santo André, jul/dez. 2006 (adaptado) A imagem corporal tem recebido grande destaque e valorização na sociedade atual. Como consequência:
		
	
	A modelagem corporalé um processo em que o indivíduo observa o comportamento de outros, sem, contudo, imitá-los.
	
	O corpo tornou-se um objeto de consumo importante para as pessoas criarem padrões de beleza que valorizam a raça à qual pertencem.
	
	O culto ao corpo produz uma busca incansável, trilhada por meio de árdua rotina de exercícios, com pouco interesse no aperfeiçoamento estético.
	
	As pessoas adquirem a liberdade para desenvolver seus corpos de acordo com critérios estéticos que elas mesmas criam e que recebem pouca influência do meio em que vivem.
	 
	A ênfase na magreza tem levado muitas mulheres a depreciar sua autoimagem, apresentando insatisfação crescente com o corpo.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 704934)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"O indivíduo que se sente em pecado perde o controle sobre sua vida e sobre suas escolhas, podendo, no limite, entregar-se à morte, tal é a força das regras morais, elaboradas socialmente". Lançamos mão do repertório sociocultural para entender o porquê do fenômeno, visto que o conceito de saúde estar atrelado
		
	
	às várias expressões de felicidade e prazer constantes que frustradas desencadeiam o quadro.
	
	à conseqüência de acesso a bens de consumo e lazer.
	 
	ao resultado de uma produção social expressa pela qualidade de vida individual ou coletiva.
	
	ao auto-financiamento e a responsabilidade individual de cada um.
	
	às condições de existência das pessoas no seu aspecto individual.

Continue navegando