Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Topografia
 
ESCALA
 
O desenho de um objeto, em geral, não pode ser executado em tamanho natural; em muitos casos o objeto é grande ou pequeno demais. A escala permite aumentar, diminuir ou manter o tamanho do objeto no desenho de acordo com a situação. A escala é uma forma de representação que mantém as proporções das medidas lineares do objeto representado. Ou seja, a escala nada mais é do que uma razão de proporção entre as medidas no desenho e as medidas reais do objeto.
Por exemplo, se uma feição é representada no desenho com 1 cm de comprimento e sabe se que seu comprimento no terreno é de 100 metros, então a escala de representação utilizada é de 1:10.000. Ao utilizar a equação anterior para o cálculo da escala deve se ter o cuidado de transformar as distâncias para a mesma unidade.
 Por exemplo:d = 5 cm 000.101cm 000.50cm 5km 5,0cm 5E ===  D = 0,5 km. As escalas podem ser de redução (1:x), ampliação (x:1) ou naturais (1:1).Uma escala é dita grande quando apresenta o denominador pequeno (por exemplo,1:100, 1:200, 1:50, etc.). 
Já uma escala pequena possui o denominador grande (1:10.000,1:500.000, etc.).O valor da escala é adimensional, ou seja, não tem dimensão (unidade). 
Escrever 1:200significa que uma unidade no desenho equivale a 200 unidades no terreno. Assim, 1 cm no desenho corresponde a 200 cm no terreno ou 1 milímetro do desenho corresponde a 200milímetros no terreno. 
Como as medidas no desenho são realizadas com uma régua, é comum estabelecer esta relação em centímetros. Ex.: 1 cm no desenho = 200 cm no terreno.É comum medir se uma área em um desenho e calcular-se sua correspondente no terreno. Isto pode ser feito da seguinte forma: imagina-se um desenho na escala 1:50.Utilizando esta escala faz-se um desenho de um quadrado de 2 x 2 unidades (u), não interessa qual é esta unidade. 
A figura seguinte apresenta este desenho

Mais conteúdos dessa disciplina