Buscar

AV2 avaliação com questões abertas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0283_AV2_201407140191 » FUNDAMENT0S SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201407140191 - MARIO FRANCISCO MARIANO
	Professor:
	JULIO CESAR ADIALA
	Turma: 9004/AD
	Nota da Prova: 10,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 27/05/2017 14:05:52
	
	 1a Questão (Ref.: 201407271741)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Discuta a afirmação a seguir, indicando e justificando sua veracidade ou falsidade:
"São principalmente as idéias eruditas de um povo o que constitui sua cultura."
		
	
Resposta: A cultura é formada pela junção das diferenças, do senso comum à erudição de um povo. É a constituição de suas vivências, do saber, do sofrimento, do aprendizado, de suas lutas, de vitórias e derrotas. Não é apenas de um aspecto que se forma a cultura de um povo mas, da união de vários aspectos e no reconhecimento de que cada um destes possui uma parte de igual valor ao conjunto de saberes que se constitui a cultura.
	
Gabarito: A afirmação é falsa. Erudição significa conhecimento adquido através de leituras e estudos sofisticados. Quando falamos de cultura de um povo, levamos em consideração todas as suas produções, eruditas ou não. A cultura abrange todas as crenças, valores, artes, moral, produções materiais e imateriais, isto é, é "um conjunto de significados partilhados por um grupo".
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407275555)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Defina globalização e apresente duas de suas consequências.
		
	
Resposta: Termo de difícil definição tamanho é sua abrangência. Mas parte do principio de diminuição das distâncias entre povos do mundo inteiro a partir das grandes navegações do século XVI onde novos mercados consumidores e fornecedores foram abertos ao comércio europeu. Depois, devido a Revolução Industrial e ao desenvolvimento tecnológico as distâncias entre os povos foram ainda mais encurtadas. As ferrovias, o telégrafo, o telefone e outras inovações tecnológicas aproximaram ainda mais os povos e criaram novas rotas comerciais para o capitalismo. Ao mesmo tempo que abastecem os que podem pagar por estas inovações a mundialização que é a globalização criou abismos entre os que podem pagar e os que não podem deixando ainda mais evidente a pobreza em que populações inteiras ainda se encontram.
	
Gabarito: Proposta sugestiva de resposta: Não há consenso entre os estudiosos da globalização quanto à definição do seu conceito. Este é extremamente complexo, pois envolve não apenas o aspecto econômico, mas também questões políticas, sociais e culturais. Alguns afirmam, que tal processo teve inicio com a expansão colonial no século XVI e ganhou maior contorno com a Revolução Industrial no século XVIII. Novos mercados foram criados e há uma internacionalização da economia, impulsionada pelas novas tecnologias aplicadas à indústria e pela expansão do comércio. As distâncias geográficas são diminuídas através do uso das ferrovias, do telegrafo, enfim, do desenvolvimento tecnológico aliado a mundialização da economia capitalista. A busca de novos mercados consumidores e também fornecedores de matérias-primas trouxe a percepção de que o mercado atravessava as fronteiras dos Estados Nacionais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407275482)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Antropologicamente podemos definir cultura como:
		
	 
	Manifestação tipicamente humana marcada pela multiplicidade de expressões;
	
	Aspecto que aproxima humanos de sua ancestralidade biológica;
	
	Aspecto homogeneizante das expressões de povos diferentes;
	
	Função de base eminentemente orgânica;
	
	Museus e outras formas de retenção de memória dos grupos dominantes.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407298638)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em 1978, a declaração final da Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde reafirma a definição de saúde elaborada pela OMS e reafirma ser a saúde um direito humano fundamental. Essa declaração ficou conhecida como:
		
	
	Declaração de Brasília
	
	Declaração de Ottawa
	
	Declaração de Pequim
	 
	Declaração de Alma-Ata
	
	Declaração de Washington
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407871376)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em que ano o Estado passou a ter mais responsabilidades com a formulação de políticas públicas que atendessem aos mínimos sociais, momento em que a Assistência Social ganhou status de Política Pública, ou seja, "Dever do Estado e Direito da População"?
		
	
	1945
	
	1986
	 
	1988
	
	1993
	
	1930
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407895202)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ainda que a globalização possibilite, pelo compartilhamento de tecnologias e informações, o desenvolvimento de ações em saúde em nível transnacional ou mundial também abre espaço para a disseminação de doenças antes restritas a locais específicos. Um exemplo disso é o aparecimento de doenças transmissíveis, novas ou reemergentes. Um fator associado à globalização que contribui para isso é:
		
	 
	A facilidade dos deslocamentos de pessoas e mercadorias através de viagens internacionais, o que também facilita o trânsito de agentes infecciosos.
	
	A falta de sistemas de saúde de tipo universalizante, como o SUS, em todos os países do mundo.
	
	A mutação das espécies animais, que estão transmitindo genes mutantes aos seres humanos.
	
	A falta de fé e amor, que torna as pessoas mais individualistas e menos solidárias com as populações que vivem epidemias como a do vírus da gripe aviária e da dengue, das febres Marburg e Ebola na África, do vírus da AIDS etc.
	
	A disseminação da cultura do fast-food, que torna as pessoas menos imunes a ação de agentes infecciosos, como microrganismos presentes em alimentos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407273754)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Não faz muito tempo, houve no Rio de Janeiro, um congresso internacional de turismo e seus planejadores sentiram que os visitantes não poderiam converter em espetáculo os setores excluídos da vida tecno-civilizada da cidade. Convocaram-se as empresas de tabuletas (out-doors como manda o figurino) para tapar o que não se podia mostrar: os pardieiros, o lixo, as favelas. Ficou evidente que, além de apregoar salsichas e alpargatas, os tapumes coloridos tinham a importante função social de modernizar a paisagem, de reajustar uma imagem da terra às exigências estéticas das retinas. Veja-se bem: não se cogitou nem uma vez sequer de restruturação do espaço social, mas das atitudes prováveis diante desse espaço. É exatamente isto o que chamamos de tele-visão do mundo." ( Muniz Sodré)
Com base no texto acima e nas aulas, assinale a única alternativa que explica o texto acima:
		
	 
	O texto faz uma crítica severa à forma como o espaço urbano é organizado, gerando a desigualdade social.
	
	O texto faz uma crítica severa à formação do povo brasileiro que em tudo dá um jeitinho, revelando uma completa falta de cultura.
	
	O texto faz uma crítica severa ao consumismo, mostrando que o encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
	
	O texto revela a preocupação dos governantes com a questão do meio ambiente, cuja degradação deve-se à falta de consciência da população mais pobre.
	
	O texto faz uma crítica severa à industria do lazer , que cada vez mais deve primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria de cada país.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407859096)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A busca pela conquista do corpo belo e saudável está presente em várias sociedades. O que varia são as estratégias e os parâmetros para definir saúde e beleza ao longo do tempo e conforme as realidades sociais. Podemos dizer que...
		
	 
	a busca exagerada pelo físico perfeito é radicalizada pelo contextosocial e cultural.
	
	a questão da imagem corporal é de natureza meramente psicológica.
	
	os usos físicos do corpo independem do conjunto de sistemas simbólicos.
	
	o corpo e a saúde não estão submetidos a nenhuma realidade física e social
	
	as expectativas do indivíduo recaem sobre o grupo.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407423595)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como nos informa Helman (2003), é comum entre os Massa do norte da República dos Camarões, as "sessões de engorde" masculino, vistas como positivas. Assim, "nem a gordura nem a obesidade são malvistas, nem consideradas como 'fatores que contribuem para distúrbios psicológicos ou passaportes para a morte'. Em comparação, pessoas magras são vistas como fracas e cansadas, e a forma de seu corpo é tida com feia e ridícula" (HELMAN, 2003, p. 26).
As considerações de Helman sobre os Massa nos permite concluir que:
		
	
	O grupo citado por Helman necessita urgentemente de intervenção na área de prevenção e promoção de saúde, ou irá desaparecer em breve.
	 
	A forma dos corpos é frequentemente alterada para se conformar aos padrões culturalmente prescritos.
	
	A obesidade é um sinal universal de desajustamento fisiológico e psicológico.
	
	As crenças e valores sociais não deveriam prevalecer sobre os critérios objetivos e científicos de saúde.
	
	A alteração dos corpos desconsidera critérios básicos de saúde e segurança.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407859144)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"O indivíduo que se sente em pecado perde o controle sobre sua vida e sobre suas escolhas, podendo, no limite, entregar-se à morte, tal é a força das regras morais, elaboradas socialmente". Lançamos mão do repertório sociocultural para entender o porquê do fenômeno, visto que o conceito de saúde estar atrelado
		
	
	à conseqüência de acesso a bens de consumo e lazer.
	
	às várias expressões de felicidade e prazer constantes que frustradas desencadeiam o quadro.
	 
	ao resultado de uma produção social expressa pela qualidade de vida individual ou coletiva.
	
	ao auto-financiamento e a responsabilidade individual de cada um.
	
	às condições de existência das pessoas no seu aspecto individual.

Outros materiais