Buscar

Teorias_Sociologicas_-_Aula_de_apresentacao_da_disciplina_-_2013

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Universidade Católica de Pelotas
Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Sociais
Disciplina:
Teorias Sociológicas
Código: 200024
Professor: Luiz Antônio Bogo Chies
*
Sociologia: noção básica
Sociologia (do latim socius = companheiro + do grego logia = estudo, tratado) é o ramo da ciência que estuda as relações que se estabelecem entre pessoas que vivem num grupo social ou numa comunidade, e também as relações que se estabelecem entre os diferentes grupos sociais que convivem no âmbito de uma sociedade mais ampla.
O termo Sociologia foi criado pelo filósofo francês Augusto Comte (1798 – 1857), que a empregou em sua obra “Curso de Filosofia Positiva”. Este termo substituiu o que ele havia utilizado anteriormente: “Física Social”.
*
Sociologia Geral e
Sociologia especial ou específicas
O termo “Sociologia Geral” refere-se à ciência da Sociologia em seu sentido amplo, abarcando noções, conceitos, categorias fundamentais, bem como o estudo, a análise e a interpretação das instituições e dinâmicas sociais em suas “realidades” (ainda que por vezes existam divergências entre teóricos e pesquisadores quanto ao conhecimento produzido)
Quando os estudos sociológicos recaem sobre áreas/campos da vida social específicos, denominam-se de “ramos da Sociologia Específica, ou Especial”.
A listagem abaixo é apenas exemplificativa de alguns desses ramos:
Sociologia da Arte;
Sociologia do Conhecimento;
Sociologia Econômica;
Sociologia da Educação;
Sociologia Jurídica;
Sociologia Política;
Sociologia da Religião;
Sociologia da Saúde;
Sociologia do Trabalho;
Sociologia Urbana;
*
Teoria(s)...
Segundo Robert K. Merton, nas ciências sociais, a palavra teoria tem sido empregada de forma bastante diversa, incluindo quase tudo, desde as menores hipóteses de trabalho, as amplas mas vagas e desordenadas especulações, até os sistemas axiomáticos de pensamento, daí o cuidado que se deve ter no uso da palavra, posto que frequentemente, obscurece a compreensão ao invés de suscitá-la.
Obs.: Axioma: evidente, manifesto; inquestionável, incontestável.
Sistema axiomático, forma acabada de uma teoria construída a partir de termos primeiros e de proposições primeiras (axiomas), desenvolvida por meio de regras de definição e de demonstração e caracterizada pela simbolização e formalização. 
*
Logo, Teorias Sociológicas são...
sistemas de pensamento (esquemas/arcabouços conceituais e de categorias construídos a partir de termos primeiros e de proposições, desenvolvidos por meio de regras de definição e de demonstração e caracterizados pela simbolização e formalização) que objetivam viabilizar o conhecimento, análise e interpretação das relações, processos e dinâmicas que se que se estabelecem entre pessoas que vivem num grupo social ou numa comunidade, bem como que se estabelecem entre os diferentes grupos sociais que convivem no âmbito de uma sociedade mais ampla.
*
Por que estudar sociologia e teorias sociológicas?
Pensar sociologicamente é dar sentido à condição humana por meio de uma análise das numerosas teias de interdependência humana – aquelas mais árduas realidades a que nos referimos para explicar nossos motivos e os efeitos de suas ativações[...]
Pensar sociologicamente pode nos tornar mais sensíveis e tolerantes em relação à diversidade, daí decorrendo sentidos afiados e olhos abertos para novos horizontes além das experiências imediatas, a fim de que possamos explorar condições humanas até então relativamente invisíveis. Tendo compreendido melhor o modo como surgiram os aspectos aparentemente naturais, inevitáveis, imutáveis e permanentes de nossas vidas – mediante exercício de poder e meios humanos –, nos parecerá muito mais difícil aceitar que eles sejam imunes e impenetráveis a ações subsequentes – incluindo aí as nossas próprias ações.
O pensamento sociológico, como um poder antifixação, é, dessa maneira, um poder em seu próprio direito. [...] A arte de pensar sociologiacamente consiste em ampliar o alcance e a efetividade da liberdade. (Zygmunt Bauman)
*
As teorias auxiliam a estruturar o pensamento sobre a realidade, dão-lhe significado, dão sentido aos dados coletados em uma pesquisa;
Até recentemente, as teorias se localizavam em tradições científicas cujos pressupostos quanto à constituição da sociedade (o que é sociedade, como se dá a articulação entre indivíduo e sociedade, como se relacionam sujeito e objeto do conhecimento em ciências sociais) se expressavam de um modo bastante definido através de abordagens que enfatizavam os níveis macrossocietário – em que se assume que a sociedade afeta os indivíduos, embora reconhecendo que estes possuem a capacidade de alterar, em parte, os padrões comportamentais – e microssocietário, em que o enfoque se coloca no plano da subjetividade, do modo como os indivíduos interpretam e criam seu mundo social.
*
Contemporaneamente a(s) Teoria(s) Sociológica(s) abrange(m) uma ampla gama de narrativas.
Se forem consideradas a sociologia clássica e sua diferenciação inicial, para fins didáticos demarcada em um período que se estende de 1830 a 1968, estar-se-á diante de uma série diversificada de narrativas que se desdobram a partir da bifurcação entre abordagens micro versus macro acerca das relações entre indivíduo e sociedade.
*
*
A partir de 1968, a ideia de uma “explosão” de narrativas expressa a contínua produção de abordagens em teoria sociológica, de cujas principais manifestações o Diagrama a seguir se propõe a apresentar.
*
*
Ementa da disciplina...
Sociologia e Conhecimento; Sociologia: construção histórica; ciência da crise; desafios na contemporaneidade; Noções fundamentais em Sociologia; Teorias Sociológicas Clássicas (Marx / Durkheim / Weber).
*
Nossa proposta para a disciplina é...
Unidade 1 – Sociologia e Conhecimento
Unidade 2 – Sociologia: construção histórica; ciência da crise; desafios na contemporaneidade.
Unidade 3 – Noções fundamentais em Sociologia.
Unidade 4 – Teorias Sociológicas Clássicas (Marx; Durkheim; Weber)
*
Unidade 1 – Sociologia e Conhecimento
Detalhamento:
Sociologia e Teorias Sociológicas: noções primeiras (é, também, o que se está vendo hoje);
Conhecimento, ciência, senso comum, conhecimento disciplinar, inter e transdisciplinar;
Dogma e enigma; engajamento e distanciamento: uma proposta de postura cognitiva. 
*
Unidade 2 – Sociologia: construção histórica; ciência da crise; desafios na contemporaneidade.
Detalhamento:
Sociologia: a ciência da crise (origens);
Pré-modernidade – Modernidade – Pós-modernidade: Transições na sociedade;
Visões da Ordem (Zygmunt Bauman e a Metáfora da ordem como jardim).
O Paradigma Modernista (Premissas de Jock Young).
Sociologia: a ciência da crise na Modernidade Líquida (desafios na contemporaneidade).
*
Unidade 3 – Noções fundamentais em Sociologia.
Detalhamento:
Controle Social;
Sanções Negativas e Positivas;
Mudança Social;
Conflito.
*
Unidade 4 – Teorias Sociológicas Clássicas (Marx; Durkheim; Weber)
Detalhamento;
Marx: Dialética e materialismo / Necessidades: produção e reprodução / Forças produtivas e relações sociais de produção / Estrutura e Supraestrutura / Classes sociais e estrutura social / Luta de classes / A economia capitalista / Trabalho, alienação e sociedade capitalista.
Durkheim: Noções gerais e funcionalismo / A especificidade do objeto sociológico / O método de estudo da sociologia / Coesão, solidariedade e os dois tipos de consciência / Os dois tipos de solidariedade / Os indicadores dos tipos de solidariedade / Moralidade e Anomia.
Weber: Noções gerais sobre a sociologia de Max Weber / Os tipos ideais / Ação e Ação Social / Os tipos puros de ação e ação social / Tipologia da autoridade legítima / Tendência à racionalização e Burocracia.
*
Estratégias básicas de operacionalização da disciplina
Aulas expositivas;
Disponibilização de material de apoio;
Leitura e fichamento de textos;
Trabalhos realizados em sala de aula;
Análise, interpretação e debate de documentários/filmes relacionados com os conteúdos.
*
Procedimentos de Avaliação:
trabalhos (fichas de leitura, fichas de análise de filmes e documentários, trabalhos em grupo na sala de aula, mini-pesquisas, etc.) e Participação poderão contribuir com a nota...
A cada nota do Semestre (são duas no semestre) será realizada uma prova, valendo 10 pontos
*
Frequência 
A chamada é feita... e a frequência registrada no SAPU, fiquem atentos para evitar problemas no final do semestre...
*
Livros indicados para a disciplina:
Além de outros pontualmente indicados:
SABADELL, Ana Lucia. Manual de sociologia jurídica: introdução a uma leitura externa do direito. São Paulo: Revista dos Tribunais.
SELL, Carlos Eduardo. Sociologia Clássica – Marx, Durkheim e Weber. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
QUINTANEIRO, Tania, BARBOSA, Maria Lígia de Oliveira, OLIVEIRA, Márcia Gardênia Monteiro. Um toque de clássicos. Belo Horizonte: UFMG. (este será necessário para o acompanhamento do estudo dos clássicos)
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando