Buscar

AV2 DIREITO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV2 DIREITO AMBIENTAL
1a Questão (Ref.: 201308801998)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os estudos preparatórios da Conferência do Rio de Janeiro de 1992 (ECO 92) apontaram que a poluição continuava a atingir graus alarmantes, de forma que milhões de pessoas permaneciam a viver sob condições indignas, sem acesso à saúde, moradia, educação. A conferência reafirmou a Declaração de Estocolmo de 1972 e rediscutiu medidas para enfrentar os problemas ambientais, sendo voltada para o combate à degradação do meio ambiente, tais como aumento da pobreza, redução dos recursos naturais, escassez de água, desertificação etc. Neste contexto, indique conceito de desenvolvimento sustentável então enunciado.
		
	
Resposta: Desenvolvimento sustentável consiste em crescimento industrial com o devido cuidado com o meio ambiente, prevenindo a degradação ambiental através de medidas de visem o cuidado com a natureza.
	
Gabarito: A resposta esperada é a que contenha o conceito mais próximo daquele enunciado na conferência Rio ECO 92: Desenvolvimento sustentável é aquele capaz de garantir as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de prover suas necessidades, sendo necessário que estejam assegurados o equilíbrio ambiental, a melhoria das condições econômicas e sociais da população, considerando suas dimensões políticas e culturais.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A resposta esperada é a que contenha o conceito mais próximo daquele enunciado na conferência Rio ECO 92: Desenvolvimento sustentável é aquele capaz de garantir as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de prover suas necessidades, sendo necessário que estejam assegurados o equilíbrio ambiental, a melhoria das condições econômicas e sociais da população, considerando suas dimensões políticas e culturais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308397632)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	RONALDO, CIDADÃO CONSCIENTE DA IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, VERIFICA QUE A INDÚSTRIA TÊXTIL LOCALIZADA NA SUA CIDADE ESTÁ DESPEJANDO DEJETOS QUÍMICOS, SEM QUALQUER TRATAMENTO, NO RIO PRÓXIMO A SUA RESIDÊNCIA. O CASO CONCRETO ENQUADRA-SE NA HIPÓTESE DE RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL?
		
	
Resposta: Sim, Ronaldo deve provocar o Ministério Público para que possa através de uma ação civil pública tomar as medidas cabíveis para proteção do meio ambiente.
	
Gabarito: SIM, É HIPÓTESE RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL. ESTA RESPONSABILIDADE E OBJETIVA, ISTO E, NÃO HÁ QUE SE FALAR EM CULPA OU DOLO DAQUELE QUE CAUSOU O DANO AO MEIO AMBIENTE. EXISTINDO O DANO DEVERÁ A EMPRESA SER RESPONSABILIDAZADA INDEPENDENTEMENTE DE DOLO OU CULPA.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): SIM, É HIPÓTESE RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL. ESTA RESPONSABILIDADE E OBJETIVA, ISTO E, NÃO HÁ QUE SE FALAR EM CULPA OU DOLO DAQUELE QUE CAUSOU O DANO AO MEIO AMBIENTE. EXISTINDO O DANO DEVERÁ A EMPRESA SER RESPONSABILIZADA INDEPENDENTEMENTE DE DOLO OU CULPA.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308345890)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qual é o nome do princípio que obriga a administração pública a fixar parâmetros para as emissões de partículas e de presenças estranhas ao meio ambiente?
		
	
	Princípio da Responsabilidade
	
	Princípio do Poluidor-Pagador
	
	Princípio da Ilegalidade.
	 
	Princípio da Legalidade
	 
	Princípio do Limite
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308869979)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981, institui a Política Nacional de Meio Ambiente com diretrizes para orientação da ação dos governos na preservação da qualidade ambiental e manutenção do equilíbrio ecológico. Estabelece uma estrutura de organização e funcionamento que inclui o conjunto de instituições governamentais que se ocupam da proteção e da gestão da qualidade ambiental, em nível federal, estadual e municipal. Esta estrutura denomina-se:
		
	
	CONSEMA (Conselho Estadual de Meio Ambiente)
	
	CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente).
	 
	SISNAMA (Sistema Nacional de Meio Ambiente).
	
	ICMBio Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
	
	IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308333476)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O exercício do poder que autoriza a autoridade publica para proceder com a fiscalização, com o embargo e outras medidas que obstem ou que paralisem a degradação ambiental, assim como concede poder ao órgão de licenciamento ambiental para analisar os riscos ambientais envolvidos e conceder aprovação ou não à atividade pretendida pelo empreendedor, denomina-se:
		
	
	Poder de execução.
	
	Poder de legislar.
	 
	Poder de polícia
	
	Poder de arrecadação.
	
	Poder de julgamento.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308224372)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São Unidades de Conservação de Uso Sustentável, todas as alternativas, exceto:
		
	
	Reservas extrativistas.
	
	Reservas de desenvolvimento sustentável.
	
	Reservas Particulares do patrimônio Natural.
	
	Áreas de proteção ambiental.
	 
	Monumentos Naturais.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308779954)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O ar, o solo e a água são recursos naturais indispensáveis à vida. No entanto, as alterações causadas ao meio ambiente, decorrentes da ação humana ao liberar toda e qualquer forma de matéria ou energia, em desacordo com as normas ambientais, causam poluição e degradam o meio ambiente, colocando em risco a saúde, a segurança e o bem-estar comum. Em algumas situações, a poluição é de tal forma devastadora que os danos tornam-se irreparáveis. O conceito de poluição é previsto:
		
	
	Na Lei 9.795/99, Política Nacional de Educação Ambiental - PNEA.
	
	Na Política Nacional sobre Mudanças do Clima- PNMC, Lei 12.187/2009.
	 
	Na Lei 6.938/81, que instituiu a Política Nacional de Meio Ambiente - PNMA.
	
	Na Lei 9.433/97, Política Nacional de Recursos Hídricos - PNRH.
	
	No Estatuto da Cidade, que estabelece diretrizes gerais sobre a Política Urbana, Lei 10.257/2001.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308730286)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O dano ao meio ambiente apresenta certas especificidades em relação aos demais danos que não são considerados ambientais. São especificidades do dano ambiental:
		
	
	As lesões ambiental são reversíveis, podendo ter seus efeitos expandidos para além da delimitação territorial de um Município. A limitação de sua extensão e a quantificação do quantum reparatório é uma fácil face ao seu caráter difuso.
	
	Não há que se falar em lesão ambiental pois o dano ambiental quando é causado pode ser sempre reparado.
	 
	As lesões ambiental são, via de regra, irreversíveis, podendo ter seus efeitos expandidos para além da delimitação territorial de um Estado. A limitação de sua extensão e a quantificação do quantum reparatório é uma tarefa complexa e difícil, justamente em função do caráter difuso, transfronteiriço e irreversível dos danos ambientais.
	
	As lesões ambiental são sempre irreversíveis, podendo ter seus efeitos expandidos para além da delimitação territorial de um Estado. A limitação de sua extensão pode sempre ser feita pois é fácil de quantificar e qualificar.
	
	As lesões ambiental são sempre reversíveis, porém a limitação de sua extensão é uma tarefa difícil justamente em função do caráter difuso, transfronteiriço e irreversível dos danos ambientais.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308796010)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Cuidando-se da Lei nº 9.605/98 que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente é correto afirmar que:
		
	 
	No caso de guarda doméstica de espécie silvestre não considerada ameaçada de extinção, pode o juiz, considerando as circunstâncias,deixar de aplicar a pena.
	
	Não constitui crime a destruição de ninho, abrigo ou criadouro natural.
	 
	Não são espécimes da fauna silvestre as espécies migratórias e outras aquáticas ou terrestres, que apenas permaneçam parte de seu ciclo de vida dentro dos limites do território brasileiro, ou águas jurisdicionais brasileiras.
	
	Não constitui crime, perseguir, apanhar e utilizar espécime da fauna silvestre nativo, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, desde que o espécime não seja morto.
	
	Não constitui crime adquirir e guardar ovos da fauna silvestre nativa.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308786258)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Diante de atividade lesiva ao meio ambiente, como fazer para suscitar a iniciativa do Ministério Público objetivando seja desencadeado o Inquérito Civil Público ou proposta Ação Civil Pública em matéria Ambiental?
		
	
	A iniciativa do Ministério Público sobre fatos que constituam objeto da Ação Civil Pública depende exclusivamente de requisição do Poder Judiciário, mediante ofício que deverá conter os elementos de convicção.
	
	Todas as autoridades públicas podem provocar a iniciativa do Ministério Público, ministrando-lhe informações sobre fatos que constituam objeto da Ação Civil Pública e indicando-lhe os elementos de convicção. As demais pessoas não podem suscitar a iniciativa diretamente, mas podem apresentar denúncia anônima.
	
	A iniciativa do Ministério Público sobre fatos que constituam objeto da Ação Civil Pública depende exclusivamente de requisição por qualquer autoridade do Poder Executivo, mediante ofício que deverá conter os elementos de convicção.
	 
	Qualquer pessoa pode e o servidor público deve provocar a iniciativa do Ministério Público, ministrando-lhe informações sobre fatos que constituam objeto da Ação Civil Pública e indicando-lhe os elementos de convicção.
	
	A iniciativa do Ministério Público sobre fatos que constituam objeto da Ação Civil Pública depende exclusivamente da conclusão de procedimento criminal prévio em que o réu tenha sido condenado com trânsito em julgado, de onde serão extraídos os elementos de convicção que servirão para produção de provas no processo civil.

Continue navegando