Buscar

AV 2017 PCP INTEGRADO À LOGÍSTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0362_AV_201501194984 » PCP INTEGRADO À LOGÍSTICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201501194984 - ANDRE DE OLIVEIRA VASQUES
	Professor:
	RICARDO GAZ
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,2    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 08/06/2017 09:10:40
	
	 1a Questão (Ref.: 201501460683)
	Pontos: 0,4  / 1,0
	Clemente Nóbrega, físico e autor de A Ciência da Gestão, afirma que a habilidade mais central de um gestor é a mesma do médico, do engenheiro ou do físico: "é o domínio de critérios que permitam identificar o que é relevante em cada circunstância e discernir quando faz sentido usar certo "remédio" e quando não faz". Quando se trata de negócio, o que interessa de fato é: esse método ou essa teoria pode ser aplicada? É importante levar em consideração, no processo de decisão, os fatores críticos de sucesso do negócio. Fatores críticos de sucesso, do inglês Critical Success Factors (CSF), são os fatores que definem o sucesso ou o fracasso de uma empresa. São pontos sobre os quais a organização deve redobrar a atenção, em que ela não pode falhar. No planejamento o controle da produção (PCP) podemos citar como fatores críticos de sucesso: a capacidade de planejar; a capacidade de medir o desempenho; a capacidade de identificar desvios; e a capacidade de adotar correções. Comente sobre o fator crítico planejamento do PCP e quando ele estará concluído.
		
	
Resposta: O PCP é que vai planejar de produção, como se fosse uma orquestra( no caso PCP, os instrumentos serão as máquinas que compoem a linha de produção, onde cada processo e caminhado ao seguinte gerando o resultado final que é o produto pronto para atender o cliente final.
	
Gabarito: O planejamento realizado por este ambiente estará concluído quando forem respondidas as seguintes indagações: - O que produzir? - Determinação do produto a ser feito. - Quanto produzir? - Quantificação da produção. - Com que produzir? - Definição do material a ser usado. - Como produzir? - Determinação do processo (modo de fazer). - Onde produzir? - Especificação dos equipamentos. - Com quem produzir? - Quantificação da mão-de-obra. - Quando produzir? - Estipulação do prazo de execução.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501273229)
	Pontos: 0,8  / 1,0
	O sistema MRP (Material Requirements Planning) é o módulo informatizado para o processo de planejamento das necessidades de materiais. Qual o objetivo do sistema MRP?
		
	
Resposta: É um programa que permite a formação de produção de itens precisos e com isso vãos ajudar o setor de compra a realizar compras precisas com leade time com fornecedores, com isso toda cadeia é favorecida, o tempo de produção ou seja as entradas e saídas são precisas, acarretando uma satisfação dos clientes internos e externos. Permite o cumprimento de prezos de entregas dos pedidos dos clientes, com a mínima formação de estoques, planejando as compras e produção de itens.
	
Gabarito: Determinar com precisão e rapidamente as prioridades das ordens de compra e fabricação.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501842459)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A necessidade de aplicação de sistemas de produção na organização do trabalho, teve seu inicio com :
		
	
	2a Guerra Mundial
	
	Queda da Bastilha
	
	1a Guerra Mundial
	
	Grandes Navegações
	 
	A Revolução Industrial
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501389826)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise as questões: 1. Planejamento da Capacidade é a atividade que tem como objetivo calcular a carga de cada centro de trabalho para cada período no futuro, visando prever se haverá capacidade para executar um determinado plano de produção para suprir uma determinada demanda de produtos e serviços. 2. O Planejamento da Capacidade fornece dados para futuros planejamentos de capacidade, identificação de gargalos, estabelecer a programação de curto prazo e estimar prazos viáveis das encomendas. 3. Sequenciamento da produção é a atividade de programação que determina o prazo das atividades a serem cumpridas. 4. Os objetivos do Sequenciamento da Produção são três: aumentar a utilização dos recursos; reduzir o estoque em processos e reduzir os atrasos no término dos trabalhos. 5. A Administração de Estoques serve para as empresas trabalharem com estoques de diferentes tipos que necessitam ser administrados, centralizados em um depósito ou distribuídos por vários pontos. Assinale a opção correta:
		
	
	Somente as questões 1, 2 e 4 estão corretas.
	
	Somente as questões 2, 3 e 5 estão corretas.
	
	Somente as questões 1, 2 e 3 estão corretas.
	
	Somente as questões 1, 4 e 5 estão corretas.
	 
	Todas as questões estão corretas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501454760)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A previsão da demanda é a base para o desenvolvimento de uma cadeia de abastecimento eficiente. Uma boa previsão permite à organização integrar os processos de produção, distribuição e gestão de estoques de forma a responder rapidamente às mudanças na demanda do mercado. Sobre este tema podemos afirmar: I- O planejamento do processo produtivo independe da forma como a demanda dos produtos vai evoluir no futuro. II- Quando se trata de previsão, mercados diferentes têm necessidades diferentes. Assim, há mercados onde são as ações da área de marketing que direcionam a previsão de demanda. Há aqueles onde o importante e a colaboração das diferentes áreas da organização para a preparação de previsões. III- Projeções de demanda bem elaboradas significam ganhos competitivos, econômicos e financeiros para a empresa e para a cadeia produtiva. É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	
	I, apenas.
	
	I e II, apenas.
	 
	II e III, apenas.
	
	III, apenas.
	 
	I, II e III.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201501454770)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Curva ABC é uma das mais usadas na logística e precisa ser bem entendida. A Curva ABC, também chamada de Classificação ABC ou Teorema de Pareto (em homenagem ao seu criador), nasceu quando Pareto percebeu que 80% da riqueza estava nas mãos de apenas 20% da população. Isto ficou conhecido como regra 80/20 e é muito utilizada em processos administrativos e na logística. Sobre a utilização da curva ABC na administração de estoques podemos afirmar: I- Os itens da classe A são aqueles de maior importância (valor, quantidade, custo) e devem representar aproximadamente 20% dos itens ou 80% do custo (ou lucro, quantidade, etc). II- Os itens da Classe B são de importância intermediária e representam em torno de 30% dos itens. III- Os outros 50% são itens da Classe C. É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	 
	I, II e III.
	
	III, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	I, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201501272600)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Muitas empresas apresentam estoques equivalentes a 2 ou 3 meses de venda e, pior do que isso, 20% a 30% dele composto por itens obsoletos e até 50% constituído de itens de baixo valor e giro, conhecido tecnicamente como slow movers (ou slow moving), este é um exemplo concreto onde se conclui definitivamente:
		
	
	A falta de importância da gestão dos estoques.
	
	A característica operacional das empresas de serviço.
	
	A forma gerencial empregada nas empresas de venda.
	 
	A importância da gestão dos estoques.
	
	A tendência de mercado que mostra a capacidade de uma empresa.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201501265139)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O MRP (Material Requirements Planning, ou cálculo das necessidades de materiais) e o MRP II (Manufcturing Resources Planning, ou planejamento de recursos de manufatura) são sistemas de administração da produção de grande porte que têm sido implementados em muitas empresas, desde os anos 70, os principais objetivos do cálculo das necessidades são:
		
	 
	Permitir o cumprimentode prazos de entregas dos pedidos dos clientes, com a mínima formação de estoques, planejando as compras e a produção de itens.
	
	Permitir o cumprimento de prazos de entregas dos pedidos dos clientes, com a máxima formação de estoques, planejando as compras e a produção de itens.
	
	Permitir o cumprimento de prazos de entregas dos pedidos dos clientes, sem formação de estoques, planejando as compras e a produção de itens.
	
	Permitir o cumprimento de prazos de entregas dos pedidos dos clientes, sem mínima formação de estoques, planejando apenas as compras.
	
	Permitir o cumprimento de prazos de entregas dos pedidos dos clientes, com a mínima formação de estoques, planejando apenas a produção de itens.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201501262798)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Tem como uma das atividades o gerenciamento dos pedidos, verificando a capacidade, possibilitando saber se há disponibilidade ou não de cumprimento da Meta estabelicidade por vendas futuras, refere-se:
		
	
	O TMS (Transportation Management System)
	
	Nenhuma das alternativas
	
	O WMS (Warehouse Management System)
	
	O S&OP (Sales & Operations Planning)
	 
	O PLANEJAMENTO MESTRE DE PRODUÇÃO ¿ MPS (Master Production Schedule)
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201501385634)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Pode-se considerar a capacidade da produção como sendo ajustável. Segundo Slack (1999), a capacidade da produção pode ser modificada através da utilização dos seguintes métodos, EXCETO: 
		
	
	Usar o pessoal em tempo parcial.
	
	Gerenciar a demanda.
	
	Utilização de horas extras.
	 
	Não utilizar subcontratação.
	
	Variar o tamanho das forças de trabalho.

Outros materiais