Buscar

AV2 SOCIOLOGIA JURIDICA E JUDICIARIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCJ0108_AV2_201409006174 » SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201409006174 - LUCIANO BORGES MORAIS
	Professor:
	JOAQUIM CERQUEIRA NETO
	Turma: 9005/AE
	Nota da Prova: 7,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 06/06/2017 15:45:44
	
	 1a Questão (Ref.: 201409033153)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qual é a razão das garantias constitucionais dos Magistrados? Quais garantias são adotadas na ordem jurídica brasileira?
		
	
Resposta: a indepemdencia do judociario nas questoes das garatias da magiztr\aturas de natureza juridica , fazendo parte da relação juiz como estado .
	
Gabarito: A razão de tais garantias é a garantia da imparcialidade, da autonomia do magistrado, da segurança jurídica, evitar quaisquer tipos de pressão, e subornos. São estas a vitaliciedade, a inamovibilidade e a irredutibilidade de subsídios Vitaliciedade: O juiz, em princípio, não pode perder o cargo a não ser por decisão judicial. Isto quer dizer que em hipótese alguma o chefe do Executivo Federal, ou Estadual, pode demitir um magistrado, muito embora possa fazer isso em relação a qualquer funcionário público, ainda que estável, desde que, neste último caso, a demissão seja precedida de inquérito administrativo para apurar falta grave. Tratando-se de juiz, somente o Tribunal a que o mesmo estiver vinculado, ainda assim por decisão de dois terços dos membros, poderá decretar a perda do cargo. A razão da vitaliciedade é dar ao magistrado a segurança e tranqüilidade necessária para que possa julgar sem sofrer qualquer pressão quanto ao seu cargo. Seguro está o juiz de que, por julgar com imparcialidade e honestidade, seja a sua decisão contra quem for, jamais virá a perder o cargo. Ninguém poderá ameaçá-lo por ser correto e fiel no exercício da sua função. Inamovibilidade: O Juiz não pode ser removido compulsoriamente de sua sede de atividade, salvo por motivo de interesse público e pelo voto da maioria absoluta dos membros do seu Tribunal. Significa dizer que o magistrado, diferentemente de qualquer outro funcionário público, não pode ser transferido do lugar onde exerce as suas funções. Nem mesmo é obrigado a aceitar uma promoção que implique em sua transferência. A remoção do juiz, salvo na hipótese de interesse público, só pode ocorrer com o seu assentimento expressamente manifestado. Irredutibilidade de Vencimentos: os vencimentos dos magistrados não podem ser reduzidos, muito embora estejam sujeitos aos impostos gerais e extraordinários. A partir da Constituição de 1988 os vencimentos do funcionalismo em geral passaram também a ser irredutíveis. Com relação aos magistrados, a irredutibilidade tem por objetivo não sujeitá-los a qualquer tipo de pressão econômica, uma das formas mais eficazes de tirar a segurança e independência de quem quer que seja.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409026775)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Fica terminantemente proibida a ocorrência de enchentes nos bairros da cidade, provocadas em razão de chuvas fortes, chuvas de granizo, tempestades com raios, vendavais e cheias do rio Paraíba do Sul e seus afluentes no município (Prefeito de Aparecida-SP, em projeto enviado à Câmara dos Vereadores). Este projeto atende aos requisitos de eficácia da norma? Supondo-se que se transforme em lei, que tipo de efeitos produziria?
		
	
Resposta: eficaçia de sanssao imaginaria , de lei ineficaz
	
Gabarito: Não. Estão ausentes fatores que contribuem para a eficácia da norma: participação dos cidadãos no seu processo de elaboração e aplicação, conhecimento efetivo da norma por parte de seus destinatários, conseqüências jurídicas adaptadas à situação e socialmente aceitas, expectativa de conseqüências negativas, contemporaneidade da norma com a sociedade. Para ser eficaz, a norma deve atingir seus objetivos sociais. No caso em tela, o comando da norma incide sobre fenômenos da natureza, que são imponderáveis. Não se efetivando o comando, teremos mais uma legislação desprovida de eficácia, produzindo efeito negativo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409026734)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Acusados de torturar jornalistas são condenados. Acusados de sequestrar e torturar um jornalista e um fotógrafo do jornal O Dia, o ex-policial civil Odinei Fernandes da Silva, conhecido como "Zero Um", e Davi Liberato de Araújo, ou "Zero Dois", foram condenados a 31 anos de prisão. A decisão é do juiz Alexandre Abrahão, da 1ª Vara Criminal de Bangu, no Rio de Janeiro, que condenou os dois pelos crimes de tortura, quadrilha armada e roubo. De acordo com a denúncia, em maio de 2008, os dois sequestraram a equipe do jornal na favela do Batan, no oeste do Rio de Janeiro. O jornalista e o fotógrafo faziam uma reportagem sobre o suposto envolvimento de policiais e antigos agentes em uma milícia na comunidade. A denúncia relata que os três ficaram durante sete horas nas mãos dos milicianos, que procuravam obter informações sobre a apuração da equipe de reportagem na favela. (www.conjur.com.br, em 19.08.09) Em relação à atuação das milícias e do juiz Alexandre Abrahão, verificam-se os seguintes critérios de composição de conflitos, respectivamente:
		
	
	arbitral e conciliação
	 
	autoritário e judicial
	
	arbitral e mediação
	
	voluntário puro e voluntário misto
	
	autoritário e arbitral
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409028438)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação à Escola Monista podemos afirmar que:
		
	
	a Escola Monista, na realidade, defende o duplo grau de jurisdição, permitindo que diferentes juízes se manifestem em um mesmo processo.
	
	a Escola Monista defende que, além do grupo político, a sociedade, através dos costumes, também pode criar normas jurídicas;
	
	não há distinção doutrinária entre monismo e pluralismo, haja vista que ambas as escolas defendem a tese de que qualquer grupo político estaria apto a criar normas de direito;
	
	a teoria de Kelsen mais se aproxima da doutrina defendida pela Escola Pluralista;
	 
	a Teoria Pura de Kelsen mais se identifica com o monismo jurídico;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409057549)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nota oficial. OAB/RJ apoia decisão do CNJ de estender horário de atendimento nos tribunais. A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio de Janeiro, vem a público manifestar seu integral apoio à recente decisão do Conselho Nacional de Justiça para que os tribunais e varas atendam ao público no horário das 9h às 18h. Tal medida beneficiará os advogados, mas, principalmente, beneficiará toda a população brasileira, contribuindo para a superação de uma das grandes mazelas do Judiciário: a morosidade. (Wadih Damous Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio de Janeiro, Rio, 1º de abril de 2011. site da OAB/RJ - www.oab-rj.org.br) O texto acima demonstra o apoio da OAB em relação à decisão do CNJ, que tem como função, dentre outras, fiscalizar as irregularidades do Judiciário e é o mais novo membro do:
		
	
	Supremo Tribunal Federal;
	
	Poder Legislativo
	
	Congresso Nacional
	
	Poder Executivo
	 
	Poder Judiciário
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201409027498)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando todos os pais que não levam seus filhos de 0 a 7 anos e meio, presos nas chamadas 'cadeirinhas', forem efetivamente punidos, então será possível afirmar que as normas em questão são plenamente eficazes. A afirmação acima se refere à:
		
	
	eficácia da sanção ou deficitária
	 
	eficácia de sanção ou secundária
	
	eficácia de preceito ou imáginária
	
	eficácia de preceito ou primária
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201409037061)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos exemplos mais consagrados de "lei que pegou" é o Código de Defesa do Consumidor. A lei "pega" quando vem de baixo para cima. Além do momento histórico correto, havia uma base real: as queixas mais comunsdos consumidores para criar as leis que os protegessem. Essa base factual deu sustentação ao código. Outro ingrediente para a lei pegar é o capital social, ou seja, a sociedade organizada, mobilizada, que cobra seus direitos e é proativa. Assim:
		
	
	A lei pega, ou seja, é eficaz se antecipar uma realidade social que não existe.
	
	A lei é eficaz quando é imposta pelas relações de força dominantes.
	
	A lei é ineficaz, ou seja, a lei não pega se estiver adequada às necessidades do grupo.
	
	A lei é ineficaz se estiver vigendo.
	 
	A eficácia da lei está vinculada ao cidadão ativo que cobra, propõe e fiscaliza.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201409037058)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Depois de banir traficantes, demarcar territórios e vender 'proteção' em várias comunidades, as milícias formadas principalmente por policiais passaram a atuar também na cobrança de percentuais em venda de imóveis, na imposição de taxas a feirantes, na agiotagem e na exploração clandestina de centrais de TV a cabo. Diante do exposto, podemos afirmar que:
		
	
	As normas impostas pelos milicianos não são socialmente válidas pela ausência da imperatividade, universalidade e coercitividade.
	 
	A sensação da população brasileira perante o impasse entre poder público e ¿poder paralelo¿ é de impunidade, insegurança jurídica e estímulo à ilicitude.
	
	Não se vislumbra efeito negativo de omissão da autoridades responsáveis pela aplicação da lei, já que os policiais expulsam traficantes e atuam nas comunidades.
	
	As comunidades citadas não sofrem a coercitividade do ¿poder paralelo¿.
	
	O Estado está presente em todos os grupos sociais coibindo a prática de ilícitos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201409037086)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em entrevista à Revista Veja de 7/07/2010, o presidente do STF relatou: "Há um volume desnecessário de trabalho no Judiciário, provocado sobretudo pelas grandes empresas, especialmente nos casos em que elas são processadas por seus clientes. Mesmo quando não tem razão, elas apresentam inúmeros recursos para adiar a definição dos processos". Assinale a alternativa correta. Com base no noticiado, podemos afirmar que:
		
	
	na realidade, a quantidade de recursos do nosso sistema jurídico é benéfica porque está prevista em lei.
	
	o maior problema da justiça brasileira é a lentidão, mas este problema não atinge, no Brasil, os Tribunais Superiores;
	 
	a universalização do acesso ao Judiciário, garantido pela CF 88, é acompanhada da efetiva prestação jurisdicional, haja vista que a justiça tarda mas não falha;
	
	o acúmulo de trabalho no Judiciário, decorrente das ações envolvendo grandes empresas, deve-se notadamente à preocupação dos empresários em obter decisões mais justas para os seus clientes;
	 
	a universalização do acesso ao Judiciário, garantido pela CF 88, nem sempre é acompanhada da efetiva prestação jurisdicional, haja vista o caráter recorrista da Justiça brasileira;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201409083877)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O reconhecimento da união de parceiros do mesmo sexo pelo Supremo Tribunal Federal (STF) foi contestado por alguns parlamentares na semana passada, em manifestação na Câmara. Os deputados alegam que os ministros do STF passaram por cima de artigo da Constituição que diz explicitamente que o casamento é uma instituição entre homem e mulher. ¿O Supremo mudou a Constituição com 10 votos. O Legislativo precisa de 308 votos para alterá-la, além de dois turnos de votação em cada Casa. É preciso haver equilíbrio e respeito entre os Poderes¿, afirmou o deputado João Campos (PSDB-GO), que é coordenador da Frente Parlamentar Evangélica. Ele informou que apresentará uma proposta de decreto legislativo que garanta ao Congresso o direito de sustar a decisão do Supremo. ( in www.camara.gov.br/internet/jornalcamara) A partir da leitura do texto, identifique os principais fatores de transformação do Direito presentes nessa dinâmica.
		
	
	político e cultural
	
	religioso e cultural
	
	político e econômico
	
	cultural e econômico
	 
	político e religioso

Outros materiais